Núcleo Regional de Educação de Cascavel
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NRE Cascavel
07/10/2016
Tema Olimpismo explorado em Festival de Dança do CEEP
Das atividades vinculadas ao Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI, desenvolvidas pelo Centro de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto – CEEP de Cascavel, destacou-se o Festival de Dança, realizado entre julho e setembro de 2016.
A partir da temática Olimpismo, diversas atividades foram desenvolvidas durante as aulas de Educação Física em todas as turmas do Ensino Integrado – matutino e vespertino, contando com a colaboração da equipe pedagógica, equipe diretiva e demais professores.
Os conteúdos foram aplicados em todas as turmas e cursos do Ensino Integrado: Técnico em Edificações, Técnico em Administração, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletromecânica, num total de 44 turmas, envolvendo aproximadamente 1.363 alunos.
Para as práticas foram escolhidas dinâmicas de oficina de dança criativa para todas as turmas, no auditório da escola, explorando noções de ritmo, fluência e criatividade em composições coreográficas, visando fomentar o envolvimento dos alunos para o desenvolvimento de conhecimentos científicos, artísticos e sociais, fortalecendo a percepção e análise crítica acerca de suas ações no meio em que vivem. Nesse contexto, foram trabalhados valores olímpicos de amizade, respeito e excelência, com apoio em materiais, como: Cartilha do Movimento Olímpico, Cartilha do Movimento Paralímpico e Carta Olímpica.
“Os trabalhos realizados acerca do tema Olimpismo, especificamente dos valores olímpicos, vieram ao encontro dos conteúdos de ética trabalhados com os segundos anos em filosofia. Esse elemento interdisciplinar colabora para a compreensão e fixação dos conteúdos que, aparentemente, são tão diferentes entre si. Este é só um exemplo desta parceria. Poderíamos ressaltar ainda o trabalho colaborativo, as discussões, o planejamento, a reflexão sobre os “porquês” de determinadas ações, o exercício do diálogo e da cooperação. Essas atividades trazem à prática muito do que a teoria olímpica e os mais altos conceitos éticos e de bem-comum têm a oferecer. São valores que cultivamos e repassamos”, comentou Marcio Prigoli Santetti, professor de Filosofia.
A partir da temática Olimpismo, diversas atividades foram desenvolvidas durante as aulas de Educação Física em todas as turmas do Ensino Integrado – matutino e vespertino, contando com a colaboração da equipe pedagógica, equipe diretiva e demais professores.
Os conteúdos foram aplicados em todas as turmas e cursos do Ensino Integrado: Técnico em Edificações, Técnico em Administração, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletromecânica, num total de 44 turmas, envolvendo aproximadamente 1.363 alunos.
Para as práticas foram escolhidas dinâmicas de oficina de dança criativa para todas as turmas, no auditório da escola, explorando noções de ritmo, fluência e criatividade em composições coreográficas, visando fomentar o envolvimento dos alunos para o desenvolvimento de conhecimentos científicos, artísticos e sociais, fortalecendo a percepção e análise crítica acerca de suas ações no meio em que vivem. Nesse contexto, foram trabalhados valores olímpicos de amizade, respeito e excelência, com apoio em materiais, como: Cartilha do Movimento Olímpico, Cartilha do Movimento Paralímpico e Carta Olímpica.
“Os trabalhos realizados acerca do tema Olimpismo, especificamente dos valores olímpicos, vieram ao encontro dos conteúdos de ética trabalhados com os segundos anos em filosofia. Esse elemento interdisciplinar colabora para a compreensão e fixação dos conteúdos que, aparentemente, são tão diferentes entre si. Este é só um exemplo desta parceria. Poderíamos ressaltar ainda o trabalho colaborativo, as discussões, o planejamento, a reflexão sobre os “porquês” de determinadas ações, o exercício do diálogo e da cooperação. Essas atividades trazem à prática muito do que a teoria olímpica e os mais altos conceitos éticos e de bem-comum têm a oferecer. São valores que cultivamos e repassamos”, comentou Marcio Prigoli Santetti, professor de Filosofia.
Fonte: Assessoria de Comunicação NRE de Cascavel