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Núcleo Regional de Educação de Cascavel

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NRE Cascavel

20/09/2016

Ampliar conhecimentos é meta no Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone

Com o intuito de contribuir para que estudantes socializem experiências e desenvolvam domínios em diferentes áreas do saber, com maior criticidade e autonomia ao fazer suas escolhas nas interações sociais, tornando-se sujeitos do seu próprio dizer, profissionais do Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, de Cascavel, desenvolvem inúmeras atividades diferenciadas.

“Fase da adolescência: questões de saúde e valores éticos” foi tema de palestra e dinâmica no dia 09 de setembro. Com a colaboração do Dr. Marcos Cristovam, médico pediatra especialista no assunto, que atua na rede pública de saúde da nossa região, alunos do período matutino foram contemplados com informações sobre uso de drogas, cuidados com a saúde, sexualidade, conflitos inter e intra-psíquicos desse período da vida. Essa ação teve por objetivo cumprir com as ações do Plano de Ação de 2016, para garantir a dimensão do acesso, a permanência e o sucesso de todos na escola, com o apoio da comunidade, em parceria com instituições de ensino superior, órgãos afins e demais áreas das políticas sociais.

De acordo com a pedagoga Maria Valdeny Ferreira Gomes, a participação dos estudantes foi excelente. A partir de perguntas sobre como agir em questões polêmicas do cotidiano, os adolescentes discutiram, debateram as questões propostas. Foram diversos olhares sobre a mesma questão, desde argumentos pautados mais no senso comum àqueles com visão crítica e propostas pertinentes a essa fase do desenvolvimento. “O objetivo foi alcançado, pois foi possível conhecer os alunos nas suas singularidades para, assim, melhorar os encaminhamentos pedagógicos”, disse.

Interação com colegas de outros estabelecimentos de ensino também é algo valorizado. Ainda na sexta-feira (09), os professores Jean Pratas e Loris vieram com os alunos do Colégio Amâncio Moro, de Corbélia, fazer uma visita técnica no Museu de Informática da escola e agregar saberes junto a alunos do Curso Técnico de Administração Subsequente. A visita foi acompanhada pela Coordenadora do Curso Técnico de Administração, Rosani Maria Ely Weissheimer, que ressaltou o valor dessas experiências, principalmente pela troca de conhecimentos.

Na terça-feira (13), 3º anos noturno participaram da Mostra de Profissões da Universidade Paranaense (Unipar). Acompanhados da Diretora Auxiliar Ligia Coradin, das professoras Maria Peternela e Claudia Stulp, os discentes inteiraram-se a respeito da área de atuação dos cursos ofertados.

As práticas de sala de aula também são enriquecedoras. Na disciplina de Física, por exemplo, o professor Neiton Cézar Isquierdo, aplicando os conceitos teóricos, constrói diversas experiências com alunos de 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Similarmente, os olhares se voltam às famílias carentes da comunidade e surgem campanhas beneficentes. Neste mês de setembro foi realizada a 2ª campanha do Varal Solidário, em razão do frio intenso que acomete vários dos alunos e familiares. Foram solicitados donativos por meio de postagens na página do Facebook do colégio, desde o dia 08/09. Os bens arrecadados ficaram armazenados no Banco Solidário (projeto em parceria com o Ecoeducar, baseado na produção de bancos no formato caixotes para que sejam depositados regularmente donativos em gerais) até o dia 12/09, quando foi montado o Varal Solidário no auditório da escola e as pessoas que necessitavam das doações puderam escolher roupas e calçados. Houve bastante colaboração e várias famílias foram beneficiadas com as doações.

A motivação é uma constante na busca pelo aperfeiçoamento do saber. O Teatro de Fantoches estimulou a compreensão de fábulas em 7º anos do Ensino Fundamental, num contexto interdisciplinar. O gênero textual foi considerado pelos professores de diferentes disciplinas (Cidinha Nabão, Eliana Cardoso e Rosangela Torres Guimarães da disciplina de Língua Portuguesa, Elisângela Nunes da disciplina de Inglês, July Azevedo da disciplina de Arte, Maria Aparecida Silvada disciplina de Ensino Religioso e a professora Maria Valdeny Ferreira Gomes da Sala de Altas Habilidades), com o apoio da pedagoga Selma Castrillon, por instigar discussões e reflexões a respeito da moral, da ética, dos comportamentos sociais e do resgate de valores, contribuindo para a formação humana. Na defesa de que as estratégias viabilizam vivenciar sua compreensão de forma prazerosa, instigando o hábito pela leitura, interpretação e descoberta das mensagens implícitas nos textos, esses profissionais se reuniram e elaboraram a proposta do “Teatro de Fantoches”. Organizados em grupo, os alunos fizeram leituras de fábulas, produção textual e confeccionaram os fantoches. Com os bonecos em mãos, estudaram e ensaiaram as falas, finalizando-as com a apresentação do Teatro de Fantoches. Segundo os professores organizadores do trabalho, a experiência foi muito produtiva, pois houve maior integração entre os estudantes e aprendizado com a percepção do sentido conotativo das fábulas, visto que, nessas pequenas narrativas há ensinamentos ou lições com base no respeito mútuo e às diferenças.

Aulas interativas, diferenciadas e atrativas, sim! Inclusive com “Serata della Pizza”. Nos cursos de línguas do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM), como o curso de Italiano, a experiência é única: o aluno não só aprende a língua italiana, como também vivencia a cultura e os hábitos da Itália. Com a atividade “Serata della Pizza”, desenvolvida neste trimestre do ano letivo, os alunos aprenderam um pouco mais sobre a gastronomia deste país. A professora do curso, Luciana Coelho Santos, assim descreveu a atividade: “Nel corso di italiano del CELEM non si impara soltanto la Lingua Italiana, ma si vive nella pratica la cultura e le abitudini dell'Italia. Gli alunni hanno fatto e mangiato un piatto tipico della culinaria italiana: la pizza. Un'esperienza davvero indimenticabile!”

Diante do exposto, que representa apenas parte do trabalho escolar constantemente desenvolvido, com o uso de distintas técnicas pedagógicas, pode-se dizer com toda certeza: “Ampliar conhecimentos é meta no Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone”.


Fonte: Assessoria de Comunicação NRE de Cascavel

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