Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • botão Pessoa Negra
  • atribuição de aulas e funções
  • cursos técnicos
  • rede de proteção
  • Brigada Escolar - Inscrições Abertas

Núcleo Regional de Educação de Cascavel

Avenida Brasil, 2040 - São Cristovão - CEP 85.816-294
Cascavel - PR | Fone: 45 3333-2800 - Fax: 45 3333-2841  mapa Localização

NRE Cascavel

29/08/2016

A Organização do Trabalho Docente em Turmas da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Estudantes do Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Wilson Joffre – EFMNP, de Cascavel, matriculados na 1ª série, forma Integrada, concluíram mais uma etapa da observação realizada nas instituições de ensino da rede pública de Cascavel.

Acompanhados pela docente Lucia Vitorina Bogo, as práticas de observação foram realizadas pelos grupos em duas instituições, em períodos distintos: na Escola Municipal Professora Dulce Siqueira Cunha – CAIC I, no período de 8 a 12 de agosto e na Escola Municipal Professora Maria Fumiko Tominaga, de 15 a 19 de agosto.

Essa prática foi desenvolvida com o objetivo de conhecer o funcionamento e a organização do trabalho pedagógico realizado em sala de aula com estudantes da Educação Infantil e/ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental, após ter sido realizado o reconhecimento da organização geral da instituição escolar.

Para inserir alunos do curso nas vivências práticas do exercício profissional da docência, o primeiro contato com a comunidade foi com o mapeamento das condições socioculturais, por meio de entrevistas e registros fotográficos das condições de saneamento básico, saúde pública, educação, transporte público, segurança, esporte e lazer, comércio e meio ambiente no bairro em que a instituição escolar está localizada.

Na sequência, os mesmos adentraram a escola para reconhecer as condições do trabalho desenvolvido pela direção e coordenação pedagógica, por meio de reuniões, entrevistas e leitura de documentos institucionais, para fins de conhecimento da dinâmica escolar.

O contato com a direção teve como objetivo conhecer a organização da gestão escolar no que tange aos materiais, infraestrutura, equipamentos, recursos financeiros e gestão de pessoas. Organização do trabalho referendada nos documentos institucionais, como os Estatutos do Conselho Escolar e da Associação de Pais, Professores e Funcionários, que cumprem funções importantes na gestão democrática da escola pública.

O reconhecimento do trabalho desenvolvido na Secretaria Escolar colocou os estudantes do Formação de Docentes frente à responsabilidade dos registros escolares e de como estes interferem na vida das pessoas. Afinal, perceber que a docência está relacionada a outras atividades internas à instituição escolar – tais como documentação, alimentação escolar e manutenção – é também uma forma de contribuir para a construção de posturas mais responsáveis no exercício desses futuros profissionais da docência. Para complementar esse entendimento, foram oportunizadas informações sobre o trabalho dos coordenadores pedagógicos nas instituições de ensino frente às demandas do cotidiano do ensino-aprendizagem.

Na continuidade, os estudos da Prática de Formação adentraram ao território da sala de aula, onde cursistas e docentes dialogaram sobre formas de organização do trabalho pedagógico, acompanharam as crianças e as atividades desenvolvidas. Além disso, os cinco dias em sala de aula oportunizaram reconhecer nos espaços dos laboratórios pedagógicos e biblioteca escolar, o espaço educativo no qual se insere a preparação profissional.

O conteúdo da observação perpassou três eixos temáticos:
- a organização pedagógica da instituição escolar e o trabalho docente;
- a organização do tempo e do espaço escolar na sala de aula e na biblioteca escolar;
- a conduta ética e profissional.

A receptividade dos profissionais das instituições de ensino no campo de Prática de Formação foi de suma importância para o percurso de aprendizagem nesse período. O grande desafio que se impõe é o de estabelecer as relações entre o conteúdo estudado e o conteúdo observado, superando julgamentos de valor, avançando no campo da análise, algo que implica na apropriação de um conjunto de elementos conceituais importantes, em um período da escolarização em que esses estudantes se encontram. A tarefa de mediação docente, nesse sentido, assume especial significado.

Restam ainda 20 horas de observação no campo da prática, alternando as turmas que acompanharam a organização docente. Ou seja, os estudantes que observaram turmas de Educação Infantil no segundo momento, preferencialmente observarão turmas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Para tanto, a acolhida e o reconhecimento à qualidade do trabalho realizado pelos profissionais do Colégio Wilson Joffre que atuam na formação de professores, ao longo do tempo de sua oferta, têm sido fundamental.

O andamento das tarefas a serem desenvolvidas inclui reflexão, confrontando os estudos realizados nas diferentes disciplinas e as inferências realizadas no campo de prática profissional, tarefa exigente que implica em leitura, interpretação, escrita e reescrita, num diálogo permanente entre os sujeitos e destes com os fundamentos teórico-práticos.

Conforme externou a docente Lucia Bogo, “Nessa primeira parte da Prática de Formação é fundamental que o estudante compreenda esse universo denominado escola, sua função social e a responsabilidade que essa instituição abarca na formação humana, no que tange à socialização do conhecimento”.

“Cabe ressaltar, ainda, a emoção que acompanhou o último dia das práticas, pois a despedida das crianças e o carinho recebido, mesmo no curto espaço de tempo em que ficaram no espaço da sala de aula, foi suficiente para muitos estudantes do curso compreenderem o sentido dessa formação e o quanto de responsabilidade carregam enquanto necessidade de buscar a melhor preparação para o exercício profissional da docência”, complementou.

“A Prática de Observação foi muito importante. A partir dela, vi que realmente essas crianças precisam de ótimos educadores e nós, enquanto estagiários a caminho dessa jornada, podemos, futuramente, como profissionais bem capacitados, ajudar a transformar muitas realidades vivenciadas em sala de aula”, disse a aluna Mayumy Dondoni, traduzindo o sentimento dos estudantes que participaram da etapa prática.


Fonte: Assessoria de Comunicação NRE de Cascavel

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.