Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • botão Pessoa Negra
  • atribuição de aulas e funções
  • cursos técnicos
  • rede de proteção
  • Brigada Escolar - Inscrições Abertas

Núcleo Regional de Educação de Cascavel

Avenida Brasil, 2040 - São Cristovão - CEP 85.816-294
Cascavel - PR | Fone: 45 3333-2800 - Fax: 45 3333-2841  mapa Localização

NRE Cascavel

23/08/2016

“Aprendizagem Colaborativa” no Ensino de Ciências

Na tentativa de desenvolver atividades pedagógicas que tenham em sua base a perspectiva de aprendizagem como processo social e possam contribuir para mudar qualitativamente a realidade do processo produtivo de reflexão, a professora Juliana Ugolini desenvolveu estudos interessantes nas aulas de Ciências de 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, em Cascavel.

Uma das práticas educativas foi sobre os “Animais Invertebrados”, desenvolvida em três etapas:

1. Os alunos foram divididos em equipes e por assuntos: Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nematódeos, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes (Insetos, Aracnídeos, Crustáceos e Quilópodes e diplópodes) e Equinodermos. Cada equipe fez uma pesquisa em livros didáticos, entre outros materiais, visto que o contato com a leitura e o manuseio de materiais diversos contribui para o aprendizado. Com a pesquisa em mãos, cada equipe elaborou um resumo para dar continuidade à segunda etapa.

2. Na sequência, os estudantes foram encaminhados ao laboratório de informática, onde aprenderam a elaborar slides, com auxílio e orientação da Agente II e Técnica Responsável e da professora regente, cada equipe digitou seus textos e pesquisou imagens relacionadas ao assunto para incluir em suas apresentações aos colegas. Quando concluídos, os trabalhos foram salvos em suas pastas individuais e posteriormente em pen-drive.

3. A terceira etapa resultou na apresentação dos trabalhos de todas as equipes, com a utilização de projetor multimídia ou outros equipamentos eletrônicos para fazer a explanação dos trabalhos escolares. Assim, estudantes dos sétimos anos aprenderam formas de pesquisa em livros diversos e no contato com as mídias. Também a importância do trabalho em equipe, pois os assuntos foram discutidos e os textos construídos a partir das discussões, tornando esse processo uma “aprendizagem colaborativa” em que todos tiveram vez e voz ao participarem das decisões, aprendendo a utilizar formas diversificadas para construir, revisar, organizar e expor ideias, com a redução de papel, que soma em benefício do meio ambiente.

“De forma geral, os trabalhos ficaram bem elaborados e apresentados a contento, em função do grau de maturidade dos estudantes”, disse Juliana Ugolini, professora de Ciências.


Fonte: Assessoria de Comunicação NRE de Cascavel

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.