Núcleo Regional de Educação de Cascavel
Avenida Brasil, 2040 - São Cristovão - CEP 85.816-294Cascavel - PR | Fone: 45 3333-2800 - Fax: 45 3333-2841
![mapa](https://www.nre.seed.pr.gov.br/themes/nre/images/ico_map.gif)
NRE Cascavel
05/08/2016
Mural destaca estudo dos Jogos Olímpicos no Colégio Padre Carmelo
Tendo em vista a realização das Olimpíadas no Brasil a partir deste mês de agosto de 2016, os professores de Educação Física Diogo Pesavento, Romildo Tauffer e Ivanildo Carvalho, junto a estudantes de 6º e 7º anos do Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, de cascavel, construíram o “Mural das Olimpíadas 2016”.
O Mural Olímpico chama a atenção para o fato de que é a primeira vez que um país da América do Sul sedia uma olimpíada, além de outras curiosidades. Ainda serve de referencial teórico para outras turmas que não participaram da pesquisa, ao ser exposto no saguão do colégio, onde pode ser visualizado por todos.
Para a realização da atividade, os professores organizaram os conteúdos alusivos à temática e distribuíram em equipes de alunos para a realização de pesquisas. Os 6º anos investigaram toda a parte histórica e os símbolos das olimpíadas enquanto os 7º anos descreveram e ilustraram as 42 modalidades esportivas.
Do embasamento teórico para a prática, as estratégias de ensino utilizadas ampliaram ideias e conceitos no âmbito das Olimpíadas Rio 2016. Foram estudadas suas implicações culturais, políticas, sociais e estruturais: conceituação e revisão histórica sobre os Jogos Olímpicos no mundo; análise de suas simbologias; trocas culturais entre as diversas nações; compreensão dos aspectos políticos e sociais envolvidos; análise comparativa sobre os legados de algumas cidades que receberam as Olimpíadas; desenvolvimento urbano para as cidades-sede da Copa; aprendizado sobre o legado dos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992), Sidney (2000), Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012); perspectivas para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
O Mural Olímpico chama a atenção para o fato de que é a primeira vez que um país da América do Sul sedia uma olimpíada, além de outras curiosidades. Ainda serve de referencial teórico para outras turmas que não participaram da pesquisa, ao ser exposto no saguão do colégio, onde pode ser visualizado por todos.
Para a realização da atividade, os professores organizaram os conteúdos alusivos à temática e distribuíram em equipes de alunos para a realização de pesquisas. Os 6º anos investigaram toda a parte histórica e os símbolos das olimpíadas enquanto os 7º anos descreveram e ilustraram as 42 modalidades esportivas.
Do embasamento teórico para a prática, as estratégias de ensino utilizadas ampliaram ideias e conceitos no âmbito das Olimpíadas Rio 2016. Foram estudadas suas implicações culturais, políticas, sociais e estruturais: conceituação e revisão histórica sobre os Jogos Olímpicos no mundo; análise de suas simbologias; trocas culturais entre as diversas nações; compreensão dos aspectos políticos e sociais envolvidos; análise comparativa sobre os legados de algumas cidades que receberam as Olimpíadas; desenvolvimento urbano para as cidades-sede da Copa; aprendizado sobre o legado dos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992), Sidney (2000), Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012); perspectivas para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação NRE de Cascavel