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Núcleo Regional de Educação de Cascavel

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NRE Cascavel

25/07/2016

Recuperação de computadores obsoletos transforma laboratórios de informática

Com o Projeto Contraturno de Suporte Técnico, que articula princípios norteadores do processo formativo (trabalho, cultura, ciência e tecnologia), equipamentos eletrônicos doados ao Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Pedro Boaretto Neto, de Cascavel, são transformados em equipamentos pedagógicos praticamente sem acrescentar gastos.

Recuperar computadores doados e reutilizá-los nos laboratórios de informática da instituição de ensino pode parecer simples, mas a ideia faz a diferença no ensino quando colocada em prática. Além da integração entre as teorias educacionais servir para ampliar saberes técnicos, melhorando o processo ensino-aprendizagem, o projeto beneficia estudantes de outras escolas públicas, para onde são encaminhadas diversas das máquinas restauradas.

Os ganhos com a recuperação de computadores obsoletos não se dão apenas no aumento de material para uso pedagógico, mas também ao permitir que um maior número de estudantes faça uso das tecnologias com mais frequência, fortalecendo a aquisição do conhecimento.

O projeto é realizado na disciplina Suporte Técnico, com alunos de 2ª e 3ª séries do Curso Técnico em Informática. Acontece nas quintas-feiras, em período contraturno (um grupo de manhã e outro à tarde), estendendo-se em outros dias e horários, conforme disponibilidade de tempo. As atividades são realizadas na sala de suporte técnico, nos laboratórios de informática e suporte da escola.

Sob a orientação dos professores Andre Jandrey, Lucas Brunetto Cari e Gabriel Menon, mais a colaboração de cursistas na disciplina Suporte Técnico em Informática, modalidades subsequente e integrado, são formados grupos de até seis alunos, sendo que até o final do ano letivo em torno de cinquenta alunos farão parte do projeto.

O estudante do CEEP, Luciano Roberto da Rosa, diz: “O projeto está sendo de extrema importância porque permite colocar em prática os conhecimentos de sala de aula em um ambiente real de trabalho com o acompanhamento dos professores em todo o processo, orientando, dando dicas, enfim o projeto nos tornará bons profissionais”.

Para o professor Lucas Brunetto Cari, o projeto Contraturno de Suporte Técnico, que inclui a montagem de computadores a partir de peças doadas ou resgatadas do lixo eletrônico (Projeto Ambientação – Meio Ambiente), formatação e instalação de Softwares de Sistema Operacional, aplicativos nos computadores dos laboratórios, biblioteca e setores administrativos, ajuda o aluno a apropriar-se dos conteúdos desenvolvidos, vivenciando-os na prática da profissão de suporte técnico. Além da manutenção dos laboratórios de informática são recuperados equipamentos que poderiam ser descartados como lixo eletrônico, que passam a ser usados com fins pedagógicos na própria escola ou até em outras escolas.

Espera-se que os alunos, ao término do projeto, consigam relacionar os conteúdos teóricos e práticos estudados em sala de aula ou laboratório, efetivando tais práticas em simulação do ambiente de trabalho e do setor de suporte técnico de qualquer empresa. Esse estudo pretende também servir de base para instituições que possuem máquinas em desuso, as quais poderiam ser transformadas em potenciais laboratórios de informática visando aumento de produtividade e troca de conhecimento, complementou.


Fonte: Assessoria de Comunicação NRE de Cascavel

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