Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • botão Pessoa Negra
  • atribuição de aulas e funções
  • cursos técnicos
  • rede de proteção
  • Brigada Escolar - Inscrições Abertas

Núcleo Regional de Educação de Cascavel

Avenida Brasil, 2040 - São Cristovão - CEP 85.816-294
Cascavel - PR | Fone: 45 3333-2800 - Fax: 45 3333-2841  mapa Localização

NRE Cascavel

30/06/2016

Colégio Padre Carmelo Perrone unido no processo de formação integral

Tendo em vista a formação integral dos estudantes, profissionais do Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, de Cascavel, desenvolvem vários projetos, fazendo uso de estratégias fortalecedoras dos saberes, considerando a educação como um instrumento gerador de transformações no processo de constituição humana.

Os estudantes participam de atividades que os levam a melhor compreender as ações exercidas em sociedade e evoluir nas formas de agir sobre o mundo, sendo os construtores dos seus próprios pensamentos.

Nesse importante processo educativo, apenas entre as ações desenvolvidas em junho, os alunos trabalharam obras literárias com a ferramenta digital eBook, estudaram sobre prevenção de doenças e se envolveram em projeto de economia solidária.

O trabalho com obras literárias e seus gêneros (drama, lírico e épico), utilizando a ferramenta digital eBook como aliada ao ensino, foi coordenado pela professora Eliana Cardoso, de Língua Portuguesa, com alunos de 1º ano dos Cursos Técnicos de Administração e Informática Integrado. Foram utilizadas duas aulas para cada turma, dentro do horário da disciplina, com o intuito de sugerir novas formas de leitura disponíveis na internet em sua maioria gratuita. Ao invés de cada aluno ler seu livro em separado, utilizou-se o eBook (livro em formato digital) e este foi projetado para todos da sala. Assim, obras como a História de Édipo Rei puderam ser trabalhadas por todos.

De acordo com a professora Eliana, a utilização dessa tecnologia possibilitou maior interação dos alunos com as atividades propostas, além de ampliar as leituras por meio das tecnologias disponíveis. “Lembrando que esta forma de leitura não substitui a forma tradicional, mas vem agregar mais uma opção”, disse.

Simultaneamente, as professoras Jussara Henn (Língua Portuguesa), July Azevedo (Arte) e a pedagoga Karla Carniel iniciaram estudos de clássicos da literatura, gênero poema, com alunos de 3º ano do Ensino Médio. Gregório de Matos Guerra, Tomás Antônio Gonzaga, Álvares de Azevedo, Gonçalves Dias, Olavo Bilac, Alphonsus de Guimaraens, Mário de Andrade, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Manuel Bandeira, Helena Kolody, Carlos Drummod de Andrade, João Cabral de Melo Neto foram alguns dos autores estudados.

Na disciplina de Ciências, a professora Juliana Ugolinii conseguiu trazer acadêmicos de Medicina do Centro Universitário FAG, que falaram aos discentes de 7º ano sobre Ascaridíase, Giardíase e Amebíase, além de demonstrarem a forma mais adequada para a lavagem de mãos, como meio de prevenção para essas doenças.

Todas as pessoas da comunidade do Colégio Pe. Carmelo podem contribuir com doações para o Banco Solidário (alunos, professores, funcionários, equipe pedagógica, direção, pais e/ou responsáveis), implementado em parceria com o Ecoeducar.

O projeto é baseado na produção de bancos no formato de caixotes para que neles sejam depositados regularmente donativos em gerais. Além de contribuir com doações de bens materiais (alimentos não perecíveis) a quem precisa (as famílias carentes da própria comunidade escolar), as pessoas que participam da ação solidária aprendem sobre consumo consciente e perspectivas de mudança de hábitos.

O Banco Solidário fica localizado no saguão do colégio e serve de abrigo para as doações de alimentos durante do dia 05 a 10 de cada mês. Durante os outros dias tem sua função original (para os alunos sentarem). As doações de alimentos não perecíveis recebidas durante este mês de junho foram suficientes para que se pudesse montar duas cestas básicas e beneficiar duas famílias de alunos do colégio.

Dessa forma, ensina-se a lidar não somente com o conhecimento científico mas também com questões como os problemas sociais vivenciados, sem a perda de identidade. Para tanto, faz-se imprescindível família, escola e sociedade estarem unidas nas tentativas de transformação da realidade tal qual ela se apresenta e o sujeito possa, com seus respectivos valores, traçar seus objetivos com postura ética, crítica e moral.


Fonte: Assessoria de Comunicação NRE de Cascavel

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.