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NRE Toledo

27/06/2016

Reflexões, impressões, dores e emoções que os contos nos propiciam

Os alunos do CE Jardim Porto Alegre, orientados pela Professora de Língua Portuguesa Teresinha Jaskowiaski Dumokoski, realizaram um grande trabalho com o gênero folder, partindo do gênero conto. O objetivo da atividade consistiu em socializar uma diversidade de temas pertinentes ao cotidiano social e familiar por diversos autores, através do folder, gênero que pretende não só informar, como também sensibilizar por meio da linguagem verbal e das imagens.
Mobilizados para as práticas discursivas da oralidade e da leitura, os alunos foram convidados a analisar e compreender os conteúdos do gênero conto propostos, tais como velhice, puberdade, persistência, solidariedade, violência, bullying, entre outros, revelados nos enredos e na atitude das personagens. Feito isso, os estudantes foram estimulados a estabelecer relação entre ficção e realidade, com o seu cotidiano, a sua realidade social e familiar, despertando a necessidade de manifestarem-se, culminando, então, na prática discursiva da escrita, através do gênero folder e dos seus elementos relativamente estáveis de organização, como estilo e estrutura.
Para a professora Teresinha, “o trabalho foi muito gratificante, pois os estudantes se envolveram e mergulharam na leitura dos contos, vivenciando e comparando os fatos narrados com a sua realidade. Além disso, diante da dificuldade em compreender alguns contos, os alunos pesquisaram a biografia do autor, como por exemplo, Dalton Trevisan e Edgar Allan Poe. Tais leituras trouxeram à tona uma maior compreensão entre o que é ficção e o que é realidade, e a relação de interdependência entre ambos. Foi maravilhoso ver a literatura cumprindo efetivamente seu papel, o de influenciar a vivência dos alunos, inclusive, ampliando-lhes os horizontes de expectativas”.
“Gostei muito do trabalho realizado pela professora, pois foi fundamental para despertar nosso interesse pela leitura. Através da leitura dos contos pude repensar algumas situações do cotidiano, me colocar no lugar das personagens e até mesmo refletir sobre algumas atitudes e comportamentos,” afirmou a aluna do 9º ano, Marina Barbian.
Sem dúvida, compreender que a literatura é a arte que revela, transforma e humaniza o homem e a sociedade, está em conformidade com as orientações das nossas Diretrizes Curriculares da Educação Básica e esta iniciativa atende a mais um objetivo do Programa META – Minha Escola Tem Ação - práticas pedagógicas: proposta curricular e trabalho docente.



Fonte: CE Jd. Porto Alegre

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