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Núcleo Regional de Educação de Cascavel

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NRE Cascavel

27/06/2016

A Multiplicidade da Formação Profissional do CEEP

O êxito na multiplicidade da formação do Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, de Cascavel, legitima a ideia de que resultados promissores não são frutos do mero acaso, mas representam uma trajetória de dedicação e persistência, centrada em metas definidas, para a transformação da realidade que se apresenta.

São tantos os projetos colocados em prática no CEEP que os resultados podem até parecer mínimos, mas fazem toda a diferença para uma educação de qualidade. Aliado a esse trabalho está o clima contagiante de entusiasmo, por profissionais e estudantes do estabelecimento de ensino, que impulsiona à superação de cada novo desafio.

Somente no ano de 2016 já foram projetadas diversas ações pedagógicas e realizados tantos estudos que as páginas para descrevê-los seriam insuficientes, assim como os ganhos em termos dos saberes que foram ampliados. Com uma equipe unida pelos mesmos objetivos e disposta a construir uma pedagogia educacional significativa na vida do estudante, não poderia ser diferente.

Para a construção da Unidade Pedagógica, a prática é assumida como ação do professor na sala de aula, mediada pela equipe pedagógica, a partir do contexto da diversidade que todos se encontram. Sua sustentação se deve à realização de estudos coletivos, com apoio nos fundamentos teóricos norteadores das Diretrizes Curriculares da Educação Profissional e do Projeto Político Pedagógico.

Estratégias que sustentam as práticas: 1) Reuniões Pedagógicas Semanais; 2) Planejamento Integrador (dividido em planos de combate à evasão, do CEEP/SEED, do curso e do trabalho docente); 3) Ciclo de Práticas Pedagógicas (concomitante aos Conselhos de Classe, os alunos participam de atividades em oficinas, visitas técnicas, palestras, seminários, jornadas acadêmicas, aulas práticas, em parcerias com a IES e outros setores produtivos); 4) Aula Inaugural (normas gerais, atividades de conclusão de curso, avaliação, perfil do curso); 5) Aulas Práticas/Laboratório (explora o conhecimento científico em simulações e situações problemas da área técnica específica); 6) Dia “D” do Curso (evento que acontece em cada curso, como o Desafio de Robótica, do curso Técnico em Eletrônica, com a exposição das produções no Desafio CEEP de Robótica, ou o Outubro Rosa, do Curso Técnico em Eletrônica, com atuação sobre os determinantes sociais do processo saúde-doença); 7) EXPOCEEP (exposição dos trabalhos resultantes de pesquisa e iniciação científica); 8) Atividades Complementares em Contraturno (atividades integradas ao Currículo Escolar, como: Hora Treinamento (futsal, vôlei e basquete), Meio Ambiente (ambientação) e Educação e Trabalho (educação empreendedora); 9) Atendimento aos alunos, professores e família (procedimentos pedagógicos de suporte ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, com orientações em reuniões e seminários); 10) Conselhos de Classe (a partir dos resultados esperados são elencadas intervenções pedagógicas com envolvimento do colegiado e se faz o retorno à família e ao aluno); 11) Conselho Participativo (em reunião com representantes de turma); 12) PROEMI (ações mobilizadoras para o fortalecimento do conhecimento, respeitando a Formação Técnica: olimpismo, festivais, projetos de leitura, provas diagnósticas, palestras etc.); 13) Atividades de Conclusão de Curso (inclui o Plano de Negócios, com demonstrações práticas dos conteúdos e estágio obrigatório); 14) Visita Técnica (conhecer o contexto real das instituições e empresas relacionadas à área de formação); 15) Memorial do Projeto Político Pedagógico (a compilação dos documentos e registros de propostas pedagógicas desenvolvidas anualmente, em Livro Ata e Projeto Político Pedagógico).

Foram mais de 60 visitas técnicas desde 2014, que serviram de incentivo à pesquisa e oportunizaram a participação em feiras científicas e tecnológicas como, por exemplo, na FICIÊNCIAS, onde houve projetos aprovados e premiados em 2012, 2013, 2014 e 2015, além da participação da MostraTec e Innova Cities em 2015. Na fase preparatória de 2016, já foi realizada a EXPOCEEP, momento em que computadores velhos, videocassetes, televisores e outros equipamentos eletrônicos puderam ser doados para servirem como objetos de estudo ou descarte eletrônico. No sábado, 11/06, aconteceu o DESAFIO CEEP DE ROBÓTICA 2016. Em disputas permeadas de emoções, as 35 equipes do oeste paranaense que se enfrentaram foram desafiadas a concluir diversas tarefas com seus robôs, nas modalidades: sumô com robôs, baliza com drones, robô na corda e seguidor de trilhas.

O mês de maio chegou com premiação. Estudante do CEEP foi vice-campeão na modalidade de Taekwondo dos Jogos Escolares Brasileiros, em Minas Gerais. Para garantir mais sucesso, o trabalho continua. Dos projetos desenvolvidos apenas em maio, para citar alguns: 03/05 - Café no CEEP; Oficina PTD; 17/05 - XI Jornada Acadêmica do Curso Técnico em Enfermagem com o tema "Doação de Órgãos"; 18/05 - CEEP no Caminho da Leitura; Oficina de Libras com alunos do Curso Técnico em Edificações; 23/05 – Exposição da proposta de trabalho na Regional de Ensino. Em junho: 10/06 a 17/06 - Ciclo de Práticas Pedagógicas, com 57 palestras sobre 15 temas diferentes, em parceria com as IES FAG, Unipar e Anhaguerra, instituições CIEE e Qualycenter. Também 3 Visitas Técnicas, Festa Junina, Simulados do ENEM, com a participação da maioria dos alunos, demonstrando preocupação com o futuro acadêmico.

De acordo com Sandra Regina, Diretora Auxiliar, os resultados representam uma união de esforços com objetivos de contribuir para o aprimoramento de técnicas de ensino que fortaleçam o preparo para a integração no mundo do trabalho. Sendo as concepções de educação pensadas em termos de competências e habilidades, ao serem colocadas em prática, oferecem com mais propriedade subsídios que propiciam uma evolução notória no amadurecimento profissional dos estudantes.

“A partir das problemáticas constatadas são elencadas ações. O CEEP é um dos colégios que abraça de fato a causa da educação. Trabalham na mesma perspectiva professor, pedagogo, coordenador de curso, direção, alunos e comunidade. Cada um é responsável. Apesar dos problemas se tenta fazer o melhor possível, com seriedade, planejamento e propósitos”, disse.


O CEEP HOJE:

• Espaço físico de 6.800m² do prédio antigo e mais 4.200m² em fase final de construção, localizado num terreno de 42.000m²;
• Nove cursos ofertados na modalidade subsequente compondo 31 turmas;
• Seis cursos na modalidade integrada ao ensino médio num total de 44 turmas;
• Cinco cursos de Línguas Estrangeiras Modernas no CELEM (italiano, alemão, espanhol, mandarim e inglês), com 06 turmas;
• Duas Salas de Recursos - Multifuncional;
• Sete turmas de Atividade Complementar em Contraturno;
• Esse conjunto totaliza a oferta nos três turnos de funcionamento de 88 turmas, com mais de 2500 alunos, de 35 municípios da região;
• A instituição conta com aproximadamente 45 funcionários e 211 professores, sendo que, na parte de estrutura física, possui laboratórios de informática, eletrônica, eletromecânica, enfermagem, edificações, física, química e biologia, central de estágio e central de materiais.


Para visualizar mais fotos, acesse:
https://www.facebook.com/nrecascavel/photos/?tab=album&album_id=1170721909615966


Fonte: Assessoria de Comunicação NRE de Cascavel

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