Núcleo Regional de Educação de Toledo
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NRE Toledo
16/05/2016
Orientações Pedagógicas da Educação Infantil: estudos e reflexões para organização do trabalho pedagógico. – Volumes I e II.
O Núcleo Regional de Educação de Toledo, por meio da Equipe de Educação Infantil, realizou neste dia 12 de maio de 2016 uma Reunião Técnica em suas dependências, com o intuito de disponibilizar às Secretarias Municipais de sua jurisdição, o material impresso: Orientações Pedagógicas da Educação Infantil: estudos e reflexões para organização do trabalho pedagógico – Volumes I e II. Na ocasião, fizeram-se presentes os Diretores das Escolas Estaduais que ofertam o Curso Formação de Docentes, os das Escolas Indígenas e da Rede Conveniada (Modalidade Educação Especial) que atendem a Educação Infantil.
Com o referido material – também disponível em versão on-line, objetiva-se fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e os Municípios, fomentando os estudos para a reflexão teórico-metodológica de Professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, servirá de suporte à reelaboração do Projeto Político Pedagógico, à organização de práticas pedagógicas para crianças de 0 a 5 anos, bem como o planejamento da ação na docência da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, seja da Educação Especial, Indígena, do Campo e das demais Instituições de Ensino. Pode ainda subsidiar, nas Secretarias Municipais de Educação e nos Cursos de Formação de Docentes, a Formação Continuada de Professores, seja na hora atividade, grupos de estudos ou salas de aulas.
Ressalta-se que a elaboração deste material é resultado de uma atividade da Formação Pedagógica realizada entre 2012 e 2013, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, aos Técnicos Pedagógicos da Educação Infantil e Anos Iniciais dos trinta e dois Núcleos Regionais de Educação e aos Técnicos Pedagógicos dos Departamentos da Educação Básica, Diversidade e Educação Especial, com a valorosa participação dos Professores pesquisadores de Instituições de Ensino Superior, acrescido por dezessete textos escritos coletivamente, organizados em dois volumes.
Com o referido material – também disponível em versão on-line, objetiva-se fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e os Municípios, fomentando os estudos para a reflexão teórico-metodológica de Professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, servirá de suporte à reelaboração do Projeto Político Pedagógico, à organização de práticas pedagógicas para crianças de 0 a 5 anos, bem como o planejamento da ação na docência da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, seja da Educação Especial, Indígena, do Campo e das demais Instituições de Ensino. Pode ainda subsidiar, nas Secretarias Municipais de Educação e nos Cursos de Formação de Docentes, a Formação Continuada de Professores, seja na hora atividade, grupos de estudos ou salas de aulas.
Ressalta-se que a elaboração deste material é resultado de uma atividade da Formação Pedagógica realizada entre 2012 e 2013, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, aos Técnicos Pedagógicos da Educação Infantil e Anos Iniciais dos trinta e dois Núcleos Regionais de Educação e aos Técnicos Pedagógicos dos Departamentos da Educação Básica, Diversidade e Educação Especial, com a valorosa participação dos Professores pesquisadores de Instituições de Ensino Superior, acrescido por dezessete textos escritos coletivamente, organizados em dois volumes.
Fonte: NRE/Toledo