Núcleo Regional de Educação de Cascavel
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NRE Cascavel
10/05/2016
Colégio Ieda expande conhecimentos com Projeto Horta do Grêmio Estudantil
Desde o início do ano letivo, Grêmio Estudantil e professores do Colégio Estadual Ieda Baggio Mayer, de Cascavel, investem na ampliação do cultivo de verduras e legumes, na pretensão de expandir conhecimentos, complementar a merenda e promover maior integração com a comunidade escolar.
O Projeto Horta do Grêmio Estudantil nasceu do sonho de envolver a comunidade nos projetos escolares, vindo a somar nas ações em benefício do ensino. Por trazer resultados positivos em termos de melhorias na estrutura do colégio, relacionamento interpessoal e em aprendizado, a proposta tem total apoio da direção.
Sob coordenação das professoras Giseli, Rosimara e Francieli, todo o trabalho é realizado por meio de protagonismo juvenil, com a ação entre estudantes e professores que, juntos, realizam o plantio, o cultivo e o consumo das hortaliças, respeitando as normas ambientais.
De acordo com a professora Ana Maria, que exerce função de diretora auxiliar, mesmo com pouco tempo de implementação, somente neste ano de 2016 vários canteiros foram ampliados. Foi realizada a cobertura da horta com a utilização de estruturas de concreto, PVC e telas, para maximizar a ampliação da durabilidade e proteção das mudas. Proporcionou-se o plantio de 400 mudas em média que a cada 40 dias são replantadas resultando na colheita de alface, tomate, cebola, temperos e chás, que incrementam a alimentação escolar.
Em contrapartida, o trabalho com a terra proporciona aos alunos uma forma de catarse, válvula de escape que, além de ser excelente oportunidade para o desenvolvimento de habilidades, traz sentimento de pertencimento ao meio escolar e aprendizado pedagógico no que se refere às ciências naturais.
O Projeto Horta do Grêmio Estudantil nasceu do sonho de envolver a comunidade nos projetos escolares, vindo a somar nas ações em benefício do ensino. Por trazer resultados positivos em termos de melhorias na estrutura do colégio, relacionamento interpessoal e em aprendizado, a proposta tem total apoio da direção.
Sob coordenação das professoras Giseli, Rosimara e Francieli, todo o trabalho é realizado por meio de protagonismo juvenil, com a ação entre estudantes e professores que, juntos, realizam o plantio, o cultivo e o consumo das hortaliças, respeitando as normas ambientais.
De acordo com a professora Ana Maria, que exerce função de diretora auxiliar, mesmo com pouco tempo de implementação, somente neste ano de 2016 vários canteiros foram ampliados. Foi realizada a cobertura da horta com a utilização de estruturas de concreto, PVC e telas, para maximizar a ampliação da durabilidade e proteção das mudas. Proporcionou-se o plantio de 400 mudas em média que a cada 40 dias são replantadas resultando na colheita de alface, tomate, cebola, temperos e chás, que incrementam a alimentação escolar.
Em contrapartida, o trabalho com a terra proporciona aos alunos uma forma de catarse, válvula de escape que, além de ser excelente oportunidade para o desenvolvimento de habilidades, traz sentimento de pertencimento ao meio escolar e aprendizado pedagógico no que se refere às ciências naturais.
Fonte: Assessoria de Comunicação NRE de Cascavel