Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • denuncie a corrupção
  • Convocação para verificação de inscritos como pessoa negra
  • Apucarana
  • atribuição de aulas e funções
  • CAS Apucarana

Núcleo Regional de Educação de Apucarana

Rua Lapa, 250 - Centro - CEP 86.800-310
Apucarana - PR | Fone: 43 3420-1600 - Fax: 43 3420-1664 mapa Localização

NRE Apucarana

17/03/2016

Ações de combate e prevenção ao Aedes Aegypti

Seguindo orientações do Núcleo Regional da Educação de Apucarana, diversos estabelecimentos de ensino trabalharam durante as últimas semanas com atividades referentes à saúde na Escola. Dentre as discussões, informações sobre como combater e prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti foram realizadas.

APUCARANA: Aproximadamente 700 alunos, do Colégio Estadual Padre José de Anchieta, do município de Apucarana, envolveram-se com a produção de murais e cartazes sobre a Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, estabelecendo quais as diferenças entre as doenças.
Na ocasião a laboratorista, Ediane Zacarias, também ministrou uma palestra sobre as medidas de prevenção e combate ao mosquito, mostrando ao alunado por meio de uma lupa eletrônica acoplada ao datashow, o comportamento da larva na água e o ciclo de vida do Aedes Aegypti: larva, pupa e mosquito adulto.
Na sexta-feira (11/03), foi realizado um mutirão pelo Colégio para identificar os possíveis focos do mosquito e recolhê-los. Mudas de citronela foram plantadas no pátio escolar. Uma caminhada pelo bairro levando os cartazes confeccionados, faixas e panfletos auxiliou na conscientização da população.
As ações envolveram o trabalho de todo o corpo docente, bem como dos agentes de endemias e Guarda Municipal.

Já no Colégio Estadual Prof.ª Godomá Bevilacqua de Oliveira uma passeata de conscientização no Distrito de Vila Reis foi realizada, com grande buzinaço, presença de alunos e professores, entrega de folhetos e conscientização dos moradores sobre os cuidados que se devem tomar na prevenção contra o mosquito.

BORRAZÓPOLIS: Na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, as professoras da disciplina de Ciências trabalharam um jornal que foi distribuído pela Prefeitura Municipal de Borrazópolis em todas as turmas dos anos iniciais, para que pudessem ser realizados debates e atividades escritas.
Na quarta-feira (09/03), os docentes e alunos desta instituição de ensino juntaram-se aos alunos e professores das Escolas Municipais, Escola de Educação Especial Mário Cividini (APAE), Colégio Estadual José de Anchieta e, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, percorreram no período da manhã a principal avenida da cidade, em um manifesto em prol do fim da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

FAXINAL: O Colégio Estadual Profª Maria Muziol Jaroskievicz também realizou, entre os dias 08 e 11 de março, ações de prevenção à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Acompanhados pelos professores, os alunos realizaram visitas às residências e comércios da região, no intuito de distribuir panfletos, cartazes e materiais com orientações sobre as doenças.
A atividade foi apoiada pela Vigilância Municipal de Faxinal e coordenado pelas Pedagogas, Ronise Consolaro Adame e Silmara Ciza.
“Sabemos que o quadro epidemiológico atual é preocupante e necessita ser trabalhado nas escolas, pois é uma questão de saúde pública”, afirmou Ronise.


No Colégio Estadual Érico Veríssimo foram distribuídas atividades diversificadas atendendo as diferentes modalidades de ensino sobre a questão da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
O Ensino Fundamental produziu cartazes que continham medidas preventivas e de combate às doenças, sob a orientação da professora, Cristiane do Carmo Alípio, e da pedagoga, Sérgia Machulek da Cruz. Já o Ensino Médio participou de palestras proferidas pelos agentes comunitários infectologistas.
Levantamento de dados estatísticos sobre o número de casos de Dengue a nível regional e municipal foram realizados, sob a orientação das professoras, Eliane Vitaliano, Patricia Bueno, Marta Cava e Cristiane do Carmo Alípio. Um trabalho de conscientização nas emissoras de rádio locais, sob a responsabilidade das professoras, Ana Claudia Savioli, Stella Maris e Cleber do Prado, foi executado.
Em continuidade, no laboratório de Química e Física da Escola, estudos sobre a evolução do mosquito em microscópio foram realizados, para que o alunado conhecesse a larva em seus diferentes estágios, sob a supervisão da pedagoga, Marinês Trizoti de Faria.
O Curso de Formação de Docentes também participou das atividades, fez panfletagem e apresentou um teatro nas Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil para orientar as crianças sobre as medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti. As atividades realizadas neste Curso ficaram sob a responsabilidade dos professores de Prática de Formação, Ivonete Bosso, Lourdes Soares Farias, Luciene Hervatini, Luciana Hervatini e Benedito Lemos.
Todos os dados e estudos realizados serão expostos na Mostra Cultural de novembro, que acontecerá nas dependências do Colégio Estadual Érico Veríssimo.


Fonte: Assessoria de Comunicação do NRE-Apucarana

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.