Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

02/12/2015

Estudantes se destacam em Concurso de Desenhos e Poesias sobre Prevenção da AIDS e DST


Os trabalhos que mais se destacaram no Concurso de Desenhos e Poesias-2015 do Ciscopar foram premiados nesta terça-feira, 01 de Dezembro, nas dependências da ACIT, em Toledo. O tema deste ano foi “Conhecimento e Atitude na Prevenção das DST/HIV/AIDS”.
No total, foram inscritos 450 trabalhos, sendo 268 desenhos e mais 162 poesias. Dentre estes, 12 de cada categoria foram selecionados e receberam como premiação um tablete. Os 24 trabalhos irão ilustrar o Calendário Ciscopar-2016.

Fernanda Daniela Figur Bischoff e Dyana Kauene Chapla, estudantes do Colégio Estadual Antonio Maximiliano Ceretta, de Marechal Cândido Rondon, foram premiadas na Categoria Poesia. Fernanda relata que foi muito bom participar do Concurso e teve todo o apoio de sua professora, Roseli Terezinha Lorenzett Faria, que trouxe bastantes materiais e a motivou a escrever um poema, cujo Tema foi “Prazer”. “Acho muito importante trabalhar o tema, pois a AIDS não tem cura e a pessoa vai ter que conviver com o vírus e todas as consequências pelo resto da vida. Pensar essa relação entre prazer e prevenção é algo muito importante”, justifica.

Dyana também foi orientada pela Professora Roseli e produziu um poema com o título “As Indesejáveis”. “É necessário proteção. Vimos nas palestras e nas pesquisas que existem muitas pessoas infectadas e em tratamento, e quais são os cuidados necessários para evitar o contágio por HIV e doenças sexualmente transmissíveis. Os preservativos estão por toda a parte, são distribuídos gratuitamente, então não tem porque não se prevenir”, defende a estudante.

Já Marilete Salete Vittencourt Cintra, do CE Santos Dumont, em Santa Helena, foi premiada na Categoria Desenho. O trabalho “Não Use as Redes Sociais Só para Blá Blá Blá, Passe Informação” retratou a importância de campanhas veiculadas pelos meios de comunicação e das redes sociais para reforçar a importância do sexo seguro. Marilene (42 anos) estuda em uma turma de 3º ano regular, juntamente com os adolescentes, e aproveita para dar o alerta. “É bom ter um pouco mais de experiência. Mas é preciso lembrar que a prevenção não tem idade e todos precisam estar conscientes”.

E é exatamente esse o objetivo do Concurso: fazer com que o aluno aprenda para a vida, se conscientize e tenha atitudes coerentes com o que ele aprendeu. O secretário-executivo do Ciscopar, Vilmar Covatti destaca que como o próprio tema já tratou, não basta o conhecimento, é necessário Atitude. “Os jovens estão aflorando para a vida sexual e nós estamos levando conhecimentos para que eles reflitam sobre a importância de se ter atitudes de prevenção em todos os momentos, em qualquer situação”.

O Concurso de Desenhos e Poesias também é um incentivo para o aprendizado, pois a partir do momento em que o estudante se propõe a fazer uma poesia ou um desenho sobre um tema, ele vai se informar mais, vai buscar mais informações. “E isto é bem evidente, pois muito do que está presente nos desenhos e nas poesias, a gente não falou na palestra. Ou seja, este aluno saiu da sala de aula e foi pesquisar”, relata Covatti. “A qualidade dos trabalhos foi muito boa. Os integrantes do Clube da Poesia, por exemplo, tiveram dificuldades em fazer a seleção. Eles comentaram que se fossem aproveitados todos os trabalhos deste ano, daria um belo livro de poesias”.

Trabalho de Parceria – O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas é desenvolvido em parceria com os Núcleos Regionais de Educação de Toledo e Assis Chateaubriand, Secretarias Municipais de Saúde e com a 20ª Regional de Saúde, através de palestras nas escolas, levando aos adolescentes e jovens informações atualizadas sobre as DST, AIDS, HIV e Hepatites Virais, de maneira geral, prevenindo até gestações indesejadas e o abuso de álcool e drogas. “Buscamos incentivar o protagonismo juvenil, reforçando sempre que a única maneira eficaz e efetiva de evitar a transmissão da AIDS é uso do preservativo. O tema deste ano foi muito bem elaborado e os 24 premiados já são os nossos protagonistas”, destaca Suzana Guizzo, coordenadora do CTA/SAE Ciscopar.

Já o Chefe NRE Toledo, Professor Léo Inácio Anschau, destaca que ao longo dos 6 (seis) anos de parceria, muitas doenças podem tem sido evitadas e/ou prevenidas. Apesar disso, pelos últimos levantamentos, o número de novos casos tem aumentado em 20%, o que é muito preocupante. “Por isso a grande importância do Programa em formar multiplicadores e em dar o toque educativo dentro das escolas. Os resultados só o futuro dirá, mas temos a certeza de que estamos fazendo um bom trabalho”, defende.







Fonte: Assessoria de Comunicação/NRE Toledo

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.