Núcleo Regional de Educação de Guarapuava
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NRE Guarapuava
20/11/2015
Contribuições da aula treinamento "atletismo" para o processo de ensino aprendizagem. Professor Marcelo Walter Antonio PDE 2014.
O Professor Marcelo Walter Antonio, implementa sua proposta pedagógica do PDE no Colégio Estadual Professora Dulce Maschio, no município de Guarapuava.
O objetivo da pesquisa, foi a de investigar se um programa interventivo, baseado nos jogos, contribui para o aprimoramento das habilidades técnicas básicas, capacidades físicas e coordenação motora, bem como, o desenvolvimento cognitivo dos alunos participantes do projeto Esporte Lazer e Aula Treinamento Especifico.
O Professor Marcelo, utilizou em suas avaliações de coordenação, o teste KTK; para o Proesp utilizou a avaliação física e, para a Avaliação Intelectual, uma entrevista com os professores, com o objetivo de diagnosticar qual o comportamento e rendimento escolar inicial e final.
A intervenção foi realizada em contra turno escolar, com alunos de faixa etária entre 11 a 15 anos, ambos os sexos, separados em 2 grupos, manhã (esporte e lazer) e tarde (aula treinamento Especializado), em 32 aulas, utilizando os jogos e exercícios com habilidades técnicas básicas como conteúdo.
Espera-se que esta metodologia possa contribuir com as disciplinas de matemática, ciência, português e educação física e também melhorar a coordenação motora e o rendimento físico dos escolares , pois o “Mini Atletismo”, procura fugir das tradicionais competições do atletismo adulto, que visam somente o resultado e geram desinteresse por parte das crianças. As competições desenvolvidas na pesquisa do Professor Marcelo, através de jogos de atletismo, oportuniza que as crianças e jovens, obtenham maiores benefícios em termos de saúde, Educação e auto satisfação.
No dia 17 de novembro as professoras Sílvia e Mary Rose do NRE de |Guarapuava, acompanharam a aplicação do pós teste. O próximo passo do professor Marcelo será a entrevista com os professores, para as observações do desenvolvimento cognitivo dos alunos.
O objetivo da pesquisa, foi a de investigar se um programa interventivo, baseado nos jogos, contribui para o aprimoramento das habilidades técnicas básicas, capacidades físicas e coordenação motora, bem como, o desenvolvimento cognitivo dos alunos participantes do projeto Esporte Lazer e Aula Treinamento Especifico.
O Professor Marcelo, utilizou em suas avaliações de coordenação, o teste KTK; para o Proesp utilizou a avaliação física e, para a Avaliação Intelectual, uma entrevista com os professores, com o objetivo de diagnosticar qual o comportamento e rendimento escolar inicial e final.
A intervenção foi realizada em contra turno escolar, com alunos de faixa etária entre 11 a 15 anos, ambos os sexos, separados em 2 grupos, manhã (esporte e lazer) e tarde (aula treinamento Especializado), em 32 aulas, utilizando os jogos e exercícios com habilidades técnicas básicas como conteúdo.
Espera-se que esta metodologia possa contribuir com as disciplinas de matemática, ciência, português e educação física e também melhorar a coordenação motora e o rendimento físico dos escolares , pois o “Mini Atletismo”, procura fugir das tradicionais competições do atletismo adulto, que visam somente o resultado e geram desinteresse por parte das crianças. As competições desenvolvidas na pesquisa do Professor Marcelo, através de jogos de atletismo, oportuniza que as crianças e jovens, obtenham maiores benefícios em termos de saúde, Educação e auto satisfação.
No dia 17 de novembro as professoras Sílvia e Mary Rose do NRE de |Guarapuava, acompanharam a aplicação do pós teste. O próximo passo do professor Marcelo será a entrevista com os professores, para as observações do desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Fonte: Silvia Zanette