Núcleo Regional de Educação de Maringá
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NRE Maringá
19/11/2015
A importância do trabalho colaborativo para o desempenho escolar dos alunos com dificuldades de aprendizagem
Durante a Semana de Integração Família e Comunidade, os professores do Colégio de Aplicação Pedagógica de Maringá, participaram de uma palestra sobre a “Importância do trabalho colaborativo entre os professores do ensino regular e da educação especial, para o desempenho escolar dos alunos com dificuldades de aprendizagem”, com o objetivo de ampliar as discussões acerca das adaptações/flexibilizações curriculares, para os alunos inseridos na Sala de Recursos Multifuncional.O encontro foi ministrado pelas professoras Renata Adriana de Oliveira Campos e Marieuza Endrisse Sander, membros da Equipe da Educação Especial do NRE/Maringá.
A equipe pedagógica do colégio ressalta que, a palestra foi de grande importância, pois permitiu uma reflexão a respeito da flexibilização/adaptação das atividades e avaliações, considerando que devemos respeitar a aprendizagem do aluno que acontece em tempos e ritmos diferentes dependendo da especificidade de cada um.
O Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá, oferece os Atendimentos Educacionais Especializados em Sala de Recursos Multifuncional, na área da deficiência intelectual, deficiência física neuromotora, transtornos globais do desenvolvimento e transtornos funcionais específicos, também na área das altas habilidades/superdotação, Professor de Apoio à Comunicação Alternativa e Professor de Atendimento Educacional Especializado.
A partir da avaliação no contexto escolar, são pontuadas situações relacionadas à aprendizagem que consequentemente refletem no ensino/aprendizagem na sala de aula do ensino regular, a equipe de direção e equipe pedagógica deste Colégio tem procurado desenvolver ações que permitem aos professores do Ensino Regular e professores das Salas de Recursos Multifuncional Tipo I, melhor entrosamento pedagógico e maior conhecimento sobre as especificidades destes alunos, quanto às situações relacionadas a aprendizagem, visando a melhora do desempenho escolar.