Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • denuncie a corrupção
  • Convocação para verificação de inscritos como pessoa negra
  • Apucarana
  • atribuição de aulas e funções
  • CAS Apucarana

Núcleo Regional de Educação de Apucarana

Rua Lapa, 250 - Centro - CEP 86.800-310
Apucarana - PR | Fone: 43 3420-1600 - Fax: 43 3420-1664 mapa Localização

NRE Apucarana

19/11/2015

Projeto Kaingang do Colégio Polivalente de Apucarana

O Projeto Kaingang foi pensado para trabalhar na prática a implementação das Leis nº 10.639/03 e 11.645/08, que tratam da obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena na Educação Básica. Com a intenção de fazer com que a comunidade escolar, alunos e alunas agregassem conhecimentos a respeito desses povos e aprendessem a tratá-los com o devido respeito, a Equipe Multidisciplinar do Colégio Estadual Polivalente planejou a visita à aldeia da Comunidade Água Branca.
“Os indígenas Kaingang estão frequentemente em Apucarana, acampados no Parque Japira, vendendo seus artesanatos, pedindo alimentos e roupas pelas redondezas , próximas ao Colégio Estadual Polivalente. É comum serem tratados com hostilidade por alguns moradores da cidade, que sem conhecimento, acabam contribuindo para que o preconceito se alastre”, relatou o professor de Filosofia Daniel Mota.
Neste sentido, o trabalho objetivou apresentar um novo olhar sobre os indígenas Kaingang que vivem à margem da sociedade apucaranense, estimulando a humanização e a sensibilidade em relação às pessoas pertencentes a culturas diferentes, bem como a aproximação da cultura Kaingang, que foi apresentada pelos próprios indígenas quando da realização da visita.
Para o desenvolvimento, os indígenas foram contactados no Parque Japira e fizeram uma visita à escola para conversar sobre o projeto. Em seguida, a equipe da escola foi a Comunidade Água Branca conhecer, fotografar e recolher informações que foram repassadas aos estudantes. Os líderes da comunidade fizeram parte da organização das atividades de integração.
O projeto iniciou com atividades teóricas desenvolvidas pelas disciplinas de Sociologia, Filosofia e Língua Portuguesa. Após o estudo, os/as estudantes foram incumbidos de arrecadar mudas de árvores frutíferas e nativas para plantio na aldeia, no intuito de ajudar os indígenas a organizar seu espaço e a recuperar a mata ciliar do entorno da Comunidade Água Branca.
Com a colaboração de pais, mães, alunos/as, professores/as e funcionários/as, o Colégio conseguiu reunir 800 mudas que foram levadas à comunidade, no dia 14 de novembro de 2015.
Na Comunidade, a Equipe Multidisciplinar distribuiu e plantou as mudas juntamente com os/as indígenas. As crianças também participaram da atividade e interagiram com os alunos/as. Foram entregues às crianças algumas guloseimas e foi apresentada uma dança indígena, ensaiada pelo professor Daniel Mota. Os indígenas fizeram também uma apresentação de dança e explicaram seu significado.
“Estimular os alunos e alunas para que se tornem agentes de cobrança de políticas públicas que garantam os direitos dos povos indígenas Kaingang em nossa região e o que pretendemos que se concretize futuramente”, afirmou a professora de Língua Portuguesa, Isabel Cristina de Oliveira Azevedo.
O Projeto Kaingang do Colégio Polivalente terá continuidade em 2016, pois os objetivos foram pensados para curto, médio e longo prazo.


Fonte: Assessoria de Comunicação do NRE-Apucarana

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.