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NRE Toledo

19/11/2015

Servidora recebe prêmio com Artigo sobre Sistema de Captação de Água do Eron Domingues



A Secretária do Colégio Estadual Dario Vellozo de Toledo, Jamila El Tugoz, recebeu recentemente a premiação como o melhor artigo apresentado no IV SINGEP – Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, realizado na cidade de São Paulo entre 08 a 10 de novembro de 2015.

Jamila é mestranda da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e, juntamente com os professores do Mestrado em Administração Geysler R. F. Bertolini e Loreni T. Brandalise, apresentou o artigo “Captação e Aproveitamento da Água das Chuvas: O Caminho para uma Escola Sustentável”, o qual recebeu a nota mais alta dentre o 443 trabalhos apresentados no evento. O artigo teve como base os dados das séries históricas de consumo de água do Colégio Eron Domingues, trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa.

Com base nos dados, foi estabelecida uma relação entre o consumo de água mensal e o índice pluviométrico no período. Os resultados confirmam a eficiência do sistema de captação das águas da chuva, na redução do consumo de água tratada, fornecida pela empresa de Água e Esgoto, em até 57,2%. Desta forma, ao mesmo tempo em que estimula nos alunos uma consciência voltada à sustentabilidade, a inclusão dos saberes e práticas ambientais na escola, compreendem a perspectiva de um efeito multiplicador na sociedade.

Atualmente, as questões relacionadas à preservação ambiental e ao uso consciente da água, passaram a ser uma preocupação mundial, o que tem impulsionado o aumento crescente de políticas públicas voltadas à promoção de práticas sustentáveis. “Estudos como esse mostram a importância de se desenvolver projetos sustentáveis para nossas escolas, servindo de estímulo para os estudantes e comunidade escolar”, destaca o assistente técnico do NRE, Professor Ildo Bombardelli.

O artigo comprova a eficiência da utilização da cisterna no Colégio Eron Domigues, contextualiza a temática e leva o aluno a refletir sobre as questões relacionadas à água e sua utilização, contribuindo com processo pedagógico, dentro da Educação Ambiental, conforme Lei Federal nº 9795/99 e Lei Estadual nº 17505/13.


Fonte: Assessoria de Comunicação / Com Informações.

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