Núcleo Regional de Educação de Apucarana
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NRE Apucarana
17/11/2015
Projeto Somos Todos(as) 10.639/03
O Projeto Somos Todos(as) 10.639/03 foi desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Dr. Júlio Junqueira, Distrito de Aricanduva, município de Arapongas, com o objetivo de aumentar o capital cultural por meio do estudo das teorias sociológicas e históricas sobre o racismo.
O trabalho foi coordenado pelo professor de Sociologia, Aérton José Gouveia Júnior, que aguçou a curiosidade, bem como provocou o estranhamento sobre os temas e a criticidade dos estudantes.
“Ao realizarmos o projeto, nossa maior preocupação era a de explicitar a importância de se trabalhar com a Cultura Afro-Brasileira e os movimentos sociais que permeiam a luta contra o preconceito, a segregação e a discriminação racial em nosso país”, afirmou Aérton. Complementando que “a partir do debate sobre a Lei 10.639/03, a comunidade escolar pode desconstruir a carga de preconceitos impostos pela colonização, bem como repensar a época abolicionista até os dias de hoje, visualizando a Cultura Afro-Brasileira e os movimentos sociais em sua verdadeira face, ou seja, a da luta pela igualdade de raça, de gênero, de etnia e de crença”.
Um painel foi pintado pelos alunos no pátio escolar. Um desenho representa o movimento social que luta pelo fim do racismo, do preconceito, da segregação e da discriminação racial e o outro uma imagem representa a riqueza da Cultura Afro-Brasileira.
O Núcleo Regional da Educação de Apucarana parabeniza o professor e os estudantes pelo trabalho realizado.
O trabalho foi coordenado pelo professor de Sociologia, Aérton José Gouveia Júnior, que aguçou a curiosidade, bem como provocou o estranhamento sobre os temas e a criticidade dos estudantes.
“Ao realizarmos o projeto, nossa maior preocupação era a de explicitar a importância de se trabalhar com a Cultura Afro-Brasileira e os movimentos sociais que permeiam a luta contra o preconceito, a segregação e a discriminação racial em nosso país”, afirmou Aérton. Complementando que “a partir do debate sobre a Lei 10.639/03, a comunidade escolar pode desconstruir a carga de preconceitos impostos pela colonização, bem como repensar a época abolicionista até os dias de hoje, visualizando a Cultura Afro-Brasileira e os movimentos sociais em sua verdadeira face, ou seja, a da luta pela igualdade de raça, de gênero, de etnia e de crença”.
Um painel foi pintado pelos alunos no pátio escolar. Um desenho representa o movimento social que luta pelo fim do racismo, do preconceito, da segregação e da discriminação racial e o outro uma imagem representa a riqueza da Cultura Afro-Brasileira.
O Núcleo Regional da Educação de Apucarana parabeniza o professor e os estudantes pelo trabalho realizado.
Fonte: Assessoria de Comunicação do NRE-Apucarana