Núcleo Regional de Educação de Guarapuava
Rua Senador Pinheiro Machado, nº 2332 - Centro - CEP 85065-040Guarapuava - PR | Fone: (42) 3621-7600 - Fax: (42) 3621-7601
![mapa](https://www.nre.seed.pr.gov.br/themes/nre/images/ico_map.gif)
NRE Guarapuava
15/09/2015
O ensino de noções sobre ética por meio da hermenêutica. Professora PDE 2014 - Nelci Moraes.
A Professora de Filosofia, Nelci, elaborou uma unidade didática com atividades referentes à ética. As atividades estão sendo desenvolvidas no Colégio Estadual Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro, município de Turvo, com um grupo de alunos/as da 1º série do Ensino Médio.
As atividades são com leituras, interpretação e produção de textos; partindo de momentos de reflexões sobre ética através da metodologia hermenêutica, a Professora Nelci, procura desenvolver os aspectos relevantes de um leitor atento à criticidade e à conduta ética, dando prioridade a Aristóteles através de estudo de textos filosóficos de Ética a Nicômaco.
Como instrumento experimental, ela utiliza o círculo hermenêutico baseado em Paul Ricoeur, um conjunto de procedimentos que nortearam o desenvolvimento das atividades em sala de aula, para alcançar o entendimento da ética contextualizada.
“Nelci criou no colégio, um cantinho da leitura, com sofás comprados em parceria com a comunidade, conseguiu um local agradável e descontraído para as discussões, onde os alunos e alunas podem falar suas ideias, analisar, concordar e discordar sem julgamentos. A professora PDE, conseguiu um feito importante, dar voz e vez às ideias dos adolescentes que nem sempre sabem expor suas pensamentos, pois lhe faltam subsídios para pronunciamentos, assim, a partir das leituras e reflexões, conseguem fazer comparações com o contemporâneo”, relatou a representante do PDE do NRE de Guarapuava, Professora Sílvia Zanette.
“Procurar na hermenêutica subsídios para motivar a busca para ampliar a interpretação da função do texto no ensino de filosofia: Quais estratégias a serem aproveitados para despertar o interesse pela leitura? Como trabalhar com hermenêutica no texto clássico de ética no Ensino Médio? É possível trabalhar as práticas de leitura, escrita e redação numa perspectiva hermenêutica? A forma de interpretar tem potencial para fomentar tanto a leitura quanto a produção escrita? É plausível compor um ambiente físico que propicie a leitura?” Nelci, destaca que “não existe um único caminho, e que é necessário um estudo de diversas experiências, das estratégias de autores que já se debruçaram sobre esse problema, procurando embasamento para minimizar as dificuldades já apontadas.”
As atividades são com leituras, interpretação e produção de textos; partindo de momentos de reflexões sobre ética através da metodologia hermenêutica, a Professora Nelci, procura desenvolver os aspectos relevantes de um leitor atento à criticidade e à conduta ética, dando prioridade a Aristóteles através de estudo de textos filosóficos de Ética a Nicômaco.
Como instrumento experimental, ela utiliza o círculo hermenêutico baseado em Paul Ricoeur, um conjunto de procedimentos que nortearam o desenvolvimento das atividades em sala de aula, para alcançar o entendimento da ética contextualizada.
“Nelci criou no colégio, um cantinho da leitura, com sofás comprados em parceria com a comunidade, conseguiu um local agradável e descontraído para as discussões, onde os alunos e alunas podem falar suas ideias, analisar, concordar e discordar sem julgamentos. A professora PDE, conseguiu um feito importante, dar voz e vez às ideias dos adolescentes que nem sempre sabem expor suas pensamentos, pois lhe faltam subsídios para pronunciamentos, assim, a partir das leituras e reflexões, conseguem fazer comparações com o contemporâneo”, relatou a representante do PDE do NRE de Guarapuava, Professora Sílvia Zanette.
“Procurar na hermenêutica subsídios para motivar a busca para ampliar a interpretação da função do texto no ensino de filosofia: Quais estratégias a serem aproveitados para despertar o interesse pela leitura? Como trabalhar com hermenêutica no texto clássico de ética no Ensino Médio? É possível trabalhar as práticas de leitura, escrita e redação numa perspectiva hermenêutica? A forma de interpretar tem potencial para fomentar tanto a leitura quanto a produção escrita? É plausível compor um ambiente físico que propicie a leitura?” Nelci, destaca que “não existe um único caminho, e que é necessário um estudo de diversas experiências, das estratégias de autores que já se debruçaram sobre esse problema, procurando embasamento para minimizar as dificuldades já apontadas.”
Fonte: Silvia Zanette