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NRE Guarapuava

15/09/2015

O ensino de noções sobre ética por meio da hermenêutica. Professora PDE 2014 - Nelci Moraes.

A Professora de Filosofia, Nelci, elaborou uma unidade didática com atividades referentes à ética. As atividades estão sendo desenvolvidas no Colégio Estadual Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro, município de Turvo, com um grupo de alunos/as da 1º série do Ensino Médio.
As atividades são com leituras, interpretação e produção de textos; partindo de momentos de reflexões sobre ética através da metodologia hermenêutica, a Professora Nelci, procura desenvolver os aspectos relevantes de um leitor atento à criticidade e à conduta ética, dando prioridade a Aristóteles através de estudo de textos filosóficos de Ética a Nicômaco.
Como instrumento experimental, ela utiliza o círculo hermenêutico baseado em Paul Ricoeur, um conjunto de procedimentos que nortearam o desenvolvimento das atividades em sala de aula, para alcançar o entendimento da ética contextualizada.
“Nelci criou no colégio, um cantinho da leitura, com sofás comprados em parceria com a comunidade, conseguiu um local agradável e descontraído para as discussões, onde os alunos e alunas podem falar suas ideias, analisar, concordar e discordar sem julgamentos. A professora PDE, conseguiu um feito importante, dar voz e vez às ideias dos adolescentes que nem sempre sabem expor suas pensamentos, pois lhe faltam subsídios para pronunciamentos, assim, a partir das leituras e reflexões, conseguem fazer comparações com o contemporâneo”, relatou a representante do PDE do NRE de Guarapuava, Professora Sílvia Zanette.
“Procurar na hermenêutica subsídios para motivar a busca para ampliar a interpretação da função do texto no ensino de filosofia: Quais estratégias a serem aproveitados para despertar o interesse pela leitura? Como trabalhar com hermenêutica no texto clássico de ética no Ensino Médio? É possível trabalhar as práticas de leitura, escrita e redação numa perspectiva hermenêutica? A forma de interpretar tem potencial para fomentar tanto a leitura quanto a produção escrita? É plausível compor um ambiente físico que propicie a leitura?” Nelci, destaca que “não existe um único caminho, e que é necessário um estudo de diversas experiências, das estratégias de autores que já se debruçaram sobre esse problema, procurando embasamento para minimizar as dificuldades já apontadas.”


Fonte: Silvia Zanette

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