Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • Convocação para Verificação de Inscritos como Pessoa Negra
  • atribuição de aulas e funções
  • botão destaque formulário divulgue a sua escola
  • Designação de Diretores e Diretores Auxiliares

Núcleo Regional de Educação de Guarapuava

Rua Senador Pinheiro Machado, nº 2332 - Centro - CEP 85065-040
Guarapuava - PR | Fone: (42) 3621-7600 - Fax: (42) 3621-7601  mapaLocalização

NRE Guarapuava

15/09/2015

Contextualização da prática social: uma proposta para o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática em escola do campo. Professora Zeneide Gornaski Ribeiro - PDE 2014.

Estabelecendo conexões entre os conhecimentos científicos matemáticos e a realidade do educandos do campo, a Professora PDE 2014, Zeneide torna suas aulas mais significativas. Ela considera como ponto de partida de suas aulas, a prática social do educando do Col. Est. do Campo Profª Maria de Jesus Pacheco Guimarães -Distrito do Guará.
O material que Zeneide produziu durante o afastamento para o PDE, apresenta ênfase na valorização do conhecimento do educando, da comunidade e na significação dos conteúdos para uma efetiva aprendizagem e no conhecimento como instrumento de transformação social. Orientada pela Dra. Marlene Lucia Siebert Sapelli da UNICENTRO, os conteúdos estruturantes e básicos de Matemática, foram abordados de modo interdisciplinar com Língua Portuguesa, Geografia e Ciências. No dia 11 de setembro, as professoras Valdivânia, Adriane e Sílvia do NRE de Guarapuava, assistiram a uma das atividades desenvolvida pela professora PDE. Na ocasião forma convidados produtores de alimentos da comunidade do campo para falar sobre seus trabalhos. “Foi uma aula contextualizada de ciências, geografia e matemática”, relatou professora Sílvia, representante do PDE, que parabenizou o importantíssimo trabalho que Zeniede vem desenvolvendo junto ao Colégio Maria de Jesus.
"A proposta pedagógica que se desenvolve em algumas das Escolas do Campo da nossa região ainda está em fase inicial. Estamos em processo de formação e entendimento dos conceitos. Dessa forma, o trabalho da professora Zeneide traz uma grande contribuição para o ensino nas Escolas do Campo. Dois dos princípios da proposta que ora se desenvolve, são: partir da realidade do campo e potencializar as fontes educativas. Isso está muito presente no trabalho da Zeneide. O uso de dados da comunidade para a elaboração do material didático é o diferencial do trabalho. Os/as educandos/as se veem no livro didático, fazem parte do conteúdo. É a realidade na sala de aula. É a Educação do Campo em toda a sua plenitude!", disse Valdivânia, coordenadora da Educação do Campo do NRE.
Infelizmente, ainda os livros didáticos públicos, em sua grande maioria, propõem atividades dentro de um modelo urbano, esquecendo-se de valorizar os sujeitos do campo. A Professora Zeneide, ao contrário, valorizou os conteúdos referentes à matriz curricular do 7º ano, buscando os “Números Inteiros, Medidas de Ângulos, Números Racionais, Medidas Usuais, Proporção e Razão, Grandezas Inversamente Proporcionais, Regra de Três Simples e Porcentagem”, identificados durante a pesquisa como essenciais para o trabalho no campo e, desenvolveu esses conteúdos numa estreita conexão com os saberes da comunidade local, contextualizando o conhecimento. Os sujeitos que compõem a referida comunidade do campo, são pequenos agricultores, pequenos agricultores, acampados e assentados da reforma agrária e filhos de comerciantes de funcionários públicos da região.


Fonte: Silvia Zanette

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.