Núcleo Regional de Educação de Guarapuava
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NRE Guarapuava
09/09/2015
Concepções Pedagógicas da Educação Brasileira e a Concepção do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro, do município de Turvo. Jurema Aparecida Gonçalves Paulowski - PDE 2014.
Jurema analisa em sua pesquisa as diferentes concepções pedagógicas e a concepção que embasa as Diretrizes Curriculares Estaduais, confrontando com a concepção pedagógica que fundamenta o Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro.
Com vistas a uma melhor organização do trabalho pedagógico em sala de aula, a professora PDE, acredita que por “falta de conhecimento aprofundado sobre as concepções pedagógicas que pautaram os diversos períodos históricos da educação brasileira, não se tem clareza quanto àquela que fundamenta o Projeto Político Pedagógico, que é o norte das ações na escola. Isso faz com que os professores fiquem inseguros e passem a apoiar sua prática no livro didático com pouca metodologia de ensino adequada ao processo avaliativo, que possa responder melhor aos objetivos que pretendem alcançar.”
Num curso de extensão em parceria com a UNICENTRO, Jurema proporciona aos professores e professoras no referido colégio, um estudo para o aprofundamento teórico metodológico, pois “muitos professores têm se frustrado ficando doentes porque muitas vezes se sentem sozinhos e desamparados nessa luta constante pela melhoria da qualidade na educação.”
As pedagogas do NRE de Guarapuava, Lililan e Elizabete, e a professora Rosangela Ilivinski, participaram de um dos encontros, no qual o Dr. Adair da UNICENTRO, ministrou uma importante fala sobre as principais tendências pedagógicas na prática escolar brasileira.
Com vistas a uma melhor organização do trabalho pedagógico em sala de aula, a professora PDE, acredita que por “falta de conhecimento aprofundado sobre as concepções pedagógicas que pautaram os diversos períodos históricos da educação brasileira, não se tem clareza quanto àquela que fundamenta o Projeto Político Pedagógico, que é o norte das ações na escola. Isso faz com que os professores fiquem inseguros e passem a apoiar sua prática no livro didático com pouca metodologia de ensino adequada ao processo avaliativo, que possa responder melhor aos objetivos que pretendem alcançar.”
Num curso de extensão em parceria com a UNICENTRO, Jurema proporciona aos professores e professoras no referido colégio, um estudo para o aprofundamento teórico metodológico, pois “muitos professores têm se frustrado ficando doentes porque muitas vezes se sentem sozinhos e desamparados nessa luta constante pela melhoria da qualidade na educação.”
As pedagogas do NRE de Guarapuava, Lililan e Elizabete, e a professora Rosangela Ilivinski, participaram de um dos encontros, no qual o Dr. Adair da UNICENTRO, ministrou uma importante fala sobre as principais tendências pedagógicas na prática escolar brasileira.
Fonte: Silvia Zanette