Núcleo Regional de Educação de Guarapuava
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NRE Guarapuava
09/09/2015
Avaliação: critérios e instrumentos - Viviane Chulek.
A Professora e Pedagoga, Viviane Chulek, implementa sua proposta pedagógica do PDE 2014, com um grupo de professores e professoras, do Colégio Estadual Padre Chagas, com os quais, pesquisa o contexto escolar através de atividades de estudo e reflexão, sobre a prática avaliativa, por meio de um curso de formação docente.
Viviane pesquisa de que forma a elaboração dos instrumentos de avaliação e a tomada de decisões no Conselho de Classe, pautados em critérios objetivos, contribuem para que a avaliação se efetive como uma possibilidade de acompanhar o processo de ensino e aprendizagem. A proposta de intervenção da professora PDE, situa-se na relação ação/reflexão sobre as práticas avaliativas e a percepção de professores e alunos sobre este processo.
Viviane acredita que “Embora se ofereça subsídios teóricos para que se possa compreender a avaliação como um processo atrelado à aprendizagem, muitas vezes, nos procedimentos avaliativos e até mesmo no Conselho de Classe ainda percebe-se a semelhança entre os critérios avaliativos e as práticas de avaliação tradicional e punitiva.”
A representante do PDE, Professora Sílvia, esteve presente num dos encontros participando de algumas atividades reflexivas. “O grupo é participativo, as reflexões são muitos pertinentes e importantes. O material pedagógico produzido pela professora Viviane, foi muito bem elaborado e pensado, aborda em 5 temas que discutem brilhantemente o assunto avaliação e conselho, que muitas vezes são subvalorizados nas escolas. O produção será publicada no portal da SEED e certamente subsidiará muitos outros professores da rede.
Viviane pesquisa de que forma a elaboração dos instrumentos de avaliação e a tomada de decisões no Conselho de Classe, pautados em critérios objetivos, contribuem para que a avaliação se efetive como uma possibilidade de acompanhar o processo de ensino e aprendizagem. A proposta de intervenção da professora PDE, situa-se na relação ação/reflexão sobre as práticas avaliativas e a percepção de professores e alunos sobre este processo.
Viviane acredita que “Embora se ofereça subsídios teóricos para que se possa compreender a avaliação como um processo atrelado à aprendizagem, muitas vezes, nos procedimentos avaliativos e até mesmo no Conselho de Classe ainda percebe-se a semelhança entre os critérios avaliativos e as práticas de avaliação tradicional e punitiva.”
A representante do PDE, Professora Sílvia, esteve presente num dos encontros participando de algumas atividades reflexivas. “O grupo é participativo, as reflexões são muitos pertinentes e importantes. O material pedagógico produzido pela professora Viviane, foi muito bem elaborado e pensado, aborda em 5 temas que discutem brilhantemente o assunto avaliação e conselho, que muitas vezes são subvalorizados nas escolas. O produção será publicada no portal da SEED e certamente subsidiará muitos outros professores da rede.
Fonte: Silvia Zanette