Núcleo Regional de Educação de Apucarana
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NRE Apucarana
28/08/2015
Educação Infantil em debate
No dia 26 de agosto, as técnico-pedagógicas do NRE de Apucarana, Célia Cezario dos Santos e Rute Marquizete Buratto, estiveram reunidas com os diretores e os pedagogos da Secretaria Municipal de Educação de Califórnia para esclarecimentos quanto a organização dos grupos da Educação Infantil, bem como para discutir sobre o processo avaliativo desta modalidade de ensino. As orientações fundamentaram-se na Deliberação nº 02/2014 do CEE/PR.
“Conhecer os fundamentos e objetivos da Educação Infantil para compreensão de como se dá sua estrutura, formação dos grupos e sistema avaliativo é muito importante”, frisou a técnico-pedagógica do NRE, Célia Cezario dos Santos. Complementa que, “O desenvolvimento e aprendizagem das crianças de 00 a 05 anos de idade exige um esforço conjunto das instituições de Educação Infantil, para que os alunos possam se desenvolver de maneira integral e com ludicidade”.
Durante o encontro, ressaltou-se ainda a importância do estímulo às crianças, no intuito de que desenvolvam não somente o lado cognitivo, mas, também, o sensorial, o emocional e o motor.
Na organização dos grupos é preciso que se respeite o desenvolvimento das crianças como um todo, uma vez que esta etapa pode ser organizada de acordo com a faixa etária, pelo nível de conhecimento, pelo desenvolvimento e/ou pelo interesse.
Um currículo bem estruturado direciona a atuação do professor em sala de aula, contemplando assim as áreas do desenvolvimento humano. A avaliação nesse momento deve refletir o desenvolvimento da criança. Para que isso ocorra, o professor deve lançar mão da observação diária, utilizando diversos instrumentos, tais como: portfólios, fotos, relatos, atividades, observação diária e sistematização pelo parecer descritivo.
“Todo processo de ensino e aprendizagem deve refletir a evolução da criança, por meio das possíveis mudanças, adaptações e adequações que o âmbito pedagógico necessite”, reforça Célia.
“Conhecer os fundamentos e objetivos da Educação Infantil para compreensão de como se dá sua estrutura, formação dos grupos e sistema avaliativo é muito importante”, frisou a técnico-pedagógica do NRE, Célia Cezario dos Santos. Complementa que, “O desenvolvimento e aprendizagem das crianças de 00 a 05 anos de idade exige um esforço conjunto das instituições de Educação Infantil, para que os alunos possam se desenvolver de maneira integral e com ludicidade”.
Durante o encontro, ressaltou-se ainda a importância do estímulo às crianças, no intuito de que desenvolvam não somente o lado cognitivo, mas, também, o sensorial, o emocional e o motor.
Na organização dos grupos é preciso que se respeite o desenvolvimento das crianças como um todo, uma vez que esta etapa pode ser organizada de acordo com a faixa etária, pelo nível de conhecimento, pelo desenvolvimento e/ou pelo interesse.
Um currículo bem estruturado direciona a atuação do professor em sala de aula, contemplando assim as áreas do desenvolvimento humano. A avaliação nesse momento deve refletir o desenvolvimento da criança. Para que isso ocorra, o professor deve lançar mão da observação diária, utilizando diversos instrumentos, tais como: portfólios, fotos, relatos, atividades, observação diária e sistematização pelo parecer descritivo.
“Todo processo de ensino e aprendizagem deve refletir a evolução da criança, por meio das possíveis mudanças, adaptações e adequações que o âmbito pedagógico necessite”, reforça Célia.
Fonte: Assessoria de Comunicação do NRE-Apucarana