Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

28/08/2015

Estudantes de Toledo participam de atividades na Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste, abriu suas portas para os estudantes do Ensino Médio durante a XVIII Semana Acadêmica de Filosofia, organizada pelo Centro Acadêmico de Filosofia (Cafil) e pelo Colegiado de Filosofia da Unioeste-Toledo, realizada no dia 19 de agosto, nos períodos matutino e noturno. E a movimentação no campus foi intensa, quando mais 300 estudantes e professores dos Colégios Estaduais de Toledo e região puderam conhecer uma Universidade Pública, debater assuntos que instigam e propiciam análise crítica da vida cotidiana, bem como estreitar os laços entre Escola e Universidade.

Os estudantes tiveram a oportunidade de participar de oficinas didáticas de filosofia, desenvolvidas por alunos do último ano do curso de Licenciatura em Filosofia, com participação de acadêmicos do Programa de Iniciação à Docência – Pibid. O principal objetivo das oficinas, segundo as coordenadoras do evento, Prof. Dra. Nelsi Kistemacher Welter e Ms. Célia Benvenho, é provocar os participantes à reflexão filosófica, através de questionamentos, debates e da análise do texto filosófico. Elas relatam que a participação tem aumentado a cada ano. “É salutar destacarmos a importância desta integração, uma vez que as portas da universidade se abrem para a comunidade, para que se possa pensar juntos (universidade e escola) os desafios a serem enfrentados no cotidiano da vida escolar e da sala de aula”, destaca Nelsi.

A Professora Rosane Terezinha Felipe, que fez graduação e mestrado em Filosofia na Unioeste, fez questão de motivar seus alunos para participarem das oficinas. Ela relata que muitos estudantes não conheciam a estrutura da Universidade e ficaram impressionados com oportunidade. “É uma Universidade pública, com excelentes cursos e que oferta mestrado e doutorado em Filosofia. Muitos não conheciam a Unioeste, mesmo morando em Toledo e estudando em colégios próximos”, relata. “É importante que nossos alunos conheçam os cursos e se preparem para ingressar em um curso superior e, de preferência, em uma universidade pública e gratuita. Essa interação entre Universidade e Escola quebra muitas barreiras”, avalia

Novas Experiências - A estudante Joelisa Aparecida Santana, concluinte da disciplina de Filosofia na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no CE Germano Rhoden, participou da oficina “Delírios do Consumo em Herbert Marcuse” e gostou da atividade. “Achei muito interessante porque tratou da questão do consumismo exagerado, que é um problema que temos em nosso dia a dia. Estamos maltratando muito a natureza e comprando muita coisa por impulso, sem pensar se precisamos realmente disso. Também achei interessantes os vídeos sobre o processo de produção de alguns alimentos, nossa, fiquei chocada como os animais são maltratados antes de serem abatidos. A gente não pensa nisso quando compra carne ou leite no supermercado”, refletiu.

Já os colegas Wesley, Victoria, Giullya, Gabriel, Larissa Lira, Juliano, Andrei e Adriel Rosseto, que cursam o 2º do Ensino Médio no CE Presidente Castelo Branco-Premen, participaram da oficina “Estamos condenados à liberdade?”, a partir do Filósofo Jean Paul Sartre. A avaliação do grupo foi positiva em vários aspectos, desde a acolhida por parte dos acadêmicos, até a preparação, problematização e ambientação da oficina. “Conhecemos opiniões e diferentes formas de pensar. Na oficina, “abrimos” a mente para pensar e refletir sobre o assunto”, concluíram os irmãos Andrey e Adriel Rosseto. Outro ponto apontado pelos estudantes é o fato de que a experiência será usada em sala de aula, “o que é bom, pois assim poderemos auxiliar nossos colegas neste conteúdo, que é muito interessante de se trabalhar”, completaram os irmãos Rosseto.

Oficinas – No total, foram ofertadas 9 oficinas com os temas: Existencialismo de Jean Paul Sartre; Sexualidade e discurso em Michel Foucault; “O que devo fazer?” Sobre a lei moral kantiana; A liberdade a partir do viés político de Benjamin Constant; Delírios do consumo na perspectiva de Herbert Marcuse; Sartre: estamos condenados à liberdade?; Discutindo o gosto: aspectos da identidade pessoal em David Hume.

Participaram das atividades acadêmicas estudantes e professores dos Colégios Estaduais Novo Horizonte, Castelo Branco (Premen), Luiz Augusto Morais Rego, Jardim Europa, Germano Rohden, Dario Vellozo e Senador Attílio Fontana, de Toledo.


Fonte: Assessoria de Comunicação/NRE Toledo - Com Informações

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.