Núcleo Regional de Educação de Guarapuava
Rua Senador Pinheiro Machado, nº 2332 - Centro - CEP 85065-040Guarapuava - PR | Fone: (42) 3621-7600 - Fax: (42) 3621-7601
![mapa](https://www.nre.seed.pr.gov.br/themes/nre/images/ico_map.gif)
NRE Guarapuava
24/06/2015
II SEMAQUI - Semana de Química - Col. Est. Francisco Carneiro Martins
O propósito da semana de estudos científicos ofertados pelo curso Técnico em Química foi proporcionar aos alunos o desenvolvimento de potencialidades necessárias para a formação técnica para o trabalho, para o exercício consciente da cidadania e também para a auto realização.
A Semana de Química foi dividida em 3 partes:
1ª PARTE – 15 DE JUNHO
- MOSTRA CIENTÍFICA
Para esta “MOSTRA” o Curso Técnico em Química desenvolveu os trabalhos com temas relacionados à sua formação específica. Cada turma teve os professores responsáveis, os quais orientaram e avaliaram os trabalhos apresentados pelas turmas.
Alguns assuntos que foram ofertados aos alunos como sugestão de pesquisa para a “MOSTRA CIENTÍFICA” da II SEMAQUI 2015:
- Cinética Química;
- Energias Renováveis;
- Criatividade Sustentável;
- Nanotecnologia
- Impacto do combate de pragas no solo;
- Química na medicina;
- Polímeros ;
- Gestão de resíduos e Mobilidade urbana;
- Radioatividade .
Todos os trabalhos foram orientados e avaliados pelos professores responsáveis pelas turmas.
O desenvolvimento da “MOSTRA CIENTÍFICA” buscou o entrosamento entre conhecimento e a aplicabilidade na formação técnica profissional,e teve como objetivos:
- Estimular todos os procedimentos e atividades que permitam ao aluno reconstruir ou “reinventar” o conhecimento didaticamente transposto para a sala de aula, entre eles a experimentação, a execução de projetos.
- Oferecer formas de trabalho que propiciem o uso da criatividade, capazes de melhorar o interesse no processo de aprendizagem, proporcionando ambientes de construção dos seus conhecimentos e desenvolvimento de suas inteligências, com suas múltiplas competências;
- Tratar os conteúdos de ensino de modo contextualizado, aproveitando sempre as relações entre eles e o contexto, assim estimular o aluno a ter autonomia intelectual.
- Romper com visões fragmentadas desenvolvendo a interdisciplinaridade e ampliando a visão de conteúdo para além dos conceitos;
- Evidenciar o sentido e o significado da aprendizagem durante toda a escolaridade, resgatando a autoestima e estimulando os alunos a se comprometerem com o processo ensino aprendizagem;
- Promover a inserção da Comunidade no processo escolar, por meio de uma participação dinâmica que integre a Escola à sociedade;
- Evidenciar os princípios: da igualdade, liberdade, autonomia, pluralismo de ideias, tolerância, gratuidade do ensino público, valorização do profissional da educação, gestão democrática, qualidade, valorização da experiência extra-escolar;
2ª PARTE – 16 DE JUNHO
- OFICINAS
Para o dia 16/06/ a II SEMAQUI organizou oficinas. Os alunos do período da manhã foram divididos em grupos, participando das seguintes oficinas:
- Oficina do REFRIGERANTE NATURAL
- Oficina das pinturas TAY-DAY (camisetas )
- Oficina do detergente.
A II SEMAQUI 2015, contou com a parceria dos alunos de graduação de Química da UNICENTRO-CEDETEG, para ministrarem oficinas para os alunos do Curso Técnico em Química. No período da tarde os alunos tiveram a mesma programação.
3ª PARTE – 17, 18 E 19 DE JUNHO
- GINCANA E PALESTRA
Com o intuito de buscar a integração dos nossos jovens propusemos para os dias 17,18 e 19 de junho, uma gincana, e nesse contexto aproveitamos para promover provas de cunho social e beneficente, visando beneficiar instituições de caridade e buscando que nossos alunos tenham contato mais próximo com a realidade social da nossa cidade, despertando o sentimento de caridade e solidariedade com os menos favorecidos e necessitados.
No dia 18 de junho - DIA NACIONAL DO QUÍMICO das 19h às 21h foi promovida no auditório do Colégio, uma palestra com o Eng.Químico-WALTER KUGLER – VICE PRESIDENTE-CRQ. IX ( CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA IX REGIÃO-PR) com o tema LEGISLAÇÃO DO QUÍMICO- CRQ.
A realidade da educação atual propõe a formação de um ser social integral, e isso proporciona para as escolas uma preocupação não apenas na área do conhecimento do seu aluno como também nas áreas afetiva e social. Pensando nesses três segmentos, é interessante que instituições de ensino realizem projetos que possam colaborar nessa formação integral, e proporcionar ao aluno agir, atuando na sociedade em que vive.
Mostrar para nossos jovens o quanto eles são capazes de fazer o bem, e que isso é bom. Levando a uma melhora da autoestima do jovem da nossa comunidade escolar e dessa forma afastando–os de drogas e outras coisas que ocupam os espaços da sociedade quando estes não estão ocupados por educação, solidariedade e amor ao próximo.
Mostrar para nossos jovens o quanto eles são capazes de fazer o bem, e que isso é bom. Levando a uma melhora da autoestima do jovem da nossa comunidade escolar e dessa forma afastando–os de drogas e outras coisas que ocupam os espaços da sociedade quando estes não estão ocupados por educação, solidariedade e amor ao próximo.
"O conhecimento e a tecnologia devem estar a serviço da vida. O conhecimento adquirido nos Cursos Técnicos, será mais significativo quando vivenciado em aplicações práticas e socializados com a comunidade escolar".
Publicação: Mª Helena Gomes Martins
Fonte: Berenice Apª Santos Ramos - Coordenadora do Curso Técnico em Química