Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte
Rua Joaquim Nabuco, 968, Bairro Tingui - CEP 82620-060Curitiba - PR | Fone: (41) 3251-6500 Localização
NRE Área Metropolitana Norte
19/06/2015
Dia de Combate ao mosquito da Dengue.
Prezadas/os Professoras/es
Contamos com a participação efetiva de todos, para ampliarmos as discussões e intensificarmos as ações/atitudes contra o mosquito transmissor da Dengue, pois trata-se de um problema de saúde pública, portanto, uma temática social que envolve a cidadania de todos nós, entendendo não ser uma ação pontual, mas contínua.
Seguem informações a serem repassadas junto aos estudantes do seu estabelecimento de ensino.
1. Dia de Ação Contra a Dengue:
A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná instituiu a Lei nº 17675 - "Dia de Ação Contra a Dengue", a ser realizado no dia 09 de cada mês. Diante disto as Escolas Estaduais, deverão receber esta informação e discutir com todo o colegiado o que poderá ser desenvolvido neste dia.
Link para acesso à Lei 17675/13:
www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/listarAtosAno.do?action=exibirImpressao&codAto=102555
2. Verifiquem abaixo as sugestões de ações / atividades a serem trabalhadas pelos professores. Essas atividades permitem planejamento de propostas com aplicação de diferentes estratégias de ensino, como: problematização, trabalho em grupo, apresentação de vídeo, mapa conceitual, leitura, discussão e produção de textos diversos, tirinhas, estudo do meio, jogos, elaboração de curta/longa-metragem, entre outros. Cabe ao professor o planejamento e a estratégia que melhor atenda a sua realidade escolar.
No link abaixo são divulgadas informações atualizadas à respeito da doença, como transmissão, sintomas, tratamento, prevenção, combate e os casos notificados e confirmados por município.
http://www.dengue.pr.gov.br/
Os professores de todas as disciplinas podem desenvolver atividades/ações juntamente com seus estudantes envolvendo toda a comunidade escolar durante todo o ano letivo. Independente da ação realizada, a fundamentação teórica sobre Dengue deve ser abordada.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES / AÇÕES
A SEREM DESENVOLVIDAS NO COMBATE À DENGUE
1) Produção de Panfletos / “flyers”:
* organizar os alunos em duplas ou trios;
* procurar imagens na internet durante a aula, ou trazer as imagens de casa;
* em folha A4, fixar uma imagem relacionada à Dengue com orientações gerais sobre a doença;
* apresentar a atividade ao grupo;
* distribuir os panfletos aos arredores da Escola e comunidade escolar quando possível. Podendo aproveitar a oportunidade e realizar a pesquisa de campo citada abaixo.
2) Vigilância da Dengue Elaborada Através de Pesquisa de Campo:
* organizar os alunos em equipes;
* elaborar itens para a montagem da pesquisa;
* entrevistar a comunidade local;
* anotar as respostas;
* as respostas podem ser expostas na comunidade escolar através de tabelas, gráficos e outras maneiras de apresentação às quais podem ser construídas em uma ação interdisciplinar.
Sugestões de questionamentos:
a) Quantas pessoas você conhece que foram infectadas pelo vírus da dengue?
b) Alguém da sua família? Ou outra pessoa próxima?
c) Você tem conhecimento sobre as formas de prevenir o vetor?
d) Quais os principais sintomas da doença?
e) Qual a medicação que o paciente não deve utilizar em hipótese nenhuma?
f) Descreva os principais focos de reprodução dos mosquitos, que você tenha observado nos arredores da escola e da sua casa.
g) Quanto custa o mosquito da dengue para a(o)
1. Município?
2. Escola?
3. Famíla?
h) Que condições ambientais favorecem e desfavorecem o desenvolvimento do mosquito da dengue?
i) O que EU tenho a ver com isso?
3) Curta-metragem:
* estudo do meio.
* fotografar locais específicos onde existe a evidência de focos do mosquito, como por exemplo, em residências, praças, escolas, etc.
* colocar as fotos dentro de um programa, como por exemplo, o movie maker do Windows.
* efetuar as transições das fotografias e inserir movimento.
* explicar o que ocorre em cada imagem detalhando com orientações preventivas.
* apresentar para a turma e se possível para a comunidade escolar.
4) Performance:
* escolha do enfoque que será dado ao assunto Dengue.
* escolha das áreas do conhecimento artístico que irão contemplar: teatro, dança, música, visuais e escolha de cenário.
* montagem da performance e ensaio.
* apresentação da performance para a escola.
5) Interpretação de Reportagem:
* pesquisar reportagens relacionadas ao tema.
* trabalhar com seus alunos utilizando os recursos de mídia disponíveis na escola.
* discussão crítica sobre o tema abordado articulando com os conteúdos básicos da sua disciplina.
Sugestão de reportagem:
http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1019&tit=Vacina-da-Dengue
6) Animação sobre a Dengue:
* assistir a animação com seus alunos.
* refletir/discutir sobre os principais focos do mosquito.
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=18192
Sugestões de pesquisa:
* PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO - http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=225
Contamos com a participação efetiva de todos, para ampliarmos as discussões e intensificarmos as ações/atitudes contra o mosquito transmissor da Dengue, pois trata-se de um problema de saúde pública, portanto, uma temática social que envolve a cidadania de todos nós, entendendo não ser uma ação pontual, mas contínua.
Seguem informações a serem repassadas junto aos estudantes do seu estabelecimento de ensino.
1. Dia de Ação Contra a Dengue:
A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná instituiu a Lei nº 17675 - "Dia de Ação Contra a Dengue", a ser realizado no dia 09 de cada mês. Diante disto as Escolas Estaduais, deverão receber esta informação e discutir com todo o colegiado o que poderá ser desenvolvido neste dia.
Link para acesso à Lei 17675/13:
www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/listarAtosAno.do?action=exibirImpressao&codAto=102555
2. Verifiquem abaixo as sugestões de ações / atividades a serem trabalhadas pelos professores. Essas atividades permitem planejamento de propostas com aplicação de diferentes estratégias de ensino, como: problematização, trabalho em grupo, apresentação de vídeo, mapa conceitual, leitura, discussão e produção de textos diversos, tirinhas, estudo do meio, jogos, elaboração de curta/longa-metragem, entre outros. Cabe ao professor o planejamento e a estratégia que melhor atenda a sua realidade escolar.
No link abaixo são divulgadas informações atualizadas à respeito da doença, como transmissão, sintomas, tratamento, prevenção, combate e os casos notificados e confirmados por município.
http://www.dengue.pr.gov.br/
Os professores de todas as disciplinas podem desenvolver atividades/ações juntamente com seus estudantes envolvendo toda a comunidade escolar durante todo o ano letivo. Independente da ação realizada, a fundamentação teórica sobre Dengue deve ser abordada.
______________________________________________________________________________
SUGESTÕES DE ATIVIDADES / AÇÕES
A SEREM DESENVOLVIDAS NO COMBATE À DENGUE
1) Produção de Panfletos / “flyers”:
* organizar os alunos em duplas ou trios;
* procurar imagens na internet durante a aula, ou trazer as imagens de casa;
* em folha A4, fixar uma imagem relacionada à Dengue com orientações gerais sobre a doença;
* apresentar a atividade ao grupo;
* distribuir os panfletos aos arredores da Escola e comunidade escolar quando possível. Podendo aproveitar a oportunidade e realizar a pesquisa de campo citada abaixo.
2) Vigilância da Dengue Elaborada Através de Pesquisa de Campo:
* organizar os alunos em equipes;
* elaborar itens para a montagem da pesquisa;
* entrevistar a comunidade local;
* anotar as respostas;
* as respostas podem ser expostas na comunidade escolar através de tabelas, gráficos e outras maneiras de apresentação às quais podem ser construídas em uma ação interdisciplinar.
Sugestões de questionamentos:
a) Quantas pessoas você conhece que foram infectadas pelo vírus da dengue?
b) Alguém da sua família? Ou outra pessoa próxima?
c) Você tem conhecimento sobre as formas de prevenir o vetor?
d) Quais os principais sintomas da doença?
e) Qual a medicação que o paciente não deve utilizar em hipótese nenhuma?
f) Descreva os principais focos de reprodução dos mosquitos, que você tenha observado nos arredores da escola e da sua casa.
g) Quanto custa o mosquito da dengue para a(o)
1. Município?
2. Escola?
3. Famíla?
h) Que condições ambientais favorecem e desfavorecem o desenvolvimento do mosquito da dengue?
i) O que EU tenho a ver com isso?
3) Curta-metragem:
* estudo do meio.
* fotografar locais específicos onde existe a evidência de focos do mosquito, como por exemplo, em residências, praças, escolas, etc.
* colocar as fotos dentro de um programa, como por exemplo, o movie maker do Windows.
* efetuar as transições das fotografias e inserir movimento.
* explicar o que ocorre em cada imagem detalhando com orientações preventivas.
* apresentar para a turma e se possível para a comunidade escolar.
4) Performance:
* escolha do enfoque que será dado ao assunto Dengue.
* escolha das áreas do conhecimento artístico que irão contemplar: teatro, dança, música, visuais e escolha de cenário.
* montagem da performance e ensaio.
* apresentação da performance para a escola.
5) Interpretação de Reportagem:
* pesquisar reportagens relacionadas ao tema.
* trabalhar com seus alunos utilizando os recursos de mídia disponíveis na escola.
* discussão crítica sobre o tema abordado articulando com os conteúdos básicos da sua disciplina.
Sugestão de reportagem:
http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1019&tit=Vacina-da-Dengue
6) Animação sobre a Dengue:
* assistir a animação com seus alunos.
* refletir/discutir sobre os principais focos do mosquito.
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=18192
Sugestões de pesquisa:
* PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO - http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=225