Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

12/03/2015

Mais de 30 mil estudantes retornam às escolas


Escolas recebem estudantes para início das aulas.


Mais de 975 mil estudantes retornam às escolas estaduais nesta quinta-feira, 12, em todo o Estado. Só na área de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Toledo-NRE são mais de 30 mil alunos, em 100 escolas.

Em acordo firmado entre o Sindicato dos Servidores e Governo, um novo cronograma foi organizado e não haverá nenhum prejuízo aos conteúdos didáticos e aos alunos. O calendário escolar, elaborado pela Secretaria Estadual da Educação, já contempla a reposição de aulas, em função da greve dos professores, o que garante o cumprimento dos 200 dias letivos, sem prejuízo ao processo de aprendizado dos estudantes. Os alunos não terão aulas nos sábados, e durante o mês de julho haverá uma semana de recesso escolar, entre os dias 13 a 19 de julho. Os sábados serão utilizados apenas para atividades dos professores. O último dia de aulas do ano será em 23 de dezembro.

O chefe do NRE, professor Léo Inácio Anschau, ressalta que o início das atividades letivas é um momento muito importante. “Estamos felizes por poder atender a toda a demanda de estudantes da rede pública estadual. Estamos animados e otimistas e acredito que este ano será muito produtivo, pois todos os profissionais da educação irão trabalhar em favor dos estudantes, para que possamos fazer da educação do Paraná uma educação de qualidade”, destaca. Anschau também reforça o convite para que os pais acompanhem todo o trabalho escolar dos filhos e estejam atentos às suas necessidades.


Sidnei fez questão de acompanhar Monica até a escola
e conhecer a estrutura do Colégio.


Primeiro Dia
No Colégio Estadual Ayrton Senna-CEASS, em Toledo, os estudantes foram recepcionados pela Professora Pedagoga Márcia Refosco e por servidores da escola, que deram às boas vindas a todos. E muitos pais fizeram questão de acompanhar os seus filhos neste primeiro dia letivo. É o caso do Sr. Sidnei Machado, que acompanhou Monica Katiussa, do 9º Ano.

Sidnei acompanhou Monica até a porta da sala e pode conhecer um pouco da estrutura do Colégio, uma vez que a família Machado mudou-se recentemente para o bairro. Ele relata que gostou da estrutura e organização da escola e confia que este será um bom ano letivo. Monica, por sua vez, estava ansiosa por conhecer a escola e fazer novas amizades. Mas sua expectativa não para por aí. “Quero iniciar este ano com bastante foco. Acredito que o 9º ano seja um pouco mais difícil, pois é preparação para o Ensino Médio”, afirmou. A mesma determinação foi relatada por Fernanda Lopes Castilho, do 3º Ano. “Acho que demorou bastante para começar as aulas, agora quero estudar bastante e terminar bem o Ensino Médio”, disse.

De acordo com o diretor do CEASS, Antonio Machado, a previsão para este ano é atender, diariamente, em torno de 1100 alunos, sendo cerca de 900 matrículas regulares e mais 200 nos diversos projetos ofertados pela escola, tais como: Celem, Salas de Apoio/Português e Matemática, Atividades Periódicas de Mídias, Projeto de Dança e Tênis de Mesa. “Além destes projetos, que estão em fase de matrículas, estamos encaminhando, também, parcerias com a Secretaria Municipal de Educação para a oferta de outras atividades esportivas”, ressalta.


Até o final desta semana, os professores estarão conversando com seus alunos
e  explicando como acontecerá a reposição destas aulas.

Participação e Conscientização
Outro ponto destacado pelo diretor é o incentivo à participação de alunos e comunidade escolar nos processos de discussão e organização social e política. Até o final desta semana, os professores estarão conversando com seus alunos sobre os acontecimentos das últimas semanas, quando a categoria esteve em greve, e explicando como acontecerá a reposição destas aulas. “Já, a partir da próxima semana, iremos realizar assembleias com os pais a fim para tranquiliza-los quanto ao cumprimento de todas as atividades letivas e sanar eventuais dúvidas. Além disso, iremos convidar lideranças políticas para fazerem uma breve explicação sobre alguns procedimentos adotados em negociações e sobre representação política”, reforçou.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.