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NRE Toledo
05/12/2014
Estudantes do Curso Técnico em Edificações testam resistência de maquetes de pontes
![](http://www.tooayrtonsenna.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/27/2790/2369/arquivos/Image/CONCIENCIA%20NEGRA%202010/maquetes.jpg)
Em um trabalho conjunto, os professores do curso técnico em Edificações do Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, de Toledo, propuseram às turmas do segundo e terceiro semestre a construção de maquetes. As tarefas complementaram a nota bimestral em até 50%, nas disciplinas de Materiais de Construção, Sistemas Estruturais e Técnicas Construtivas. Seis equipes ficaram responsáveis pela implementação e execução do projeto. Toda a construção das pontes foi planejada com a utilização de palitos e cola, com medidas pré-determinadas.
Segundo o professor que coordenou a atividade, Edirlei Vagner Inácio, o projeto tinha que considerar alguns parâmetros para ser aprovado. “A proposta é de que o produto não ultrapasse 2 quilos e que seja respeitado o comprimento de um metro e vinte com um metro de vão livre, além da largura de um palito e altura de 30 centímetros. Vence a ponte que suportar maior peso sobre si em relação a seu peso próprio”, explica o educador.
![](http://www.tooayrtonsenna.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/27/2790/2369/arquivos/Image/CONCIENCIA%20NEGRA%202010/maquetes2.jpg)
Para que a produção fosse efetivada, houve o envolvimento de conhecimentos de todas as disciplinas do curso. Como assessoramento na elaboração dos projetos e na construção das pontes, os estudantes tiveram a orientação dos professores Edirlei Vagner Inácio, Eliane do Prado e Bruno Manarin das disciplinas nas quais haverá complementação nas notas. O objetivo da atividade visou desenvolver novos desafios que, além de maquetes de casas, fariam com que os alunos unissem o teórico e o prático em outro campo distinto da sua habilitação, oportunizando uma maior dinâmica nas aulas.
Pouco a pouco, os alunos começarem a fabricar suas pontes e foram tomando gosto pelo trabalho. “Eles estavam bastante empolgados nestes últimos dias com a aproximação das demonstrações de suas criações. Foi uma oportunidade que possibilitou com que eles saíssem da inércia”, revela o coordenador do curso, Felipe Gustavo Isernhagen.
Os vencedores da amostra foi o grupo composto por Gilmar Salino de Paula, Luiz Henrique Specia, Alex Braulino Bezerra, Douglas Onocêncio e Cristina Inácio da Silva, cuja ponte obteve a maior resistência, principal ponto requerido dentro da proposta. A construção suportou 250 quilos (relação carga total/peso próprio). No quesito estética, a primeira colocada foi a equipe formada por Leidislaine Stefani Hoffmann, Glória Liane Dapper, Edilson Brandão e Marlon Felipe Ferronatto. Tanto no critério resistência, quanto no de estética, venceram os alunos do Segundo Semestre.
O teste de resistência foi executado na quadra de esportes da escola no dia 02 de dezembro, das 19 às 21 horas. Além da presença dos professores, os edificadores das pontes também receberam a visita das demais turmas do curso que compareceram para prestigiarem a demonstração.
A atividade de testagem de resistência teve o apoio de uma empresa da cidade, que emprestou os pesos necessários para o teste de resistência das pontes, algo em torno de 300 quilos em anilhas
Por Roberto Crepaldi Dias – Jornalista
Fonte: Site da escola (com adaptações):
www.tooayrtonsenna.seed.pr.gov.br
www.tooayrtonsenna.seed.pr.gov.br