Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

02/12/2014

Concurso Ciscopar: Colégio de Toledo tem três estudantes premiados na categoria Poesia



Na manhã de segunda-feira, 01 de dezembro, Dia Mundial Contra a AIDS, três estudantes do Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva foram premiados no Concurso do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar). O CEASS foi a única escola pública estadual de Toledo a contar com a façanha de participar com três trabalhos selecionados entre os 562 desenhos e 184 poesias.

O evento ocorreu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Toledo (ACIT), com início às 08 horas e contou com a presença de estudantes e pais de várias cidades; representantes da Educação e da Saúde, além do prefeito de Santa Helena, Jocerlei Sotoriva. O principal objetivo da reunião foi fazer a premiação de tablets aos alunos pelas obras produzidas sobre AIDS.

Neste universo de 746 trabalhos concorrentes, a comissão do concurso escolheu 24 obras – 12 poesias e 12 desenhos – cujo slogan deste ano é “Criando arte para que a arte crie novos pensares”. Estas atividades, juntamente com palestras em escolas, fazem parte do trabalho em conjunto do Ciscopar, Núcleo Regional de Educação e escolas no combate à AIDS. Segundo o presidente do Consórcio, Jucenir Leandro Stentzler, há um grande investimento em publicidade e palestras em escolas para alcançar o máximo possível de público e ampliar o número de pessoas informadas acerca da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Para Stentzler, os trabalhos nas escolas são bastante importantes. Porém, devem abranger também os pais, haja vista serem eles quem primeiro devem conscientizar os filhos.

No mês de agosto, o CEASS recebeu a psicóloga, Cintya Thayse Yoshisaki, que esteve conversando com os educandos do diurno e noturno, orientando-os sobre o tema e respondendo eventuais dúvidas dos discentes. A temática do discurso foi “Cuide-se para encontrar a pessoa certa!”. O trabalho da psicóloga visava embasar os alunos com informações que dessem suporte para a produção das obras em alusão às DST's. De acordo com o secretário do Ciscopar, Vilmar Covatti, o projeto tem como finalidade conscientizar os jovens nas escolas sobre a necessidade de prevenção. Para ele, o trabalho que o Ciscopar vem fazendo todos os anos resultam em um melhor esclarecimento da sociedade sobre a problemática das doenças sexualmente transmissíveis. “É preciso que sejam realizadas mais promoções e ações de prevenções no combate a essas doenças”, enfatiza Covatti.

Os alunos do Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, cujas obras foram selecionadas, concorreram na categoria poesias, com uma expressiva participação. “É uma honra receber este prêmio, por se tratar de um tema tão importante na nossa sociedade”, disse Lucas Vinícius Nascimento, formando da 3ª Série do Ensino Médio.

Para a aluna Evellyn Cristina de Carvalho Sabino, do 9º ano, a premiação é um reconhecimento de que ela está no caminho certo. “O prêmio para mim é importante porque é uma forma de eu ver que meus pensamentos estão sendo reconhecidos”, reflete ela.

Na opinião de outra estudante, receber o tablet foi premiar seu empenho na produção da poesia. “Fico muito feliz por minha poesia ter sido escolhida, pois ela foi feita com muita dedicação e consciência sobre as DST's”, relata Marcela Cristina Divensi Cogo.



Estiveram participando da reunião e acompanhando os alunos premiados a diretora auxiliar, Gisele Jaqueline Batista, a pedagoga Elisete Rosa Astori, o agente administrativo Roberto Crepaldi Dias, além dos pais dos estudantes que foram prestigiar seus filhos. Todos os alunos do CEASS participaram na elaboração de poesias e desenhos e tiveram o acompanhamento e orientação das professoras Juliana Michele Storch e Arlete Berdusco de Souza Frank. “Todos os alunos e professores que se empenharam nesse projeto estão de parabéns. Esta conquista é de toda a equipe da escola”, congratula Gisele Batista.


Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

Notícia publicada no site da escola: http://www.tooayrtonsenna.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=368



Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.