Núcleo Regional de Educação de Toledo
Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200
![mapa](https://www.nre.seed.pr.gov.br/themes/nre/images/ico_map.gif)
NRE Toledo
25/11/2014
Escolas Comemoram Dia da Consciência Negra com atividades diferenciadas, Exposições e Mostras Culturais.
![P1050365](https://farm8.staticflickr.com/7569/15688403078_63e88f4236_b.jpg)
O mês de novembro é marcado pelo Dia da Consciência Negra, comemorada no dia 20, lembrando o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder da resistência dos escravos no Brasil, assassinado em 1695. Em todo o país, as escolas escolhem este momento para discutir e refletir temas importantes, como a igualdade racial, o preconceito e a inserção social dos afrodescendentes, além de conhecer mais sobre a história e a cultura africana.
No Núcleo Regional de Educação de Toledo a data foi comemorada em todas as escolas, através de mostras culturais, exposições, palestras, apresentações de capoeira e dança, entre outras atividades. As ações foram resultado do trabalho das Equipes Multidisciplinares, instâncias organizadas em cada escola com a finalidade de orientar e auxiliar o desenvolvimento das ações relativas à Educação das Relações Étnico-Raciais e ao Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, ao longo do período letivo.
Um exemplo é o Colégio Estadual Jardim Europa, de Toledo, que realizou uma série de atividades com os alunos, com o objetivo de valorizar o legado cultural deixado pelos afrodescendentes. Um pouco do que foi desenvolvido ao longo do ano foi apresentado na quadra da escola, quando os estudantes e professores puderam prestigiar, durante todo o dia 20, apresentações de danças africanas e indígenas, Desfile das Belezas Negras com participação de alunos e professores, teatro e exposições de cartazes e maquetes, desenvolvidos pelas turmas do Ensino Fundamental. Na pausa para o almoço, um momento de integração, com uma deliciosa feijoada, preparada e servida por uma equipe de professores e alunos.
![P1050545](https://farm8.staticflickr.com/7485/15690132647_281b1f53bc_b.jpg)
com participação de alunos e professores.
Contribuições para a Cultura
O Colégio Estadual Jardim Gisele, de Toledo, uniu a exposição de trabalhos dos alunos com uma série de palestras e debates sobre a contribuição da Cultura Africana e Afro-brasileira para a constituição da identidade cultural do Brasil. Uma dessas atividades foi uma palestra ministrada pelos estudantes do segundo ano do Ensino Médio aos demais colegas de escola. Orientados pelo professor de Geografia, Vadim de La Torre, todos os estudantes fizeram uma extensa pesquisa sobre os tipos de migrações e dos povos que vieram para o Brasil, incluindo o processo de produção escravagista.
Segundo o professor, o objetivo foi trabalhar a presença dos diversos povos no Brasil de uma maneira positiva, “todas as contribuições que os povos trouxeram para o Brasil, na cultura, na música, na culinária, na dança. Buscamos um consenso para que a vinda dos africanos fosse vista de uma forma não pejorativa, e que pudesse trazer um enriquecimento maior para todos”.
Compartilhando - Os estudantes Gustavo Silva Rocha, Luiz Eduardo Araújo Pereira e Bruna Isadora Pilger, do 2º “A”, se propuseram a compartilhar com os demais alunos do colégio, no Dia da Consciência Negra, o resultado da pesquisa que destacou a importância da cultura afro-brasileira, das religiões e dos pratos típicos com influência africana ou afro-brasileira, como a feijoada, por exemplo, originalmente de Portugal. “Quando os portugueses faziam o prato, davam as partes menos nobres para os negros, que misturaram tudo, originando a, hoje, tão popular, feijoada brasileira”, explicou Gustavo.
O estudante é um exemplo de miscigenação. Negro e carioca, ele relata que já viu pessoas serem discriminadas pela sua cultura. “Lá “no Rio” há muitos adeptos ao Candomblé e já tive colegas que foram discriminados pela sua crença”, relata. O estudante acredita que refletir sobre este assunto na escola é fundamental. “Eu, particularmente, acho muito interessante a escola “passar” isso, porque muitas pessoas ainda têm preconceito com os negros e com as religiões e é importante pensarmos sobre o que representa essa cultura para o nosso país”. Gustavo lembra que os negros lutaram pela igualdade e pela liberdade e é nosso dever nos unir para lutar pela a igualdade que sociedade ainda não alcançou. “É um belo resumo da nossa vida”, resume.
Ações Contínuas
Apesar de atividades sobre a valorização da cultura Afro-brasileira ganharem destaque no mês de novembro, as escolas não discutem o tema apenas no dia da Consciência Negra. No CE Jardim Europa, por exemplo, as discussões começaram no início do ano, durante a Semana Pedagógica. O coordenador da equipe multidisciplinar, Edson Maria Alves Cabral, destaca que a equipe planeja as ações de maneira dinâmica, procurando envolver a todos que fazem parte da escola. “Tudo é programado para a participação de todos, além de proporcionar aos professores e funcionários momentos de formação, com propósito de motivar todo o grupo para que se envolvam nas atividades”, garante.
Outro propósito da equipe, neste ano, foi estimular para que os próprios estudantes pesquisassem e fossem atrás de outros referenciais, além dos teóricos ofertados pela escola, e a proposta teve bons resultados. “Alguns alunos foram até os semáforos falar com os indígenas, outros foram visitar um grupo de Haitianos e Senegaleses que vieram para Toledo e perguntaram por que estão vindo para cá e o que buscam. Este movimento foi para além da escola, os estudantes foram atrás de temas que a equipe nem tinha sugerido”, relata Edson.
![P1050602](https://farm9.staticflickr.com/8625/15253642194_ae61d366fc_b.jpg)
Confira Atividades Desenvolvidas nas Escolas:
CEEBJA Palotina - Toledo: Vídeo
CE Jardim Gisele e CE Jardim Europa - Toledo: Galeria de Fotos
CE Ayrton Senna da Silva - Toledo: Notícia
Estadual do Campo de Ouro Preto - Toledo:
- Chuvas de Poesia: Quando os(as) alunos declamavam poesias (Afrodescendente) para as pessoas:
drive.google.com/folderview?id=0B6APJbh6JlZzVmJDbjhfdUY4OGs&usp=sharing
- Jogos Africanos "Mandala" e "Dara" confeccionados e jogados pelos(as) próprios(as) alunos(as):
drive.google.com/folderview?id=0B6APJbh6JlZzbFBMcWZzTWpNcE0&usp=sharing
- Nesta atividade os(as) alunos(as) foram caracterizados com trajes das diferentes culturas que colonizaram o Estado do Paraná:
drive.google.com/folderview?id=0B6APJbh6JlZzQnlHUS10OTFqWWM&usp=sharing
- Artesanatos (cestas, colar, máscara, cartazes, objetos antigos, grafitagem)
drive.google.com/folderview?id=0B6APJbh6JlZzbFBMcWZzTWpNcE0&usp=sharing
CE Gaspar Dutra - Nova Santa Rosa: https://drive.google.com/folderview?id=0B94grI47mucmdEE3ZUhLWW92RG8&usp=sharing
CE Prof. Ildo José Fritzen - Entre Rios do Oeste:
https://drive.google.com/folderview?id=0B4r3rVjK3wDHQzAwZHl0NmZIek0&usp=sharing
Domingos Francisco Zardo - Palotina: https://www.flickr.com/photos/124675600@N05/sets/72157648984461549/
CE Presidente Roosevelt - Guaíra: Alunos confeccionam máscaras africanas: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.329162690589979.1073741888.142404925932424&type=1
http://www.giaproosevelt.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=193
EE do Campo Bom Princípio - Toledo
https://drive.google.com/file/d/0BzT0YqBrjVRBM0FZT3ZCcG5jVUpDN1NPQ0ZpbGYtNXZBOWNR/view?usp=sharing