Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

18/11/2014

Estudantes e professora recebem premiação do Televisando o Futuro


O chefe do NRE, professor Léo Inácio Anschau (esquerda) e a coordenadora do Televisando no NRE, professora Aline Cassel (direita), acompanharam as premiações. Ao centro, professor Sandro Augsten, diretor do Eron Domingues, juntamente com Gustavo e professora Vera.

O Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE) foi destaque no Concurso Cultural Televisando o Futuro - 2014, promovido pelo Instituto GRPCOM/RPCTV, em parceria com escolas e colégios municipais e estaduais, da rede pública do Paraná. Entre os dias 11 e 13 de novembro, uma equipe do NRE acompanhou a entrega da premiação aos vencedores regionais das categorias Redator Júnior e Repórter Teen, nas quais os estudantes do NRE conquistaram os três primeiros lugares. Já na categoria Professor Transformador, a professora Vera Beatriz Hoff Pagnussatti foi a vencedora regional e estadual. As premiações foram entregues pela coordenadora Regional do concurso, Rafaela Morais, e pelo “Léo” o mascote do Televisando. O tema deste ano foi Pluralidade Cultural.

A responsável pelo concurso no NRE, professora Aline Cassel, e o chefe do NRE, professor Léo Inácio Anschau, acompanharam as premiações nas escolas. Léo Inácio avaliou positivamente os resultados alcançados. “Ficamos felizes pela grande quantidade de escolas que participaram deste concurso cultural e pelos resultados alcançados. Isso motiva os professores e alunos a trabalharem ainda mais algumas questões que fazem parte da sociedade", destacou. Anschau lembrou, também, que os bons resultados em concursos e avaliações externas é reflexo do excelente trabalho desenvolvido nas escolas, “como nos mostrou o IDEB, neste ano”, disse.

Premiação Televisando o Futuro
Equipe do NRE e do Instituto GRPCOM, na entrega aos
premiados do CE João Cândido Ferreira, em Toledo.


Redator Júnior - O aluno Gustavo Frazzon de Oliveira, que faz o 6º ano no CE João Cândido Ferreira, em Toledo, foi o vencedor da categoria Redator Júnior. Ele escreveu um texto sobre um gaúcho que veio para Toledo e, de início, sofreu discriminação pelo seu modo de ser e vestir. “Mas, após as pessoas o conhecerem, todos viram que sua cultura é muito bonita e até começaram a se vestir como ele”, explica Gustavo, ao comentar que usou a imaginação, mas também inspirou-se em casos reais. O estudante ficou feliz em ver seu texto sendo escolhido como o melhor da categoria e diz que a premiação o motiva a continuar escrevendo. “Receber os prêmios foi muito legal. A gente tinha muita ideia na cabeça e começamos a escrever, quero escrever ainda mais”, relata.

Talento “no sangue” - O segundo e o terceiro lugar da categoria Redator Júnior foram para Escola Estadual do Campo Margarida, distrito de Marechal Cândido Rondon. Na hora da revelação dos vencedores, uma surpresa, o segundo lugar ficou para a para a estudante Karine Beatris Rachow e o 3º Lugar para sua irmã gêmea, Aline Rachow. As estudantes foram orientadas pela professora Marlene Haboski de Amorim.

Premiação Televisando o Futuro 2014
Karine Beatris Rachow, Aline Rachow e a professora Marlene Haboski de Amorim receberam premiação das mãos do mascote "Léo".

Repórter Teen - A estudante Lorena Marchetti Codognos, que cursa o 8º ano no mesmo colégio de Gustavo, conquistou o 1º lugar na categoria Repórter Teen. Lorena fez uma reportagem sobre a atuação da equipe multidisciplinar do CE João Cândido Ferreira. Para compor a reportagem, em vídeo, a estudante conversou com a coordenadora da equipe e com a professora de Arte, que estava realizando uma atividade de produção de cordel. “Fazer uma reportagem é algo muito interessante, porque faz a gente pesquisar e, pesquisando, a gente aprende, e isso aumenta o nosso conhecimento”, conclui. Gustavo e Lorena foram orientados pela professora Noeli Poletto Vendrametto, e contaram com o apoio de toda a equipe da escola.

O segundo lugar da categoria Repórten Teen ficou para o estudante Alexandre Augusto Weiss, do Colégio Estadual Eron Domingues, de Marechal Cândido Rondon, que foi orientado pela professora Vera Pagnussatti. Já o terceiro lugar da categoria foi para Alana Alexia Angiuta Lauro, que estuda na Escola Estadual Presidente Roosevelt, de Guaíra. A estudante foi orientada pelos professores Heitor Cesar Morel e Diego Prado.


Alana, juntamente com a diretora, professores, representantes do Televisando e NRE, familiares e o estudante entrevistado para produção do trabalho.

Professor Transformador - Na tarde de quarta-feira, 13 de novembro, foi divulgado e entregue o Prêmio de Professor Transformador para a Professora Vera Beatriz Hoff Pagnussatti, do CE Eron Domingues, de Marechal Cândido Rondon. Vera já havia recebido o título estadual em 2013 e, neste ano, desenvolveu o projeto “Pluralidade Cultural – de memórias à ger@ação.com, com quatro turmas das séries finais do Nível Fundamental no Colégio, em parceria com o PIBID de Letras Língua Portuguesa, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste de Marechal, entre os meses de fevereiro a setembro de 2014.

O tema do Projeto teve como foco permitir que alunos, via diferentes gêneros textuais e esferas de comunicação e TICs, conhecessem e compartilhassem de um legado cultural de gerações, lembrando que as transformações culturais retratam um passado e um presente muito próximos e que, independentemente de cor, raça, credo e gênero, todos são transformados e transformadores, e que todo tipo de preconceito gerado pelas diferenças deve ser combatido.

O projeto possibilitou levar para outros espaços o resultado dos trabalhos realizados em sala de aula, interagindo com a comunidade escolar e demais ambientes, tanto usando os suportes midiáticos e redes sociais como os trabalhos de oralidade, exposição de fotos, cartazes, danças, teatro, músicas e afins, expandindo os resultados para além dos muros do colégio, propiciando ao aluno ser leitor, pesquisador, autor e agente de transformação.

O chefe do NRE, professor Léo Inácio Anschau (esquerda) e a coordenadora do Televisando no NRE, professora Aline Cassel (direita), acompanharam as premiações. Ao centro, professor Sandro Augsten, diretor do Eron Domingues, juntamente com Gustavo e professora Vera.

A professora também produziu com seus estudantes o “Fórum Eron - por um país plural sem preconceitos”, com objetivo de integrar os alunos do Projeto com os demais alunos, ex-alunos do Colégio, pais, professores, alunos de outras escolas, artistas do município e região.

Todo trabalho foi pensado, desde o início do ano, dentro dos conteúdos da disciplina de Língua Portuguesa, inserindo o tema da Pluralidade Cultural”. O projeto “de memórias à ger@ação.com”, segundo Vera, teve objetivo de fazer um resgate das memórias familiares e da herança cultural dos alunos. “Estamos trabalhando com alunos conectados com a internet, mas precisamos buscar lá na família toda essa questão da cultura e dos hábitos que possuem até hoje. Foi um trabalho muito legal porque integrou a família dos estudantes e a comunidade escolar”.

Confira Galeria de Imagens:


Premiação CE João Cândido Ferreira - Toledo

Premiação CE Eron Domingues - Marechal

Premiação Escola Estadual do Campo Margarida - Marechal

Premiação CE Presidente Roosevelt - Guaira

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.