Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

14/11/2014

Televisando o Futuro: Professora de Marechal recebe o Título de Professor Transformador


Léo, mascote do Televisando, fez a entrega da premiação das categorias Professor Transformador, para a  Professora Vera Beatriz Pagnussatti, e o 2º Lugar na categoria Repórter Teen, para o estudante Alexandre Augusto Weiss,

Ontem, 13 de novembro, foi divulgado e entregue o Prêmio de Professor Transformador para a Professora Vera Beatriz Hoff Pagnussatti e o 2º Lugar na categoria Reporter Teen para o aluno Alexandre Augusto Weiss, do CE Eron Domingues, de Marechal Cândido Rondon. A entrega do premiação contou com a presença dos representantes da RPCTV (Afiliada da rede Globo), Representantes do NRE Toledo e alunos envolvidos no projeto, bem como direção, professores e equipe pedagógica.

O projeto “Pluralidade Cultural – de memórias à ger@ação.com foi desenvolvido com quatro turmas das séries finais do Nível Fundamental no Colégio, em parceria com o PIBID de Letras Língua Portuguesa, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Marechal), entre os meses de fevereiro a setembro de 2014.

O tema do Projeto, sugerido pelo Televisando o Futuro - RPC TV, teve como foco permitir que alunos, via diferentes gêneros textuais e esferas de comunicação e TICs, conhecessem e compartilhassem de um legado cultural de gerações, lembrando que as transformações culturais retratam um passado e um presente muito próximos e que, independentemente de cor, raça, credo e gênero, todos são transformados e transformadores, e que todo tipo de preconceito gerado pelas diferenças deve ser combatido.

Foi neste viés de pesquisas, resgates, produções e socializações de experiências que foi desenvolvido o Projeto, culminando com diferentes atividades de exposições, fórum, seminários, tendo como suportes as diferentes mídias, com ênfase nas redes sociais, blog e facebook.

Além de reviver a cultura de forma geral, foram incluídos temas polêmicos, previstos no programa dos 8º e 9º Anos, tais como: diversidades, sexualidade, formas de violência, racismo, discriminação, desigualdades sociais e prostituição infantil, atrelando os temas trabalho pedagógico e pensando em ações, tendo como princípio o direito à igualdade e a aceitação das diferenças, além de salientar que a riqueza da pluralidade se faz quando se respeita a as diversidades entre as pessoas.

O projeto possibilitou levar para outros espaços o resultado dos trabalhos realizados em sala de aula, interagindo com a comunidade escolar e demais ambientes, tanto usando os suportes midiáticos e redes sociais como os trabalhos de oralidade, exposição de fotos, cartazes, danças, teatro, músicas e afins, expandindo os resultados para além dos muros do colégio, propiciando ao aluno ser leitor, pesquisador, autor e agente de transformação.


O chefe do NRE, professor Léo Inácio Anschau (esquerda) e a coordenadora do Televisando no NRE, professora Aline Cassel (direita), acompanharam a premiação. Ao centro, professor Sandro Augsten, diretor do Eron Domingues.

O Fórum Eron - por um país plural sem preconceitos, “fechou” de forma espetacular o Projeto Pluralidade Cultural – De memóri@s à geração.com. Desde o início do Projeto foi uma proposta construída, amadurecida e partilhada entre todos. O objetivo maior do Fórum, foi o de integrar os alunos do Projeto com os demais alunos, ex-alunos do Colégio, pais, professores, alunos de outras escolas, artistas do nosso e de outros municípios, grupos de danças, de teatro, alunos da Universidade, enfim, envolver a comunidade em geral num s só tema, um mundo plural sem preconceito é possível, onde as diferenças acrescentam e não diminuem, onde todas as culturas são importantes, onde cada um do seu jeito é especial e que “juntos somos mais”.

Veja Fotos da Premiação



Notícia extraída do Site do CE Eron Domingues


Texto: Professora Vera Beatriz Hoff Pagnussatti
Fotos: Elaine Rheinheimer
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.