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NRE Toledo
04/11/2014
Novo Manual de Comunicação Oficial está disponível
A 3ª edição do Manual de Comunicação Escrita Oficial do Estado do Paraná já está disponível para consulta. O documento serve de apoio aos funcionários estaduais na elaboração de documentos oficiais. O novo manual substitui a edição anterior, de 2005.
Segundo Dinorah Botto Portugal Nogara, secretária da Administração e da Previdência, o Manual deve ser fonte de consulta permanente para os servidores do Estado, a fim de garantir a eficiência na comunicação e a transparência na administração pública. “Todos os redatores oficiais deverão seguir as normas estabelecidas no Manual para que a padronização documental e a qualidade da comunicação sejam instrumentos de bons serviços prestados à sociedade”, disse a secretária.
O trabalho de reedição, atualização, revisão e diagramação foi coordenado pela Escola de Governo do Paraná e contou com uma equipe de especialistas das Secretarias da Educação, Comunicação Social, Governo e Casa Civil, além do acompanhamento e catalogação pelo Departamento Estadual de Arquivo Público.
O manual tem orientações para a construção de um texto claro e objetivo, aborda as características específicas da redação oficial e apresenta estrutura, forma e modelos dos documentos mais usados no serviço público. Um Suplemento Gramatical, nas páginas finais, possibilita que o servidor esclareça possíveis dúvidas de forma mais ágil.
Para visualizar em flash, acesse issuu.com/escoladegoverno/docs/pp_manual_web
Segundo Dinorah Botto Portugal Nogara, secretária da Administração e da Previdência, o Manual deve ser fonte de consulta permanente para os servidores do Estado, a fim de garantir a eficiência na comunicação e a transparência na administração pública. “Todos os redatores oficiais deverão seguir as normas estabelecidas no Manual para que a padronização documental e a qualidade da comunicação sejam instrumentos de bons serviços prestados à sociedade”, disse a secretária.
O trabalho de reedição, atualização, revisão e diagramação foi coordenado pela Escola de Governo do Paraná e contou com uma equipe de especialistas das Secretarias da Educação, Comunicação Social, Governo e Casa Civil, além do acompanhamento e catalogação pelo Departamento Estadual de Arquivo Público.
O manual tem orientações para a construção de um texto claro e objetivo, aborda as características específicas da redação oficial e apresenta estrutura, forma e modelos dos documentos mais usados no serviço público. Um Suplemento Gramatical, nas páginas finais, possibilita que o servidor esclareça possíveis dúvidas de forma mais ágil.
A nova edição tem 190 páginas e está disponível na versão pdf no endereço www.escoladegoverno.pr.gov.br/arquivos/File/2014/pp_manual_web.pdf
Para visualizar em flash, acesse issuu.com/escoladegoverno/docs/pp_manual_web