Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

13/10/2014

Congresso dos Grêmios Estudantis Alcançou Bons Resultados


O principal objetivo foi promover a integração entre os Grêmios Estudantis das escolas e colégios dos 16 municípios jurisdicionados ao NRE Toledo, além de incentivar os colégios que ainda não possuem o órgão representativo para que constituam o seu Grêmio Estudantil.


O Congresso dos Grêmios Estudantis realizado pelo Núcleo Regional de Educação de Toledo foi um grande sucesso. O evento aconteceu na terça-feira, 23 de setembro, como parte integrante da Semana de Integração Escola Comunidade e reuniu, nas dependências da Unipar, em Toledo, aproximadamente 500 pessoas entre estudantes e professores.

O principal objetivo foi promover a integração entre os Grêmios Estudantis das escolas e colégios dos 16 municípios jurisdicionados ao NRE Toledo, além de incentivar os colégios que ainda não possuem o órgão representativo para que constituam o seu Grêmio Estudantil. Segundo o professor Celito Francisco Zanon Rossato, coordenador dos Grêmios no NRE, em torno de 65% dos colégios já possui os grêmios organizados, sendo que para os demais já está sendo feito mobilização para a criação dos mesmos.

Na abertura do evento, o professor Ildo Bombardelli, assistente técnico do NRE, destacou a importância das escolas terem um Grêmio Estudantil constituído, além de ressaltar os benefícios para a formação de lideranças estudantis, pois o aluno que participa de um Grêmio Estudantil é um uma pessoa atuante e ativa, que vai buscar, junto aos professores e direção da escola, melhorias para a situação de todos os estudantes. “Este estudante não aceita tudo passivamente. Junto a seus colegas, vai procurar entender se as decisões e o que está acontecendo na escola é bom para ele e para os colegas”, lembrou. Ainda, segundo Ildo, a participação em um Grêmio vai ajudar o estudante a se fortalecer enquanto um líder na sociedade. “Este estudante vai se sobressaindo aos demais, vai aprendendo maneiras de como trabalhar e como representar seu grupo. Podemos ver que muitos líderes sociais e políticos surgiram na base estudantil, começaram a sua atuação política dentro da escola”.


O Juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Toledo, Rodrigo Rodrigues Dias, falou como aos adolescentes sobre a importância da participação e representação política.

O encontro contou com a participação do Juiz da Vara da Infância e Adolescência da Comarca de Toledo, Rodrigo Rodrigues Dias, e do Assessor da Secretaria da Juventude do Estado do Paraná, Edson Lau Filho, que proferiram palestra aos adolescentes. Rodrigo Dias falou aos adolescentes sobre a importância da participação política e do protagonismo juvenil no processo de mudanças sociais, “não uma política partidária, mas uma participação ativa, conhecendo os caminhos e os processos legais para o encaminhamento das demandas desejadas”. O magistrado reforçou aos estudantes a necessidade de conhecer as leis e os processos de participação democrática e também o que faz cada um dos nossos representantes políticos.

O assessor da SEED, Edson Lau, lembrou aos presentes a importância do Grêmio Estudantil nos estabelecimentos de ensino e destacou a grande oportunidade que estes jovens estão tendo, ao serem eleitos pelos colegas como seus representantes. “É uma escola de vida. A oportunidade de ser líder estudantil, de pôr o nome à disposição da escola é um primeiro passo para a criação de lideranças”. O Assessor da Juventude lembrou, também, que o país, os estado e os municípios carecem de bons líderes e que esse estímulo que está sendo dado para estes líderes estudantis no NRE Toledo é um ponto muito positivo.

Mediação
Segundo Diane Lúcia dos Reis Branco, presidente do CE Presidente Roosevelt, de Guaíra, os alunos têm dificuldades em ir diretamente à direção tratar de seus interesses, mas, a partir do grêmio, esse caminho é facilitado. “Estamos sempre em contato com a diretora e sempre que há reuniões, somos chamados a participar e opinar sobre as questões e decisões da escola”, explica. A líder estudantil está satisfeita com experiência e comenta que houve mudanças importantes em seu modo de se relacionar com os demais estudantes. “Aprendi a fazer as coisas em conjunto, a partilhar minhas ideias e também a escutar o que os colegas têm a dizer. Como representante, preciso entender quais são os maiores desejos dos alunos, o que eles sugerem de mudanças e no que podemos ajudar, onde podemos buscar parcerias”, resume.

O Congresso também oportunizou momentos de socialização de experiências positivas desenvolvidas pelos Grêmios Estudantis, além de oficinas onde os participantes puderam opinar sobre o papel e a importância da atuação dos Grêmios nas escolas, os desafios e as possibilidades de participação dos alunos nas decisões que envolvem o processo educativo.

Confira Galeria de Imagens
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.