Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

21/08/2014

Concurso de Redação Fiscal é Lançado durante Seminário


Professora Sandra Mara Nogueira, coordenadora da disciplina de Língua Portuguesa no NRE, apresentou a temática do Concurso.

O Observatório Social de Toledo, em parceria com o Núcleo Regional de Educação de Toledo-NRE, está promovendo a 5ª Edição do Concurso de Redação Fiscal. Neste ano, a temática é Honestidade. O lançamento do concurso aconteceu nesta segunda-feira, dia 18, durante o Seminário de Educação Fiscal, promovido pelo NRE Toledo, nas dependências da Acit, que contou com palestras e exposição de atividades práticas, relacionadas à Educação Fiscal.

O tema do concurso deste ano é: “Honestidade, obrigação moral ou qualidade pessoal?”, e está divido em três categorias: carta de solicitação ou reclamação, para estudantes do 6º ao 9º ano e artigo de opinião, para alunos do Ensino Médio. A novidade, para 2014, é a categoria expressão livre, em que podem participar alunos do ensino fundamental e médio, através da qual podem expressar-se livremente sobre o tema do concurso, através de fotografia ou história em quadrinhos. Todas as categorias serão premiadas com um tablet para o estudante vencedor e outro para o professor orientador.

Parceria

Para Rodrigo Priesnitz, presidente do Observatório Social de Toledo, essa parceria com o NRE é fundamental porque possibilita a discussão sobre a responsabilidade social quanto à correta aplicação dos recursos, bem como conhecer o que as crianças e adolescentes pensam sobre o assunto. “O tema honestidade vem muito à tona, porque nós vemos, em nosso país, vários problemas com relação à corrupção. A gente só vai transformar o nosso país através do trabalho com as crianças e adolescentes”.

A professora Sandra Mara Nogueira, coordenadora da disciplina de Língua Portuguesa no NRE, ressalta que a partir de uma metodologia participativa e problematizadora, os professores poderão discutir com os estudantes como eles se vêem diante do papel da honestidade, se é qualidade pessoal ou uma obrigação do indivíduo. Sandra destaca que o Concurso de Redação Fiscal está dando aos estudantes a oportunidade não só de ganhar prêmios, mas também de descobrir seus talentos e dar um sentido mais funcional ao processo da escrita. “Este tema é interessante porque implica na vida pessoal, da família e da sociedade. Trabalhar a questão dos impostos, da honestidade, da honra e das diversas formas como as pessoas agem, é algo que a escola precisa fazer, afinal, discutir sobre os problemas da sociedade e como resolvê-los também é função da escola”. A professora lembra que a prática da escrita é uma manifestação social e, através dela, o estudante pode discutir sobre os problemas da sociedade e apontar soluções para a sua transformação.


Cleber Lindino, do Observatório Social de Toledo apresentou
o Regulamento do Concurso de Redação Fiscal.


Educação Fiscal
A Educação Fiscal é um dos temas contemporâneos abordados nas escolas. A resolução nº 07, de 14 de dezembro de 2010, inclui a Educação Fiscal entre os temas a serem trabalhados com os alunos. “Consideramos de suma importância esse trabalho para que os alunos compreendam a importância de se recolher os impostos e a nossa responsabilidade em fiscalizar onde são utilizados os impostos pagos sobre os produtos que consumimos”, explica Teresinha Gayardi Magnabosco, coordenadora de Educação Fiscal no NRE.

Ainda, de acordo com Teresinha, a Educação Fiscal envolve, além dos tributos, uma questão ética, englobando o cuidado com o Meio Ambiente, com a boa aplicação dos recursos financeiros e com o cuidado com a coisa pública. “Recebemos a escola gratuita, que vem dos impostos e, da mesma forma que temos direito à educação escolar gratuita, temos, também, o dever de preservar esses bens”. Levando esses conceitos para além dos muros da escola, explica Teresinha, “precisamos mostrar que cidadania e patriotismo é muito mais que torcer por uma equipe esportiva ou votar em um candidato, mas passa pelo cuidado e zelo do que é nosso”.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.