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NRE Toledo

29/07/2014

Segunda Etapa do Seminário Paranaense de Educação Infantil e Séries Iniciais - Descentralizado


O chefe do NRE, Professor Léo Inácio Anschau, participou da abertura do evento e deu as boas vindas aos participantes. "Fico feliz quando vejo que estamos trabalhando juntos, afinal, não há aluno de município e aluno do Estado, o processo educativo é uma totalidade", disse.


O Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE), em parceria com as Secretarias Municipais de Educação que estão sob sua área de abrangência, realizou no dia 23 de julho, a Segunda Etapa do Seminário Paranaense de Educação Infantil e Séries Iniciais (descentralizado). Foram convidados para o encontro os secretários de educação e os coordenadores pedagógicos, que orientam a questão educacional nos municípios.

A pauta do encontro teve como foco a discussão da meta 5 do Plano Nacional de Educação-PNE, que é alfabetizar todas as crianças no máximo até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental. “O objetivo do Seminário é fomentar a estruturação do ensino de nove anos com foco na organização do ciclo de alfabetização de três anos e também promover uma reflexão sobre a organização do trabalho pedagógico por meio de práticas que assegurem e reafirmem a importância da alfabetização e do letramento, melhorando o desenvolvimento do ensino e aprendizagem das crianças nas séries iniciais”, explica Marcia Torino Rocha, da equipe de Coordenação de Educação Infantil-Séries Iniciais do NRE.




O Seminário prevê, ainda, mais dois encontros até o fim de 2014. A terceira etapa acontecerá em agosto e a quarta (e última) em setembro. Segundo os participantes, as discussões estão sendo bastante positivas e as trocas entre os gestores, o contato e troca de experiências entre os gestores e técnicos do NRE, tem mostrado resultados positivos nesta forma de abordagem.

A professora Silvia Maria Martins, Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação de Diamante do Oeste, acredita que o Seminário é importante “principalmente pela troca de experiências entre os municípios que fazem parte do NRE Toledo, que compartilham o que têm dado certo e aprendem com a experiência de outros municípios”. Silvia defende, ainda, o uso de encontros com esse formato para capacitar os professores. “Quando os professores vem até um encontro como este e vê a realidade de outros municípios, voltam para sua cidade, para sua sala de aula, com uma grande bagagem”.

Sobre a integração entre rede municipal e estadual, Patricia Fabiane Schnorenberger coordenadora pedagógica da educação infantil/pré-escola, da Secretaria de Educação do município de Toledo, comenta que não pode haver ruptura. “Desde quando a criança sai de um CMEI, da Educação Infantil, e vai para a escola ela inicia o seu processo de escolarização. Este processo é contínuo. Quando o aluno passa do 5º para o 6º ano, iniciando os estudos na rede estadual, não pode haver grandes mudanças, pois o novo processo só vai dar continuidade na base que nós estamos trabalhando. Por isso é muito importante as Secretarias Municipais de Educação e o NRE terem esse diálogo. Se trabalharmos em rede, com certeza a criança vai sair ganhando”.

Segundo Patrícia, essa integração já acontece entre algumas escolas municipais e estaduais. “Já temos conhecimento de escolas que promovem, no final do 5º ano, alguns dias de atividades na escola estadual, para que o aluno faça a integração com o novo ambiente, ao mesmo tempo em que os professores dialogam, apresentam o perfil dos alunos e conversam sobre o nível de aprendizagem alcançado até o momento”.
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