Núcleo Regional de Educação de Toledo
Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200
![mapa](https://www.nre.seed.pr.gov.br/themes/nre/images/ico_map.gif)
NRE Toledo
02/06/2014
CE Domingos Francisco Zardo faz Viagem de estudos à Guaíra
![](https://farm3.staticflickr.com/2900/14326091101_f9b7d84f56_o.jpg)
Professores e alunos do Colégio Estadual Domingos Francisco Zardo, de Palotina, fizeram uma visita ao município de Guaíra no dia 28 de maio, onde passaram o dia observando paisagens, ouvindo músicas, cantando e conversando, afastados da rotina e da tecnologia que, comumente, toma a maior parte do dia a dia dos estudantes.
O itinerário contou com um passeio de barco, partindo do complexo das Marinas, quando o grupo fez observação de vários pontos do Rio Paraná, suas ilhas e divisas, flora e fauna da região, além de visita a uma Aldeia Indígena, onde conheceram um pouco da história, costumes e o funcionamento de uma escola indígena.
O objetivo do passeio foi proporcionar um conhecimento mais elaborado no que diz respeito às questões de sustentabilidade, degradação e alterações ambientais pela ação humana, permitindo uma reflexão sobre os conteúdos e a observação de ambientes e pessoas que não fazem parte do cotidiano dos alunos. Também foi dado destaque à importância da valorização e respeito à diversidade, oportunizando a percepção de que diferentes grupos têm também diferentes culturas que precisam ser respeitados nas suas especificidades.
![](https://farm6.staticflickr.com/5231/14143118228_721078a2e0_o.jpg)
A estudante Bruna de Freitas comenta que o passeio foi interessante e que muitas coisas chamaram sua atenção. “Não tinha ainda reparado que a cor da água do rio muda conforme o local onde outros rios deságuam no Rio Paraná. Outra coisa que nos chamou a atenção foi que não vimos muitos pássaros, pois em uma área de bastante mata, deveríamos ter visto mais animais”, relata. A estudante também comenta que estes passeios ajudam muito na compreensão dos conteúdos, pois “só na escola a gente não consegue ter uma visão de como as coisas são na realidade. Aprendemos muito com estas atividades desenvolvidas fora da escola”, garante.
O grupo também fez visita ao Museu, à Igrejinha Histórica e as esculturas de Frei Pacífico, onde os estudantes puderam apreciar peças raras, obras de arte e esculturas feitas de madeira e cerâmica, feitas com amor e paciência. “Dava pra ver nos olhos do artista que ele ama aquilo que faz”, relatou um dos visitantes.
Segundo a professora de História Magda De Carli, estes momentos de prática possibilitam um olhar diferenciado sobre os assuntos discutidos em sala de aula, além de oportunizar maior aproximação entre professores e alunos. Para ela, a aprendizagem extra-classe é bem significativa e a satisfação de estar possibilitando estes passeios, relacionando-os com os conteúdos, é muito gratificante. A avaliação positiva da atividade é compartilhada por todos: “Proporcionar aos estudantes conhecimento extracurricular é fundamental para uma aprendizagem significativa, anseio de todos”, complementa a professora pedagoga Márcia Kaiber.
![](https://farm6.staticflickr.com/5585/14329415135_37db5ce180_o.jpg)