Núcleo Regional de Educação de Toledo
Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200
![mapa](https://www.nre.seed.pr.gov.br/themes/nre/images/ico_map.gif)
NRE Toledo
15/05/2014
Alunos participam de Feira de Jogos Matemáticos
![](http://www.nre.seed.pr.gov.br/arquivos/Image/toledo/site_antigo/fotos_noticias/05_15_142.jpg)
Perto de 300 estudantes participaram do Projeto "Brincando com a Matemática".
Alunos de sextos e sétimos anos do CE Jardim Porto Alegre, de Toledo, tiveram um dia de estudos diferente nesta quarta-feira, dia 13. Os estudantes participaram do Projeto "Brincando com a Matemática", desenvolvido pelo Projeto Futuro Integral, do SESC Toledo, em parceria com o colégio estadual. Pela manhã, foram atendidos os estudantes dos sétimos anos, cerca de 140, e, no período vespertino, participaram aproximadamente 150 estudantes dos sextos anos.
Na quadra da escola os estudantes participaram de uma feira de jogos matemáticos, com conteúdos de geometria, quatro operações e raciocínio lógico. “Diversos conteúdos da matemática estiveram envolvidos em cada uma das atividades”, explica a orientadora de atividades de raciocínio lógico, professora Josiane Fagundes Gama Macedo. Ela destaca que o Projeto Futuro Integral atende, no contra turno escolar, alunos da rede estadual de educação dos colégios estaduais Jardim Porto Alegre, Dario Vellozo, Jardim Gisele, Galdino de Lima, Jardim Maracanã e Jardim Europa. “Esses alunos foram os monitores das atividades, eles foram os protagonistas da ação”, reforça.
![](http://www.nre.seed.pr.gov.br/arquivos/Image/toledo/site_antigo/fotos_noticias/05_15_143.jpg)
Na quadra da escola, os estudantes participaram de uma feira de jogos matemáticos, com conteúdos de geometria, quatro operações e raciocínio lógico.
A atividade foi organizada em comemoração ao Dia Nacional da Matemática (06 de maio) e teve como principal objetivo desmistificar a ideia de que a matemática é difícil ou complicada e, ao mesmo tempo, mostrar que todos os ambientes da escola podem ser usados para este fim. “O objetivo é trabalhar a disciplina de forma diversificada e interessante, fazendo com que o aluno aprenda se divertindo. Eles estão hoje brincando de matemática, vendo os conteúdos de uma forma agradável, através de jogos”, destaca a professora Salete Borilli, diretora auxiliar. A gestora comenta que essa forma de ensino já vem sendo desenvolvida pelos professores da instituição escolar há um bom tempo, contudo, nunca durante um período tão longo e com todos os alunos de uma série.
Gabriel Henrique Saran de Souza, do 6º ano, aprovou a iniciativa. “Foi muito legal, tivemos bastantes brincadeiras. Eu gostei muito de um jogo com balões, quem sabia responder perguntas sobre matemática estourava os balões. Também gostei do Xadrez gigante e do boliche”, relata.
![](http://www.nre.seed.pr.gov.br/arquivos/Image/toledo/site_antigo/fotos_noticias/05_15_14.jpg)
As atividades foram monitoradas pelos alunos de colégios estaduais que participam do Projeto Futuro Integral, do SESC Toledo, no contraturno escolar. O professor José Adailton Dechechi, coordenador de matemática do NRE, prestigiou o evento (último, à direita).