Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

05/05/2014

Professores Participam de Capacitação do Programa Agrinho


Os professores participaram de palestra com Maria José Andreacci Zuleger, instrutora do SENAR, sobre o tema: “Sustentabilidade - ambiental, econômica, social e política: as coisas que ligam o campo e a cidade”.

O Núcleo Regional de Educação, em parceria com o SENAR – Sindicato Rural, realizou uma capacitação com os professores interessados em participar do Programa Agrinho. O evento aconteceu nesta quarta-feira, dia 30, na sede do sindicato e reuniu aproximadamente 25 pessoas.

A capacitação dos professores que irão desenvolver o programa nas escolas teve duração de oito horas, e foi dividida em três momentos. Em um primeiro momento foi tratado sobre a história do Agrinho, seus objetivos e os resultados obtidos ao longo dos anos. Na sequencia, foi apresentado o funcionamento do Concurso, e motivado a participação das escolas e professores e, por fim, foi realizado palestra sobre o tema: “Sustentabilidade - ambiental, econômica, social e política: as coisas que ligam o campo e a cidade”, realizada por Maria José Andreacci Zuleger, instrutora do SENAR.

O Programa Agrinho teve início em 1995/1996, voltado para alunos da zona rural e tendo como primeiro tema o uso de agrotóxicos. Ao longo dos anos, o programa foi ganhando a adesão de novas escolas e se expandindo para a zona urbana. Os temas também variaram, versando não apenas sobre o meio ambiente, mas também sobre qualidade de vida, saúde, cidadania, entre outros.

Em 2014, o tema principal é a conexão do rural com o urbano, com objetivo de despertar a população em geral para a importância de que existem diferenças e semelhanças entres as pessoas, mas que todos são importantes para produzir os resultados que a sociedade precisa. “Esperamos que o tema possa despertar essa ressignificação em toda população, começando pelas crianças, e que todos percebam a importância da união e da conexão entre o rural e o urbano. Eu acredito que esse trabalho vai ser muito positivo”, resumiu a palestrante.


No decorrer da capacitação, houve momentos de interação e socialização de ideias e experiências.

Adesão
Em todo o Paraná, há quase 400 municípios participando e mais de mil professores e alunos devem estar discutindo assuntos como ética, cidadania, sustentabilidade, meio ambiente, saúde, entre outros temas se relacionam com os conteúdos curriculares.

A professora Cleusa Novais Escher comenta que os temas propostos pelo Programa são interessantes e a forma como o material é produzido é acessível aos alunos, ajudando a trabalhar e reflexão e a criticidade dos estudantes, o que os ajuda a entender que o ser humano interfere no meio ambiente. “Os alunos gostam do material, tanto que pedem para continuar com eles nos horários de intervalos”, relata Cleusa.

Outra participante da capacitação foi a professora de Ciências Ednéia Maria Barbosa, que participa do programa há 10 anos. Ela destaca que há uma inter-relação entre os conteúdos didáticos e os temas que são trabalhados pelo Agrinho. “Os temas são bem interessantes, dentro da realidade dos estudantes e dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Há, também, um site para pesquisas e um blog onde o professor pode compartilhar experiências e saber como está sendo o trabalho em outras escolas”, comenta.

Concurso
O Concurso do Programa Agrinho envolve alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e é composto por cinco categorias: desenho e redação, para alunos, experiências pedagógicas, para professores, escola Agrinho, para escolas, e município Agrinho, para municípios. As premiações variam de uma câmera digital, prêmio de menor valor, a um carro 0Km, para o 1º ao 4º lugar na categoria Experiências Pedagógicas.

Galeria de Imagens

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.