Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

03/04/2014

Escola Estadual do Campo São Francisco Retoma Atividades do Programa Mais Educação


Em parceria com a família, comunidade local e poder público, a escola está atendendo 57 alunos, oportunizando espaços e atividades educativas que ampliam a permanência do adolescente em atividades ligadas à educação, esporte e lazer.

A escola Estadual do Campo São Francisco, no distrito de Sub-Sede/Santa Helena, está inserida no Programa Mais Educação, proposta do Governo Federal para promover a ampliação da jornada escolar e a reorganização curricular, na perspectiva da Educação Integral, quando o estudante permanece na escola por 8 horas diárias, inclusive com almoço. As ações do Mais Educação constituem-se em uma alternativa de minimizar os problemas sociais, mantendo os adolescentes afastados das ruas, estimulando a aprendizagem e, consequentemente, melhorando o desempenho acadêmico dos estudantes. Outra finalidade destes projetos é buscar um estreitamento de laços e responsabilidades entre as crianças e adolescentes atendidos pela escola e sua família.

Em parceria com a família, comunidade local e poder público, a escola está atendendo 57 alunos, oportunizando espaços e atividades educativas que ampliam a permanência do adolescente em atividades ligadas à educação, esporte e lazer, tais como projetos de Prática Circense, Tênis de Mesa, Acompanhamento pedagógico e Experimentação Científica. As atividades são desenvolvidas em sala de aula, ginásio de esportes, saguão da escola e no entorno escolar, incluindo a praça em frente à escola, centro comunitário e quadra esportiva com participação direta de 06 professores, além de pais, lideranças da comunidade e funcionários da escola. Os projetos são desenvolvidos no contraturno escolar e vêm ao encontro das necessidades da comunidade escolar local, atendendo a um público diversificado, inclusive adolescentes em situações de vulnerabilidade social.


As atividades da escola foi um dos destaques da Mostra de Contraturno Escolar (clique na imagem para ver fotos), promovida pelo Núcleo Regional de Educação de Toledo, em novembro de 2013.

Satisfação
A escola iniciou o Programa Mais Educação em 2013, com o Projeto Permanente e obteve sucesso e elogios das pessoas que acompanharam os resultados. Em 2014, mantiveram-se alguns projetos devido a grande procura e interesse dos pais e dos alunos.

A diretora Roseli Prediger destaca que o Programa é muito importante para a escola e se diz satisfeita em ver a felicidade e responsabilidade dos alunos na realização das atividades em contraturno. “Queremos que os alunos vejam a escola como um local atrativo e que alcancem um crescimento intelectual, sendo capazes de transformar sua vida. Esperamos que esses bons resultados sirvam de inspiração e estímulo para os demais alunos”, comenta a gestora. Já a professora pedagoga Regiane Arnold, que acompanha os Projetos, acredita que todo o esforço para a manutenção do Programa vale a pena. “O sucesso acontece quando há uma boa gestão democrática e participativa e dedicação assídua de todos os envolvidos”, ressalta.

Marisa Helscher Klein, mãe de Daiane Klein, que participa do Programa desde 2013, não economiza elogios ao falar sobre as atividades em que filha participa. Ela relata que a filha aprendeu bastante e que a convivência com os colegas foi ótima. “Além disso, minha filha está ocupando seu tempo, sei onde ela está e o que está fazendo, o que me deixa mais tranquila”, garante.

A estudante Sabrina Dallanora Fernandes Figueiredo, que participa de Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo (AET), iniciou sua participação em 2014 e relata que este projeto está contribuindo com seu aprendizado, complementando sua educação e melhorando seu relacionamento com colegas e professores. “Eu já aprendi muitas coisas novas como preservar o meio ambiente, jogar tênis de mesa e suas regras, artesanato e como reutilizar materiais recicláveis. Estou gostando muito de participar do Programa e levarei algumas coisas para toda minha vida” diz.

As atividades desenvolvidas pela escola estão sendo destaque regional e receberam elogios da Diretora de Departamento da Cultura de Santa Helena, Edi Hister que, ao assistir as apresentações de encerramento dos projetos em 2013, mostrou-se muito entusiasmada e vislumbrada com a capacidade dos alunos e professores nas atividades.




Veja fotos das atividades

Conheça a Página da Escola Estadual do Campo São Francisco

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.