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NRE Toledo

14/03/2014

Atividades de Contraturno Aumentam Permanência dos Alunos

Foto e Reportagem: Francielly Hirata (Jornal do Oeste)

Somente em Toledo 1.680 alunos participam de algum projeto de Educação Integral.

Das 9h às 19h. Este é o período que Jamerson Alves Muniz passa quase todos os dias na escola. Aluno do 7º ano do Colégio Estadual Dario Vellozo de Toledo, ele participa do projeto do Ensino Integral e ainda faz dois cursos de línguas. Assim como ele, 1.680 alunos da rede estadual possuem alguma atividade no contraturno, que fazem parte da Educação Integral em Jornada Ampliada.

Jamerson conta que no período da manhã faz as aulas extracurriculares do Ensino Integral, já à tarde cursa o regular e ainda no final do dia, de segunda a quinta-feira os cursos de inglês e alemão. “Somente na sexta-feira que vou para casa mais cedo, às 17h30”, conta entusiasmado com o período estendido na escola.

O estudante explica que permanecer o dia inteiro na escola proporciona um aprendizado melhor, já que trocou o computador em casa por aulas diversificadas. Opinião compartilhada pela colega de classe do Integral, Rayssa Gabriela da Costa. “Eu acho muito bom porque antes eu ficava só dormindo e agora fico com os amigos e aprendendo”, ressalta.

No colégio deles duas turmas de Ensino Integral permanece o dia inteiro na escola, com aulas regulares e extras, almoço e demais alimentações. São 60 alunos do 6º e 7º ano. “Fizemos uma reunião com os pais com a proposta, eles aceitaram e tivemos até que fazer uma seleção porque tinham mais alunos do que vagas”, explica o diretor Rosan Luiz do Prado.

Estas turmas fazem parte do Programa Mais Educação (PME) que prevê a ampliação da jornada escolar, com incentivo financeiro do Ministério da Educação. “Os alunos têm três aulas no contraturno, começando às 9h10 no período da manhã e indo até o final do dia. De tarde o Integral fica até as 16h.”, detalha ao esclarecer que as aulas extras são cinco dias da semana.

Eles possuem aulas de Direito e Cidadania, Esportes e Lazer, Mídias e Educação, Artes e Acompanhamento Pedagógico, inclusive com meia hora dedicada ao estudo do conteúdo visto no período regular. “Eles criam hábito de estudo e ainda permanecem mais tempo na escola e a educação é um processo de socialização”, descreve os benefícios.

ATIVIDADES
Outras atividades compõem o programa de educação integral. Na Dario Vellozo 250 alunos fazem cursos de línguas duas vezes por semana das 17h30 às 19h– Alemão, Espanhol, Inglês e Italiano –, 40 cursam violão uma vez por semana e mais 60 fazem aula de vôlei duas vezes por semana, todas as atividades são no contraturno escolar.

A coordenação de Educação Integral em Jornada Ampliada do Núcleo Regional de Educação (NRE), Rejane München, explica que em toda a região, 16 municípios, são 5.162 matriculados nos projetos. Ela comenta que quase 100% das escolas apresentam uma ou mais atividade. “Esta política compreende toda a ampliação de tempo, espaços e oportunidades de aprendizagem aos estudantes”, esclarece.

Ela pontua que as propostas de atividades extras devem ser pelo coletivo da escola, com a participação da comunidade, sendo desenvolvidas em período contrário do turno da matrícula do aluno, podendo ser desenvolvidas em outro local disponível na comunidade onde a instituição está inserida, desde que não ofereça risco à integridade dos alunos. “Deverá ser contemplada no Projeto Político Pedagógico da Instituição e constar no Histórico Escolar do aluno”, detalha.

DEMAIS PROGRAMAS
Rejane salienta que além do PME, que atinge 1.286 estudantes do NRE, há outras atividades na educação integral como as Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo (AETE), que atendem 955 alunos. Este projeto tem objetivo de desenvolver e identificar talentos esportivos no contexto da escola, formar e organizar equipes esportivas e participar dos Jogos Escolares do Paraná e outros eventos similares. São turmas de esportes coletivo e individuais com carga horária de quatro horas-aula por semana.

Existe também o Programa de Atividades Complementares Curriculares Permanentes e Periódicas com 2.744 alunos. Ele foca na melhoria da qualidade de ensino. As permanentes são ofertadas cinco dias da semana por três horas-aula para o mesmo grupo de alunos. Já as periódicas possuem carga horária de quatro horas-aula semanais distribuídas em, no mínimo, dois dias para o mesmo grupo ou grupos diferentes de alunos.

O Programa Jovem Agricultor Aprendiz, com 107 beneficiados, foi elaborado pelo SENAR-PR diante da necessidade de proporcionar aos jovens do meio rural conhecimento e qualificação de aprendizagem profissional rural. O número de participantes varia entre 15 a 25 alunos de 14 a 18 anos por turma. As aulas são distribuídas em encontros de 8 a 12 horas semanais de acordo com a disponibilidade do instrutor e agenda escolar.

Finalmente o Programa Esporte Cidadão Unilever, que tem 70 participantes é sócio-esportivo, de iniciação ao voleibol associado ao aprendizado de valores humanos potencializados por este esporte: cooperação, respeito, responsabilidade e autonomia. As atividades são desenvolvidas com no mínimo 25 estudantes. A carga horária é de quatro a seis horas-aula semanais, divididas em duas ou três vezes.

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