Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

14/03/2014

CE Novo Horizonte realiza Simulação de Emergência


Mais de 900 pessoas participaram dos treinamentos do Plano de Abandono.

O sinal de três alarmes marcou o início de uma ação que pode salvar muitas vidas. Nesta quarta-feira, dia 12, o Colégio Estadual Novo Horizonte, em Toledo, realizou mais uma simulação de emergência. O treinamento faz parte do Programa Brigada Escolar: Defesa Civil na Escola, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná-SEED, Corpo de Bombeiros e Patrulha Escolar Comunitária.

O programa prevê que sejam realizados, anualmente, dois treinamentos simulando um caso de emergência na qual deve ser realizado um plano de abandono, encaminhando professores e alunos a um local seguro, previamente definido e de conhecimento de todos, comumente a quadra ou ginásio de esportes. “Cada escola possui uma equipe de brigadistas, formada por, no mínimo, cinco pessoas, que são os responsáveis pela organização e realização do plano de abandono. Na simulação realizada no CE Novo Horizonte, pudemos perceber que a equipe está bem preparada, eles sabiam o que fazer”, relata a professora Maria Zancanaro, coordenadora do Programa no Núcleo Regional de Educação de Toledo.

A execução do Plano de Abandono foi acompanhada pelo Sub Tenente do Corpo de Bombeiros, Eliseu Fernandes Apolinário, pelo Soldado Edivan da Silva Frez, da Patrulha Escolar Comunitária e pela representante do NRE. Segundo Apolinário, os treinamentos nas escolas estão tendo um bom andamento. “Os alunos estão entendendo a proposta, colaborando e levando a sério as simulações. Em relação a resultados concretos, só vamos saber no momento que ocorrer uma emergência” comenta. Ele reforça, ainda, que este trabalho preventivo é extrema importância e já vem sendo desenvolvido desde 2012.


A avaliação dos treinamentos foi positiva. “O mais importante é que todos estão tomando consciência da necessidade de estarem capacitados”, resume o gestor.

O estudante Henrique Roberto Gattermann Mittelstaedt, do terceiro ano “A”, nunca tinha participado de uma simulação e considera importante a realização dos treinamentos a fim de saber como proceder em uma situação real. “Já estaremos preparados e se acontecer fora do colégio a gente pode instruir outras pessoas a fazer corretamente os procedimentos de emergência”, acredita. “Isso é decisão entre a vida e a morte de muitas pessoas, então é importante levar a sério e tomar consciência disso”, completa.

Para Sadi Nunes da Rosa, diretor do colégio, a simulação atendeu boa parte dos objetivos e mostrou alguns pontos que ainda precisam ser melhorados. No período da manhã foram realizadas duas simulações, com cerca de 350 estudantes, além de todos os professores e funcionários do colégio, com o tempo de sete e cinco minutos, respectivamente. O treinamento também aconteceu nos turnos vespertino e noturno. No total, mais de 900 pessoas participaram dos treinamentos. “O mais importante é que todos estão tomando consciência da necessidade de estarem capacitados”, resume o gestor.

O que é o Programa?
O Programa Brigada Escolar: Defesa Civil na Escola visa verificar a adequação das unidades escolares às normas legais do Corpo de Bombeiros quanto à prevenção de incêndios e pânico, consiste na adequação das escolas estaduais, por meio de placas de sinalização, luz de emergência e extintores de incêndio, bem como a formação de brigadas escolares em todas as escolas estaduais. Para 2014, a previsão é que sejam formados mais cinco mil brigadistas no Estado do Paraná.

Veja fotos...

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.