Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

06/03/2014

Abertura de Estágio Supervisionado Formação Docente 2014


A cerimônia de abertura foi marcada por grande emoção. Estiveram presentes, na ocasião, autoridades estaduais e municipais.

Em uma cerimônia marcada por grande emoção, 169 estudantes do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen), de Toledo, participaram da Abertura do Estágio Supervisionado. O evento foi realizado no dia 26 de fevereiro, nas dependências da Unipar e contou com a presença do Professor Léo Inácio Anschau, chefe do NRE, Professora Tânia Elisete de Grandi, Secretária de Educação do Município, Professora Veralice Aparecida Moreira de Souza, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Professora Luciana Rohde, Coordenadora Técnico Pedagógica do NRE, Professora Claudete Miola de Castro, Coordenadora do Departamento de Educação Profissional-DET no NRE, professor Rudi Lunkes, Diretor Auxiliar do CE Pres. Castelo Branco, juntamente com o coordenador da prática de Formação, professor Claudimir Antonio Ventura e professores das diversas disciplinas.

A cerimônia marca o início das atividades práticas do curso que oferta, desde o primeiro ano, atividades que auxiliam na preparação, ambientação e prática em sala de aula. “É um momento significativo. São duzentas horas de prática de estágio, do primeiro ao quarto ano. Eles têm 800 horas para estudar, organizar e se preparar para entrar em sala de aula e serem excelentes professores”, explica a professora Claudete Miola, coordenadora do Departamento de Educação Profissional no NRE.
No 1º ano, os alunos estudam o sentido e o significado de ser professor, no 2º ano são estudadas a pluralidade cultural, as diversidades, as desigualdades e a educação, no 3º ano são abordados os Condicionantes da infância e da família no Brasil e os fundamentos da educação infantil, já para o 4º ano, os estudos são voltados às Práticas Pedagógicas – prática de ensinar, a partir das teorias estudadas nos anos anteriores.

Todas as autoridades presentes destacaram, em suas falas aos alunos, que ser professor é uma profissão muito nobre e merece todo o respeito. Léo Inácio Anschau, chefe do NRE, falou aos alunos sobre a importância de terem escolhido a profissão. “Se eu precisasse começar tudo de novo, iria escolher novamente a profissão de professor, eu viveria tudo de novo”, disse. Ele destacou que a profissão tem grande importância para a construção de uma sociedade melhor. “Se observarmos bem, veremos que os países e locais que tiveram sucesso e avançaram na qualidade de vida, têm bons professores”.

O diretor auxiliar do Premen, professor Rudi Lunkes, destacou que ser professor pode ser muito gratificante. “Vocês estão abraçando uma profissão que irá dar muita alegria. É gratificante para nós, que já estamos no magistério há mais tempo, encontrar uma pessoa de sucesso e poder dizer que foi nosso aluno”, disse aos estudantes.


Estudantes participam de atividades de Estágio Supervisionado durante os 4 anos do Curso. No total, são 800 horas de preparação para o magistério.

Sonhos e expectativas

A estudante Natalia Marques da Silva iniciou o curso de Formação de Docentes este ano e já faz planos para o futuro. “Desde pequena, sempre gostei muito de ensinar, de ajudar as pessoas a aprender. Eu já me imagino em sala, com meus alunos”. A estudante comenta que o curso está sendo muito proveitoso e que as disciplinas são interessantes. Já Aline Kauana de Marchi, que está no 3º ano, relata que os estágios a ajudaram a ter mais segurança e traz experiências que a ajudarão em sua vida profissional. “No Magistério você desenvolve muito o conhecimento, sai com outra visão, aprende a lidar com pessoas no seu meio. Com o estágio a gente sai bem mais preparada, podemos “juntar” o teórico (das disciplinas do curso) com a prática com as crianças”.

Veja Fotos...

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.