Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

21/02/2014

Abertura das Atividades do PDE 2014.


Com os professores que já concluíram e irão concluir o programa, serão mais de 13 mil professores passando pelo PDE, desde 2007.

O Programa de Desenvolvimento Educacional-PDE já faz parte da vida funcional dos professores. Com essas palavras, a professora Alice Maria Bohnen, representante do PDE no Núcleo Regional de Educação de Toledo-NRE, deu as boas vindas aos 75 professores que estão participando do programa em 2014.

A aula inaugural foi realizada na última segunda-feira (17) nas dependências da Fasul, em Toledo, e contou com a participação do chefe do NRE, professor Léo Inácio Anschau, do Coordenador do PDE na Unioeste, Marco Antonio Batista Carvalho, da Coordenadora Técnico Pedagógica do NRE Toledo, Luciana Rohde, da Representante do PDE no NRE, Alice Maria Bohnen e demais servidores do NRE que auxiliam no programa.

A aula inaugural marcou o início de um curso de formação continuada com duração de dois anos, através do qual os participantes irão não apenas progredir em sua carreira profissional, mas também propor intervenções pedagógicas positivas nas escolas em que atuam. O curso teve sequência nos dias 18 e 19, quando os professores participaram do Seminário Integrador. Primeira atividade presencial, o Seminário objetiva recepcionar os participantes e apresentar os fundamentos teóricos que colocam a escola na centralidade da formação dos professores, o que faz com o que PDE ocupe lugar de destaque como política pública de formação continuada.

De 2007 a 2012, 9200 professores concluíram o PDE. Em 2013 ingressaram 2000 professores e, em 2014, mais 2000 profissionais da educação estão iniciando o Programa, em todo o Estado. “Com os professores que já concluíram ou irão concluir o programa, serão mais de 13 mil professores passando pelo PDE. Essa política de afastamento continua sendo inédita, pois o Paraná é o único Estado que assumiu esse desafio”, destacou a coordenadora do PDE no NRE.


O PDE é ofertado pelo Estado do Paraná, em parceria com Universidades.  Na foto, professor Marco Antonio Batista Carvalho, coordenador do PDE na Unioeste.

O Coordenador do PDE na Unioeste deu as boas vindas aos “calouros”. “A ansiedade do primeiro encontro agora já se tornou realidade. Tivemos, neste ano, mais de oito mil inscritos e, dentre os dois mil selecionados, você ocupa uma dessas vagas. Penso que só isso já seja motivo de alegria, de satisfação. Bem vindos ao PDE”, disse, em sua fala de abertura. Marco Antonio também proferiu palestra pontuando os principais objetivos do PDE e quais atividades serão desenvolvidas ao longo do curso, bem como as responsabilidades por parte dos participantes em se dedicar integralmente ao PDE.

Já o chefe do NRE, professor Léo Inácio Anschau, salientou que os professores têm uma grande missão na sociedade. “Nós fazemos parte de um processo de construção e de transformação e o material que trabalhamos é o ser humano. O resultado desse trabalho é em benefício do cidadão. Por isso, a gente se emociona, torce e procura cuidar bem dessas oportunidades. Queremos que nesse tempo de estudos vocês coloquem toda a energia produtiva no sentido de alcançar a meta que vocês estabeleceram para vocês mesmos e para a educação”.


75 professores do NRE ingressaram no PDE em 2014.

Para ingressar no PDE, o professor deve ser efetivo e estar no mínimo na classe oito do nível II de seu plano de carreira. Entre os selecionados, estão as amigas Tatiane Terezinha Simioni Fiori e Sissi Elizabete Lamel Guzzo, ambas professoras pedagogas. Para elas, participar no programa representa um novo momento. “No dia a dia estamos sempre correndo e temos dificuldade em parar para pensar sobre uma série de coisas. Este é um momento de reflexão em que poderemos aliar o que vimos na escola, no dia a dia, com a reflexão que faremos a partir do nosso estudo”, acredita Tatiane.

Sissi complementa a fala da amiga. “Esse período de estudos vai permitir que nós busquemos em teorias, estudos e momentos de leitura, conhecimentos para serem postos em prática futuramente. Me sinto feliz pela oportunidade de poder viver e sentir esse momento de reflexão”.

PDE
O PDE – Programa de Desenvolvimento Educacional é uma formação para os professores da Rede Estadual de Ensino em parceria com as universidades. No primeiro ano do programa os professores se dedicam exclusivamente aos trabalhos acadêmicos, já no segundo ano, eles ficam afastados em 25% da carga horária, para realização de suas atividades. Cada professor PDE elabora um Plano de Trabalho, ou seja, uma proposta de intervenção prática na realidade escolar, que irá ser aplicada em seu colégio. Ao término da aplicação os professores ainda produzem um artigo científico, analisando a implementação e os resultados desta proposta.

Veja Fotos do Evento...

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.