Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

18/12/2013

Projeto Pelotão Curumim atendeu mais de 110 Alunos em 2013


Curumins de Quatro Pontes, em visita ao Rio Grande do Sul.

Mais de 110 “curumins”, de escolas e colégios na área de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Toledo/NRE, tiveram a oportunidade, ao longo deste ano, de participar do Projeto Pelotão Curumim. O Projeto é uma iniciativa independente, com direção e coordenação do Sargento Jair Chagas, da Companhia de Comando da 15ª Brigada da Infantaria Motorizada de Cascavel, em parceria com as escolas e colégios estaduais, com apoio da comunidade escolar, APMF das escolas, prefeituras e secretarias municipais de educação e demais parceiros locais.

O principal objetivo do Projeto é a formação de guarda vidas, além de desenvolver a capacidade de pensar criativamente, a valorização da moralidade e da ética e a formação de cidadãos responsáveis, além de oportunizar aos jovens a participação e diálogo em grupo e a formação de estudantes participativos, responsáveis e engajados em sua comunidade. Para participar é necessário ter entre oito a quinze anos, ter boas na escola e bom comportamento.


“Onde eu estiver, estarei desenvolvendo esse trabalho..." garante o Sargento Jair Chagas.

O Projeto Curumim foi idealizado pelo Sargento Jair Chagas no Rio Grande do Sul com objetivo de atender crianças carentes. “Por vir de uma família carente, eu procurei montar esse projeto pensando no que faltou para mim na infância, além de carinho, amor e acolhimento da família. Um menino gosta de aventura, de conhecer lugares, de desafios”, reflete. “Onde eu estiver, estarei desenvolvendo esse trabalho, pois essa foi uma promessa que fiz, a partir do momento que fui aprovado no curso (escola) de sargentos”. Segundo Chagas, já foram atendidos, na região Oeste do Paraná, mais de 400 jovens.

No projeto são trabalhadas noções de primeiros socorros, combate e prevenção de acidentes, combate e prevenção de incêndio, acampamentos, prevenção ao uso e consumo de drogas e entorpecentes. Ao longo do ano são desenvolvidas atividades de preservação da natureza, noções de cidadania, valorização da família, instruções sobre o estatuto da criança e adolescente (ECA), valorização da cultura regional de diversas regiões históricas do país, incluindo viagens culturais e de lazer, rapel (específico para idade com instrutores e monitores), noções de trânsito, sobrevivência na selva, projeto de vida, brincadeiras e recreação.


Mais de 110 alunos participaram do Projeto Pelotão Curumim, em 2013. Na foto, Curumins de São Luiz do Oeste.

A diretora do Colégio Estadual São Luiz, professora Sueli Tomazini, relata que os estudantes criaram um maior senso de responsabilidade. “Os curumins mais velhos se sentem responsáveis pelos mais novos, percebemos um maior companheirismo entre eles, formou-se uma ‘família curumim’”. E os reflexos desse aprendizado também é sentido pelas famílias. Adriana A. Camozato Teixeira, Mãe do Curumim Guilherme Camozato Teixeira, de 11 anos, comenta que já percebeu algumas mudanças no dia a dia do seu filho. “Eles aprendem a ter mais disciplina e autonomia e recebem noções que os preparam para a vida, como prevenção de acidentes, incêndios e primeiros socorros. Já senti a diferença em casa”, relata.

Além da melhora no relacionamento familiar e no ambiente escolar, o projeto já apresentou resultados concretos. É o caso do curumim Lucas Lira Paradella, 13 anos, que auxiliou no resgate de um afogamento. “Eu estava na piscina e ouvi gritos de que havia um senhor se afogando. Naquele momento me lembrei de um treinamento que tivemos e, dentro de um minuto, consegui desafogá-lo. Após esses procedimentos ele foi enviado ao hospital”. Perguntado sobre o que sentiu ao saber que pode ajudar outra pessoa, o jovem afirma, com voz trêmula. “Não tenho palavras para descrever isso, ajudar outras pessoas”.


Registro da Formatura dos Curumins em São Luiz do Oeste.

No encerramento das atividades de cada ano é realizada a formatura dos integrantes e entregue de farda e uma carteira de resgatista (salva-vidas).

Formaturas e Encerramento das Atividades de 2013
O encerramento e a formatura da primeira fase do Projeto em São Luiz do Oeste aconteceu no dia 10 de dezembro. Ao todo, 40 estudantes da Escola Municipal São Luiz e da Escola Estadual São Luiz D’oeste, do distrito de São Luiz do Oeste/Toledo, foram atendidos pelo projeto em 2013.

Em Iguiporã, distrito de Marechal Cândido Rondon, foram atendidos 40 alunos do CE do Campo Professor Nilso Franceski e da Escola Municipal Floriano de Peixoto. A formatura dos alunos aconteceu no dia 5 de novembro. “O colégio esperou dois anos para que o projeto fosse realizado, devido o trabalho do Sargento ser muito procurado”, destaca Carla Beatriz Kraemer Knabben, Secretária da colégio estadual e membro da equipe de coordenação do Projeto.

Em Quatro Pontes, o Projeto está sendo realizado desde março deste ano. Na próxima segunda-feira, dia 23, acontecerá a formatura da primeira fase do Projeto, quando 33 curumins irão receber a farda e a carteira de resgatista (salva-vidas). O Projeto Pelotão Curumim é composto por três etapas.


Fotos do Desenvolvimento do Projeto


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.