Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

03/12/2013

Alunos do NRE se destacam no Concurso do Ciscopar


Equipe do Ciscopar, juntamente com autoridades e estudantes premiados.

No dia 29 de novembro foi realizada a premiação do Concurso de Desenho e Poesia do Ciscopar – Consórcio Intermunicipal da Saúde Coesta Oeste. O concurso é resultado do Projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas 2013” e contou com a participação de estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares dos 18 Municípios de abrangência do CISCOPAR / 20ª Regional de Saúde. Dentro da Regional, são atendidas escolas e colégios pertencentes aos Núcleos Regionais de Educação de Toledo e Assis Chateaubriand.

Em seu quarto ano de execução, o projeto atendeu estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e Ensino Médio, através de palestras informativas e orientação nas escolas, além de promover os concursos de poesia e de desenho, que consistiu na criação, de forma inédita, de obras abordando a prevenção de DST/HIV/AIDS a partir do tema “DST/HIV/AIDS: sendo criativo para romper preconceitos!”. O Concurso teve um total de 780 inscritos, sendo 613 alunos na categoria desenho e 167 alunos na categoria poesia, lançada neste ano. Foram escolhidos 24 trabalhos, sendo 12 em cada categoria, que irão ilustrar o Calendário Ciscopar 2014. Destes, 22 vieram para o Núcleo Regional de Educação de Toledo.


Os trabalhos dos estudantes do NRE irão ilustrar o Calendário do Ciscopar em 2014.


A escola com maior quantidade de trabalhos selecionados foi o Colégio Estadual do Campo Santo Dumont, de Santa Helena, que conquistou cinco premiações. Na categoria poesia, dentre 11 premiações conquistadas por alunos do NRE, quatro ficaram para o Colégio, além da escolha do desenho feito pela aluna Deise Fabiana Pereira Cintra, que irá ilustrar o mês de Agosto.

O Diretor do Colégio, Professor Lídio Dani, acredita esse resultado é consequência da seriedade que a escola e os pais têm com a educação dos estudantes. “Trabalhamos em unidade, visando uma boa educação e buscando um mundo melhor, isso faz com que as ações e realizações da escola tenham sucesso. No início do ano nós traçamos algumas metas e cada grupo vai se destacando no desenvolvimento dessas ações”, explica, e conclui: “Se formarmos cidadãos conscientes hoje, teremos um mundo melhor amanhã”.

Ana Paula Parcianello é estudante do Colégio e foi uma das premiadas. Ela produziu a poesia “Diga não à discriminação”. A aluna comenta que a escola ajudou muito os alunos, tratando sobre o tema e incentivando todos a participar. “Fizemos vários pesquisas e um grande trabalho com nossas famílias. Todos nos incentivaram e tivemos belíssimos trabalhos em nosso Colégio”. Segundo Ana, melhor que ganhar um prêmio é saber que as pessoas estão se conscientizando. “Se há tantas pessoas infectadas pelo vírus da AIDS ou contaminadas com doenças sexualmente transmissíveis, é porque não tomaram o cuidado necessário. Eu acredito que, no futuro, essas doenças poderão ser controladas, através do grande empenho de todos”. Questionada sobre a importância de estudar o tema na escola, ela resume, declamando parte de sua poesia: “Todos precisam de informação, que sempre será melhor solução. Respeitar a vida a cada ato de prevenção, e respeitar o próximo, sem discriminação”.


Léo Inácio Anschau, juntamente com professores e alunos do CE Campo Santo Dumont, de Santa Helena.

O chefe do NRE Toledo, Professor Léo Inácio Anschau, destaca que este projeto desenvolvido pelo Ciscopar é muito importante, porque traz para dentro das unidades escolares a discussão sobre temas que, de certa forma, ainda são tabus na sociedade. “Quando os estudantes percebem que quem está falando com eles é um dos responsáveis pela saúde pública, eles se sentem mais seguros de conversar sobre esses temas”, afirma. Anschau comenta que há certa dificuldade por parte de pais e professores em abordar esses temas com as crianças e adolescentes e que a equipe do Ciscopar trata do assunto com naturalidade, pois a ação faz parte do dia a dia desses profissionais. “Sabemos da importância do trabalho desses profissionais. Os resultados das discussões produzidas e experiência de participar nesse projeto é algo que os alunos irão levar para toda a vida”.

Conheça os trabalhos irão ilustrar o Calendário Ciscopar 2014 e veja Fotos da Premiação...

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.