Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

07/11/2013

NRE Toledo Realizou a Segunda Etapa do Formação em Ação 2013


Servidores do CE Teotônio Vilela, em Santa Helena, durante a Formação Continuada.

O Núcleo Regional de Educação de Toledo/NRE realizou nesta segunda, 04, com os servidores de todas as escolas e colégios da regional, a 2ª Etapa do Formação em Ação 2013. Nesta etapa, os próprios colégios puderam organizar a sua formação continuada, a partir das demandas e necessidades identificadas pelo corpo escolar. A primeira etapa aconteceu entre os dias 11 e 17 de junho, nos polos de Marechal Cândido Rondon, Palotina e Toledo.

O chefe do NRE, professor Léo Inácio Anschau, destacou que a realização deste momento formativo na própria escola, possibilita ao coletivo escolar pensar o seu próprio ambiente e o planejamento das ações pedagógicas, envolvendo todos os profissionais da educação. “Essa parada é extremamente importante para a reflexão acontecer e, com certeza, novas ideias estão surgindo e trazendo novas possibilidades e momentos importantes para a vida do colégio. Esse pensar para dentro do colégio é algo muito importante, que está acontecendo em todas as escolas do nosso NRE”.


Profissionais de Educação de 11 escolas/colégios do município de Marechal Cândido Rondon participaram da formação continuada, nas dependências do Parque de Exposições/Café Colonial.

Alguns colégios optaram por uma organização coletiva. Foi o caso de Marechal Cândido Rondon, quando 11 escolas/colégios do município participaram da formação continuada, nas dependências (Café Colonial). Foram inscritos no evento aproximadamente 300 profissionais da educação, entre Agentes Educacionais I e II, professores, professores pedagogos e diretores.

Ana Regina Schueigerti, diretora auxiliar do CE Paulo Freire, e Jakeline Quasne documentadora escolar, organizadoras do evento, explicam que, além do conhecimento para o trabalho, foi pensado em um momento de motivação e em temas que fossem úteis para a vida pessoal e para o dia a dia dos profissionais da educação. Para tanto, foram realizadas palestras com Promotores Públicos, Psicólogo, Fisioterapeuta e uma Professora da Unioeste.

O chefe do NRE esteve presente no período matutino e enalteceu a iniciativa por trazer todas as instâncias sociais para discutir as questões da educação. De modo especial, destacou a importância da participação dos Promotores do Ministério Público, Marcelo Augusto Ribeiro e Tiago Trevizoli Justo, que falaram sobre os Programas Paraná sem Corrupção e Conte até 10.

Sobre a parceria entre a Secretaria da Educação e Ministério Público, Anschau destacou que está sendo implementado, em todo o Paraná, um grande programa coordenado pela Secretaria de Estado da Educação/SEED, envolvendo a sociedade no planejamento escolar, nas ações de organização da estrutura escolar e do planejamento pedagógico, no sentido de garantir a todos os estudantes o direito de acesso na escola e de sua permanência com qualidade.Promotores do Ministério Público, Marcelo Augusto Ribeiro e Tiago Trevizoli Justo, que falaram sobre os Programas Paraná sem Corrupção e Conte até 10.

Léo Inácio Anschau, chefe do NRE, juntamente com os Promotores do Ministério Público, Marcelo Augusto Ribeiro e Tiago Trevizoli Justo, que falaram sobre os Programas Paraná sem Corrupção e Conte até 10.

Confira algumas atividades das escolas/colégios do NRE:

Na Escola Estadual do Campo Teotônio Vilela, em Santa Helena, o tema abordado foi avaliação, dando enfoque ao Conselho de Classe, com o objetivo de analisar o processo de ensino aprendizagem no decorrer do ano letivo. Ao longo do dia, foram planejadas ações visando à superação das dificuldades apresentadas no processo educativo e feitos encaminhamentos para o término do ano letivo e conselho de classe final. Posteriormente, foram analisados e reformulados os conceitos de conselho de classe e avaliação, contidos no Projeto Político Pedagógico.


O CE do Campo Evaldo Talyuly, de Luz Marina, trouxe como tema a Gestão Democrática. A atividade foi desenvolvida a partir do filme “Mera Coincidência”, tendo como objetivo discutir e desenvolver a criticidade dos participantes do curso e a análise, a partir da discussão, sobre como acontece a Gestão Democrática na escola. No período vespertino, foram organizados dois grupos, composto por membros de todos os setores da escola. Os integrantes fizeram a analise de cada função, relacionando com a Gestão Democrática e anotando o que foi abordado no grupo. Por fim, no grande grupo, foram socializadas as discussões relatadas.

As Escolas Augustinho Donin e Bom Princípio fizeram em conjunto a sua formação. Em pauta estiveram os temas: Os conceitos Psicológicos de uma criança em formação; Aspectos psicológicos do Aprendizado; O Uso da Ritalina nos dias de hoje? Remédio ou Veneno; Como trabalho de descontração: Filme Minha Mãe é uma Peça e Terapia do Riso, “muito indicada nesse último bimestre”, segundo alguns comentários. E, ainda, como “tarefa de casa”, sobre preconceito racial, foi sugerido o filme A vida secreta das abelhas e, para o desenvolvimento pessoal, Saga do Amor. Não, faltaram também, momentos de socialização e interação, com tortas, almoço e uma deliciosa salada de frutas com sorvete.

No CE Pio XII, em Maripá, o tema foi “Educação das Relações Étnico Raciais e Afro descendência”, objetivando o desenvolvimento de uma educação voltada para consciência da importância do negro para a constituição e identidade da nação brasileira e, principalmente, do respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito. Os trabalhos foram conduzidos por meio do processo educativo do debate. Pela manhã, foi estuda a legislação vigente sobre o tema e pensado a organização da Semana da Consciência Negra do Colégio. À tarde, os professores e funcionários fizeram visita à Comunidade Quilombola Manoel Ciriaco dos Santos, no município de Guaíra-PR.

No Ceebja – Toledo foi trabalhado a oficina "O que é Inclusão?", com participação de todos os envolvidos na educação de EJA, vinculados ao CEEBJA.


No CE Pio XII, em Maripá, o tema foi “Educação das Relações Étnico Raciais e Afro descendência”. À tarde, os servidores fizeram visita à Comunidade Quilombola Manoel Ciriaco dos Santos, no município de Guaíra.

Mais fotos podem ser vistas e baixadas no álbum: http://www.flickr.com/photos/nretoledo/sets/72157637409853823/

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.