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NRE Toledo

22/10/2013

Etapa Descentralizada do Curso de Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar Capacita Professores


Professor Léo Inácio Anschau, chefe do NRE, Maria Helena Garicoix, coordenadora da Equipe de Educação Especial e Inclusão Educacional do NRE, Rosana do Rosário Ossussi, coordenadora da Equipe Técnico Pedagógica do NRE e Gilvane Bertagnolli Piasentin Guidolin, na abertura do curso.

Entre os dias 22 e 25 deste mês, 67 educadores, entre professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncional - Tipo I, Pedagogos e Professores de escolas que atendem alunos com necessidades educacionais especiais, participam da Etapa Descentralizada do Curso de Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar, nas dependências do SENAC-Toledo.

A abertura aconteceu nesta terça-feira, 22, com presença do chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo/NRE, Professor Leo Inácio Anschau, da coordenadora da Equipe Técnico Pedagógica do NRE, Rosana do Rosário Ossussi, da coordenadora da Equipe de Educação Especial e Inclusão Educacional do NRE, Maria Helena Garicoix, acompanhada pelas servidoras que compõem a equipe: Ana Paula Tomczak, Gilvane Bertagnolli Piasentin Guidolin, Lisiane Kieling, Raquel Helena Feiten e Rosimeire Galbiati Gonçalves.

Durante os quatro dias serão repassadas as informações recebidas na Etapa Presencial, que aconteceu em Curitiba, entre os dias 09 e 13 de setembro, da qual participaram as professoras Gilvane Guidolin e Rosimeire Galbiati, (Equipe de Educação Especial e Inclusão Educacional do NRE), juntamente com as professoras da Sala de Recursos Multifuncional Tipo I, Ruth Muniz (do Ceebja – Toledo) e Solange Bencke Fredo (do CE Luiz Augusto Morais Rego), e a professora pedagoga Leila Manica, (do CE Jardim Porto Alegre), que serão as docentes do curso.


Um dos pontos altos da abertura foi execução do Hino Nacional Brasileiro em Libras, interpretado por Francielli Giza (surda).

Atendimento
O Núcleo Regional de Educação de Toledo atende 16 municípios, num total de 70 Salas de Recursos Multifuncional - Tipo I e quatro Salas de Recursos Altas Habilidades/ Superdotação, na Rede Estadual de Educação. Com exceção de Toledo, que possui Sistema Municipal de Educação, o Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional do NRE também auxilia as Secretarias Municipais, no atendimento às demandas de Educação Especial aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

A Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar é um processo dinâmico, de caráter investigativo e processual, que tem como propósito obter informações e subsídios para favorecer o desenvolvimento do aluno e de sua aprendizagem. Para isso, faz-se necessário identificar as barreiras que estejam impedindo ou dificultando o processo educativo em suas múltiplas dimensões. “Ao dispor dessas informações é possível adotar procedimentos para reorientar e melhorar o processo de ensino e de aprendizagem e, assim, aperfeiçoar a prática docente, cumprindo a sua função didático-pedagógica de possibilitar ao professor e ao aluno a identificação do que deve ser feito para redirecionar a caminhada educativa”, explica a professora Gilvane Bertagnolli Piasentin Guidolin, que está na coordenação do evento.

Essa prática de avaliação, com acompanhamento cotidiano da aprendizagem, ajuda o professor a tomar decisões mais adequadas sobre o aproveitamento de todos os alunos. Este processo torna fundamental a participação da família, do próprio aluno e de todos que atuam na escola (professor da classe comum, professor especializado e equipe pedagógica da escola).

Léo Inácio Anschau, chefe do NRE Toledo, acredita que esse curso tem uma função muito importante, que é preparar estes profissionais para fazer a Avaliação de forma eficaz. “Para que o aluno seja inserido numa Sala de Recursos Multifuncionais, ou numa sala de Recursos de Altas Habilidades/Superdotação, ele precisa ser bem avaliado, para que todo o processo de ensino e aprendizagem venha ao encontro das necessidades desse aluno. Essa capacitação, com toda certeza, será um grande diferencial no atendimento da Educação Especial em nossa regional de educação”.

A professora Rozilene Maria Moraes, que atua na Sala de Recursos do CE Novo Horizonte, em Toledo, comenta que o processo de avaliação é bastante complexo. “Nós precisamos desse suporte para fazer esse processo com segurança e, como o curso está formando avaliadores, essa proposta é muito interessante”. Sua colega, Terezinha Pancotto, que atende alunos na Sala de Recursos do CE Jardim Maracanã, também em Toledo, relata que está feliz em participar do curso. “Precisamos estar sempre nos “reciclando”, sempre aprendemos mais alguma coisa que podemos aplicar em nosso trabalho, em nossas avaliações e relatórios. É importante esse momento, para termos uma orientação de como proceder, a fim de que todos sigam a mesma orientação”, destaca, ao lembrar-se da importância de se fazer relatórios bem elaborados para a continuidade do atendimento especializado, no caso de transferência desse estudante para outro colégio, ou até mesmo para outro município ou estado.


Equipe do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional do NRE, juntamente com o chefe do NRE, Léo Inácio Anschau, e com a coordenadora da Equipe Técnico Pedagógica do NRE, Rosana do Rosário Ossussi.

*Reportagem e fotos: Jorge Bregolato

Veja também:

Educadoras Participam de Curso de Avaliação Psicoeducacional no contexto escolar

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