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NRE Toledo
27/09/2013
Conferência debate prioridades do Paraná para Educação
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A Conferência Estadual de Educação, realizada em Curitiba entre terça e esta quinta-feira (24 a 26), reuniu mais de mil participantes para debater e votar as últimas emendas ao documento para a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2014, que será base para o Plano Nacional de Educação.
Mais de 18 mil emendas foram trazidas para Curitiba, reunidas em 222 conferências municipais feitas em todo o Paraná. As emendas foram divididas entre grupos de trabalho, que debateram e discutiram as propostas. Nos próximos dias tanto esse documento quanto a lista de delegados que irão representar o Paraná serão divulgados, segundo a secretária executiva do Fórum Estadual de Educação (FEE), Cristiana Gonzaga.
“A Conferência Estadual encerra mais de um ano e meio de trabalho. Nosso Estado foi um dos mais mobilizados do país, com mais de 51 mil pessoas envolvidas”, afirma Andrea Caldas, coordenadora de Sistematização e Monitoramento do Fórum Estadual de Educação (FEE) e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Os sete eixos da Conae abrangem várias áreas da Educação, exigindo a participação de toda a comunidade escolar, governo e diversos movimentos sociais, entidades e instituições. Iranildes de Assis veio de Marilena, representando o Movimento Negro. “A discussão foi muito positiva, muito democrática”, afirma.
Eixos da Conae:
1 – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação;
2 – Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
3 – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente.
4 – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
5 – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
6 – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
7 – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.