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NRE Toledo
29/08/2013
CESAF realiza o II Físico Química
Os estudantes prepararam o ambiente e deram um show de conhecimento e criatividade ao elaborar e apresentar os trabalhos.
O Colégio Estadual Senador Attílio Fontana – CESAF – realizou na noite de terça-feira (27), nas dependências da escola, e durante a quarta (28), no Centro de Eventos Desiré Refosco na Vila Pioneiro, o II Físico Química. O evento teve como objetivo a integração entre teoria e prática e mostrar que conhecimento não se faz apenas com livros, mas também por meio de atividades práticas e experiências.
Segundo o diretor auxiliar do Colégio, professor Roberto Casagrande, a atividade ajuda a criar um novo dinamismo e maior envolvimento dos alunos nas atividades propostas pelos professores e pela escola. “Estamos caminhando em busca do grande desafio da educação, que é formar um aluno participativo, criativo e inventivo”, destaca.
E entre maquetes, experiências químicas e circuitos elétricos, o que se pode perceber foi um grande empenho e interesse dos alunos em buscar esse conhecimento.
A equipe de Tamires Correia, do 3º B Noturno, apresentou a técnica de compostagem de dejetos orgânicos. Ela relata que o interesse em desenvolver o trabalho surgiu da própria sala da aula, durante uma aula de Química. “Tivemos uma aula sobre decomposição e fizemos a discussão sobre a destinação correta de dejetos orgânicos. A partir daí tivemos a informação de que o “lixão” de Toledo utiliza a compostagem, o que não gera impactos ao Meio Ambiente e não produz mau cheiro”, explicou Tamires.
Já os alunos Tiago, Luiz Felipe e Tuiane, do 2º C noturno, construíram um Guindaste Hidráulico utilizando madeira, seringa, mangueira de borracha (sorinho) e água. Na demonstração, eles explicaram a utilização da Lei de Pascal. “A pressão exercida sobre a água faz levantar o peso, quanto maior a quantidade de água maior a força gerada”, explicou um dos integrantes da equipe. Eles destacaram que este princípio da Física é utilizado na fabricação de máquinas pneumáticas e hidráulicas, e amplamente utilizado em mecânicas e indústrias.
O grupo apresentou a maquete hidráulica, aplicação da Lei de Pascal.
Interdisciplinaridade
Além de leis científicas e fenômenos químicos, alguns estudantes fizeram também um resgate histórico, como a demonstração do funcionamento de um Monjolo, apresentado por estudantes do 1º “D”, noturno. O grupo explicou que o Monjolo foi a primeira máquina utilizada pelo homem para moer cerais, como arroz e trigo. “Além de utilizar somente a força da água, dentro da questão da sustentabilidade e do cuidado com o Meio Ambiente, estamos mostrando o que estudamos na disciplina de Física, que é o equilíbrio das forças”, explicou Bruna Maiara.
Uma curiosidade histórica foi a apresentação da vida e obra de Marie Curie, considerada a mãe da Química. A equipe, formada pelas alunas Amanda, Kelli, Fernanda, Ane e Bruna, destacou que Marie nasceu em 1867 e foi a primeira mulher a receber dois Prêmios Nobel em um só ano. O grupou apresentou a importância de Marie Curie no estudo da Radiação e destacou que ela foi a responsável pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio. “É uma coisa que normalmente não se fala, sobre a mãe da Química”, lembrou Amanda.
Outro destaque foi a Oficina de Filosofia da Ciência, na qual estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Administração – Integrado, apresentaram a ciência como objeto de reflexão, dentro do campo de estudos da Filosofia.
Na oportunidade, alunos, professores e convidados puderam discutir e debater alguns pontos apresentados pelo “Critério de Falseabilidade” em Karl Popper. Um dos alunos destacou que o objetivo do grupo foi aproveitar esse momento em que todos estavam admirados com os resultados da ciência e fazer a reflexão sobre como são produzidos esses conhecimentos, bem como apresentar alguns pontos em que há o diálogo entre conhecimento científico e conhecimento filosófico.
A Oficina de Filosofia da Ciência apresentou pontos de diálogo entre conhecimento científico e filosófico.
Continuidade
O Projeto Físico Química foi idealizado pela Professora Valéria, de Física, e pela Professora Eliane Reis, de Química, no ano de 2012. Em 2013, a atividade contou com a participação de professores de outras disciplinas, criando um trabalho interdisciplinar e multidisciplinar.
Carine Jung, uma das organizadoras do Evento, relata que a intenção foi apresentar o conhecimento de uma forma mais próxima e acessível aos alunos. “Nós temos o conhecimento em forma de disciplinas apenas como uma orientação didática, mas o conhecimento faz parte de um todo”, lembra.
Assim, todos os professores do Colégio ajudaram os alunos a perceber a ligação existente entre todos os conteúdos e saberes. “Os alunos foram orientados a buscar o conhecimento e procurar o professor da disciplina para orientação e auxilio na confecção dos trabalhos. Cada professor orientou seu aluno dentro da disciplina de sua formação, mas sempre mostrando a relação com outras áreas de estudo”, destaca Carine.
De acordo com Roberto Casagrande, Diretor auxiliar, a intenção é tornar permanentes essas atividades. “Os frutos foram muito positivos. Isto pode ser visto em turmas que são um pouco mais problemáticas e que apresentaram atividades surpreendentes. Alguns alunos até mudaram hábitos em relação a sua postura em sala de aula”, observa.
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